segunda-feira, 23 de março de 2020

1ª Ens. Médio

PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.

Fiquem em casa!
Equipe Gestora.



NOVAS ATIVIDADES

27 de abril a 29 de maio

Língua Portuguesa


ATIVIDADES PARA 1 º ANOS (A, B, C e D)

1.       Pesquisar as figuras de linguagens:  metáfora, catequese, prosopopeia, gradação, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, sinestesia, ironia.
2.       Assistir vídeo aulas para ajudar a entender.
3.       Elaborar um exemplo de cada.
4.       Se possível colocar um texto ou poesia para localizar figuras de linguagem.



Matemática


E.E. Escola Benito Martinelli
Atividades de matemática  Prof(s) Edilene Muniz dos santos Alves e Edilene Teixeira de Lemes Neves
Conteúdo a ser desenvolvido: Progressões Aritméticas e Geométricas
Habilidade: Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível.
Resolver as questões conforme os exemplos:

Como resolver uma raiz quadrada com 3 ou mais algarismo.
     
1)      calcular o valor da raiz quadrada de 1225
        Observe o passo a passo da resolução:
a)Começamos por dividir o número 1225, da direita para a esquerda, em classes de 2 algarismos.
       b) Calculamos mentalmente o número, cujo quadrado seja o valor mais próximo da classe da esquerda, mas nunca superior. No exemplo é o número 3, pois 32 = 9, mas 42 já é superior a 12, colocamos esse número no espaço à direita
      c) Coloca-se o quadrado do número que encontrámos debaixo da classe da esquerda e fazemos a subtração.
       d) direita da diferença escreve-se o seguinte grupo de algarismos (25) e debaixo de 3 escreve-se o seu dobro que é igual a 6
        e)De 325, separa-se o algarismo da direita, 5, e divide-se o número à esquerda, 32, por 6, obtendo-se 5. Coloca-se este valor à direita de 6 e multiplica-se o número obtido pelo mesmo valor do quociente, o 5. Ficando assim 65 x 5 = 325
       f)O produto obtido tem de ser menor ou igual ao número que se encontra à esquerda. Se for, efetua-se a subtração do número da esquerda pelo produto e aceita-se o 5 como o segundo número da raiz quadrada. Caso contrário temos de ir diminuindo o valor do quociente até encontrar um em que o produto seja inferior.







VEJA A IMAGEM E RESPONDA



Galera, bom dia meus amores! Muita saudades de vocês!!! Mas enquanto isso vai um desafio! Eu fiz essa peça de crochê e precisava saber a quantidade de pontos da última carreira pra fazer as divisões só bico! Pra não ficar contando de um em um fui ver se haveria uma lógica nas primeiras carreiras! Há, há e não é que tinha?  A 1ª comecei com 14 pontos a 2ª 28, a 3ª 42 e foi seguindo esse padrão! Lá vem a pergunta: quantos pontos tem a 9ª carreira e a 15ª?
Geografia

ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 1ª SÉRIE A, B, C e D -  ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/3aYLRf7


História

via WhatsAPP

Arte


Professora Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
1ª série do Ensino Médio EE “Prof. Benito Martinelli”

1)     Cultura, herança cultural coletiva, tradição e ruptura
Leia o texto com atenção
a)    A Influência da Cultura na Formação do Cidadão
Por: Felippe William
 11 Setembro 2014 - 01h22

Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio, percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve ser preservada.
Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.
Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias:
Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade.
Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano.
Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.
Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:
O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens.
O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais.
O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras.
O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais, evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos mas, nem por isso, com menos influência na sociedade.
A identidade cultural, em níveis diferentes, constrói a consciência do povo. Isso ocorre devido à necessidade de comunicação, e aquele que se comunica o faz por meio de certos meios e formas. Um dos objetivos de democratizar a cultura é aumentar o acesso aos bens culturais que já existem, possibilitando que as pessoas possam desenvolver o seu próprio modo de ser e participar da comunidade como um todo. O acesso à cultura depende de alguns aspectos específicos: o acesso físico permite a melhor distribuição dos equipamentos culturais, e também possibilita o transporte de todas as pessoas, independente de onde residam (periferia, subúrbio, centro); o acesso econômico está relacionado aos custos de participar dos eventos culturais de uma cidade ou comunidade, portanto, deve-se pensar na relação custo-benefício entre a criação e o consumo artístico; e o acesso intelectual, que é responsável pela compreensão do produto artístico, formando público e agentes culturais.
O Brasil possui uma vasta herança cultural, e um exemplo disso se encontra nas artes visuais. Na pintura, desde o estilo barroco foi desenvolvida uma tradição relacionada à decoração de igrejas, e muito pode ser visualizado nos centros nordestinos e no Estado de Minas Gerais. Com a ascensão do Modernismo no século 20, o país acompanhou uma onda de renovação trazida por artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral. Já no campo da escultura, o país também possui referências importantes, como Rodolfo Bernardelli e Amilcar de Castro, muito influenciados pelas obras de Aleijadinho. Toda essa diversidade histórica do país, aliada a obras musicais e literárias, nem sempre é direcionada à população como deveria. Entretanto, algumas entidades existentes facilitam o acesso das pessoas à cultura.
Em 1940 foi concebido o Sistema S, conjunto de instituições criadas por empresários as quais são alimentadas com recursos dos setores correspondentes, revertidos para o bem-estar e a formação do trabalhador. Em 1946 foi desenvolvido o Serviço Social do Comércio (SESC), empresa privada sem fins lucrativos mantida por empresários de bens, comércio e serviços. O SESC se caracteriza por ser uma das maiores empresas a investir em áreas como educação, esporte, lazer e, principalmente, cultura. Sua abrangência também tem grande contribuição para que isso ocorra, visto que várias unidades estão espalhadas por todo o território nacional. A instituição prioriza locais próximos a terminais de ônibus ou a estações de metrô, viabilizando e facilitando o acesso dos visitantes. Diversos eventos, como peças de teatro, exibição de filmes e shows, também fazem parte das atividades culturais, sendo muitas vezes gratuitas para os associados ou com preço acessível.
Devido à dificuldade na coleta de dados concretos sobre a produção e consumo cultural, o SESC desenvolveu recentemente uma pesquisa visando a ampliar a investigação acerca dos hábitos e práticas culturais do povo brasileiro. Segundo o portal, a pesquisa “Públicos de Cultura” foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo por meio de 2.400 entrevistas em 139 municípios.
A pesquisa retrata hábitos e gostos culturais dos indivíduos entrevistados. Dentre os hábitos culturais são analisados comportamento, disponibilidade e constância com a qual os abordados produzem ou consomem cultura. De acordo com os dados da pesquisa, de segunda a sexta-feira 58% dos entrevistados ocupam seu tempo ocioso com atividades caseiras. Aos finais de semana, 34% afirmam realizar atividades em casa, 34% procuram por atividades de lazer e 9% se dedicam a práticas religiosas. Com relação à produção cultural, os resultados mostram que uma pequena parcela da população mostra-se comprometida com a ampliação cultural. Somente 15% alegam cantar individualmente ou em grupo, 13% se dedicam a dança e 10% tocam algum instrumento. Ainda há atividades menos realizadas, como o teatro e a expressão corporal, contando com apenas 1% dos entrevistados. Muitas das pessoas em questão dizem se informar sobre as atividades que costumam participar por meio de amigos ou pela mídia. A escolha por expressões culturais como música, leitura, dança e artes cênicas mostram o que é valorizado pelos brasileiros e onde buscam entretenimento.

Durante a coleta de dados, pessoas de todos os gêneros, idades, escolaridade e região do país foram ouvidas, e foram tomadas como base para a percepção dos hábitos e preferências culturais. Muitas das pessoas abordadas são casadas e acreditam em algum tipo de religião, dentre as quais o catolicismo abrange 57%, e a religião evangélica, 28%. Como fonte de busca por informações acerca de sua região, do Brasil ou do mundo, a televisão destaca-se como o principal meio de acesso. Já com relação à utilização do aparelho celular, 87% dos entrevistados possuem pelo menos um celular e o utilizam principalmente para realizar ligações. Em seguida, destacam-se as demais funções, como mensagens de texto, acesso à internet, fotografias etc.

A pesquisa realizada pelo SESC ainda afirma que as pessoas estabelecem a influência de determinados gêneros na formação do seu gosto cultural de acordo com as características de cada região do país. Dos indivíduos abordados, 63% assistem somente à televisão aberta, e 28% assistem tanto a programação da televisão aberta como da TV fechada. Novelas, filmes e jornais figuram entre as preferências na programação dos entrevistados. Com relação aos filmes assistidos, 39% optam por filmes de aventura ou ação, 38% preferem comédias e 20% assistem romances. Apenas 2% assistem filmes com temática social ou musical. Acerca dos gêneros de teatro, 33% preferem comédia, ao passo que 28% não sabem ou nunca foram ao teatro. Exposições e manifestações culturais artísticas são menos procuradas pelo público. Dos indivíduos abordados, somente 14% vão a exposições de arte, 26% nunca foram e 26% não têm preferência por nenhum tipo de exposição. Dentre os gostos musicais, 40% apontam o sertanejo como ritmo favorito, enquanto em segundo lugar está ranqueada a MPB, com 23%. Já entre as danças, o forró é a favorita, com 22%, seguida pela dança de salão e o samba, com 11% cada um. Quando abordados a respeito da quantidade de livros lidos nos últimos 6 meses, o resultado não é dos mais animadores. Dos entrevistados, 58% não leram nenhum livro no período descrito, e, dentre os temas de preferência estão romance ou ficção, assim como a Bíblia e outros livros de cunho religioso.
Esta pesquisa realizada pelo SESC demonstra a carência de grande parte da população por mais projetos associados à cultura e que consigam inserir o cidadão nesse ambiente. Uma pessoa sem acesso à cultura corre o risco de se alienar em relação às questões acerca do ambiente no qual está inserida. Investir em educação é o primeiro passo, afinal, é preciso despertar o interesse para descobrir sobre si e sobre o ambiente em que se vive. Mais do que parte da identidade de uma nação, a cultura é essencial para que o próprio indivíduo construa a sua individualidade e exerça seu papel na sociedade.

Questões:
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A 1)  Qual a importância da Cultura em uma sociedade?

A 2) Por que a Cultura Popular consegue permanecer no meio urbano?

A 3) De acordo com a pesquisa realizada pelo SESC, o brasileiro participa ativamente das manifestações culturais do seu bairro, da sua cidade ou da sua região?

A4) De acordo com a pesquisa promovida pelo SESC, o brasileiro é: um agente agente cultural, um propagador cultural ou um espectador cultural? Justifique sua resposta.




Leia o texto com atenção

B) Tradição e ruptura
Arte Urbana

Laura Aidar
Arte-educadora e pesquisadora
Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras.
Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso, interagem diretamente com os indivíduos. Geralmente, usam como suporte os grandes centros urbanos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade cultural.
Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros culturais.

Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade.
       Escadaria Selaron, Rio de Janeiro, Brasil. Obra de Jorge Selaron inaugurada em 2013



Origem da Arte Urbana
Esse tipo de expressão artística está espalhada por todo o mundo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e possui um caráter dinâmico e efêmero. Portanto, normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro duradouro.
No entanto, estudiosos afirmam que essa arte remonta a períodos da antiguidade. Os povos gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da cidade através de desenhos. Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados” ou tradicionais, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.
É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para as minorias que anseiam em mostrar sua arte.
Assim, essas manifestações populares permitem o encontro das pessoas com a arte independente. Ainda assim, alguns artistas de rua conseguiram um lugar de destaque e reconhecimento mundial pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação de massa.

Arte Urbana no Brasil
No Brasil, a arte de rua surge na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a implementação da Ditadura Militar.
No início, essa era uma arte marginalizada e de certa forma ainda sofre preconceitos, dependendo do local onde é produzida e do indivíduo que a realiza. Entretanto, alguns artistas adquiriram posição de destaque no mercado da arte.
Ainda que a produção do artista de rua não seja reconhecida por muitos, é necessário destacar a importância e relevância desse trabalho para a sociedade.
Vale lembrar que muitos problemas são enfrentados pelos artistas de rua, tal qual a proibição de manifestações artísticas em locais públicos. O que contraria o artigo 5 º da Constituição do nosso país, que diz que todo cidadão é livre para se manifestar artisticamente:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Sobre esse tema, algumas leis foram introduzidas nas cidades brasileiras com o objetivo de tornar livre a rua, para que assim, os artistas possam trabalhar e apresentar seus trabalhos.
De tal modo, em 19 de julho de 2011, o Decreto Nº 52.504 regulamentou o exercício artístico nas vias públicas da cidade de São Paulo, e a Lei Nº 10.277/11, através do Decreto Nº 14.589, regulamentou essas manifestações na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Exemplos de Arte Urbana
Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua, embora a intervenção “grafite” seja a mais associada ao tema de arte de rua. Segue abaixo alguns exemplos de arte urbana.
Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a atenção dos críticos e das pessoas que circulam pela cidade.
Stencil

O famoso artista de rua Banksy é adepto da técnica do stencil


Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes.

Esse é um método mais prático no momento de se fazer as intervenções diretamente nas ruas.
QUESTÕES
1 B) A arte urbana é uma Arte excludente ou democrática? Por que?


2 B) A arte urbana é atual, século XX, ou ela já se manifestava na Antiguidade? Justifique sua resposta.

3 B) Qual das manifestações artísticas presente no texto você se identifica mais? Por que?

Inglês


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA - 1ºS ANOS A/B/C/D – ENSINO MÉDIO
ESCOLA: E.E. BENITO MARTINELLI            PROFª:  Teacher Christina


LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 01 A 04: 

                                                SUPERHERO COMIC CONTEST
           Rizka is a 17- year-old high schooler from South Sulawesi, Indonesia, who loves coffee and bicycling. “ I’m a shy person but, please, do not hesitate to approach me,”she says. As she was inspired to keep drawing by someone, she hopes her drawing can inspire someone else too. “ I planned to create Cipta with a concept of fighting the silence with silence.”
           Rajwa, also know as Cipta, is a 15-year-old who can turn her drawings into real-life objects and control them to stop school violence. She gives her sketchbook to children who are afraid to speak up. In it, they can draw or write the object they want her to ceate and control. She draws and then spreads ‘sketch-birds’ across the community for children to write down their problems and send a message to her and whoever they would like.
          Accessed on Oct. 21,2019.

1-      De onde este texto foi retirado?
R: _________________________________________________________________

2-      Qual é o assunto geral do texto?
R: _________________________________________________________________


3-      Esta frase:  IF YOU DON’T KNOW HOW TO TALK YOUR PROBLEM, TRY TO DRAW IT. tem muito a ver com o assunto do texto.   Transcreva-a na sua língua materna.
R: _________________________________________________________________


4-      ESCREVA ou DESENHE ou faça COLAGENS  que defina uma pequena biografia sua contendo: Who are you;     your aspirations;     your dreams;     your expectations.

R: _________________________________________________________________
                   _________________________________________________________________
                   _________________________________________________________________



             

Educação Física



O PADRÃO DE BELEZA IMPOSTO PELA MÍDIA


Temos vivido a era dos direitos humanos, mas por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje. Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia.
Em uma sociedade democrática, as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de comunicação, os quais tem dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera uma auto rejeição terrível.

Após a leitura do texto responda:
Quais padrões de beleza a mídia impõe nos dias atuais?
Como isso interfere na vida especialmente das mulheres?

Como você  se sente ou como isso interfere em sua vida?
Sociologia

Acesse o link e responda as 15 questões: https://ensaiosenotas.com/2014/10/08/1076/

Filosofia

Caderno do Aluno - Filosofia - 1° Série do EM - Volume I

Situação de Aprendizagem II - Como Funciona o Intelecto? - Introdução ao Empirismo e ao Criticismo

Leitura e Análise do texto;


Exercícios de Fixação de Conteúdos.

Física


E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
NOME: __________________________________________   N°  ____   ANO/SÉRIE:  1º E.M.
PROFESSOR: ______________________________________    DATA: ____  / ____  / 2020.


1-A carga de um elétron é - 0,00000000000000000016 C. Esse número, em notação científica, será:


2-O número 0,0000045, em notação científica, corresponderá a:



3-O futebol foi criado na Inglaterra, onde a jarda é unidade tradicional de comprimento. Com o passar dos anos, a FIFA, entidade internacional, precisava estabelecer as dimensões também em metros, unidade de comprimento adotada pela maioria dos outros países filiados. Ao fazer isso, a FIFA precisou converter as dimensões de jardas para metros a fim de facilitar as medições. Por exemplo, a distância da barreira em relação à bola, numa cobrança de falta, que era igual a 10 jardas, foi convertida para 9,15 metros. Analogamente, é correto concluir que as dimensões mínimas de um campo de futebol para jogos internacionais foram convertidas de 110 jardas de comprimento por 70 jardas de largura para, aproximadamente:

a) 105 metros por 65 metros.
b) 100 metros por 64 metros.
c) 100 metros por 60 metros.
d) 95 metros por 65 metros.
e) 95 metros por 60 metros.
4-A velocidade de 120 km/h equivale, aproximadamente, à velocidade de:
 a) 33,33 m/s
 b) 35 m/s
 c) 42,5 m/s
 d) 54,44 m/s
 e) 60 m/s

5-Assinale a alternativa que apresenta somente unidades do Sistema Internacional:
a) metro, grama, minuto
b) metro, quilograma, segundo
c) metro, segundo, grama
d) centímetro, hora, quilograma
e) quilômetro, segundo, grama


BIOLOGIA

Os ciclos biogeoquímicos são circuitos fechados que compreendem o percurso e as transformações dos diversos elementos constituintes da matéria viva ao atravessar as camadas da Terra. Representam o caminho percorrido pela matéria de um organismo a outro, deles para o ambiente físico e deste novamente para os seres vivos.
planeta Terra funciona como um sistema vivo: recebe um contínuo fluxo de radiação solar que é aproveitado como energia interna pela biosfera e como energia externa pelas camadas sólida, líquida e gasosa (litosferahidrosfera e atmosfera) do planeta. A circulação de matéria que se produz como consequência do recebimento dessa energia solar acontece em circuitos fechados. Esses circuitos da matéria são denominados ciclos biogeoquímicos.
Os protagonistas desses ciclos são normalmente elementos químicos, como carbononitrogêniofósforoenxofrepotássio e outros compostos, como a água.
Há duas classes de ciclos biogeoquímicos: os gasosos, em que os elementos têm uma reserva, importante ou muito ativa, em forma de gás na atmosfera, e os sedimentares, nos quais não há uma reserva no compartimento atmosférico.
O ciclo da água
O ciclo da água é o mais significativo sob o ponto de vista da massa total da substância em circulação. Em nosso planeta existem reservas de água nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
O ciclo da água começa com a evaporação, nos mares, de quase 0,5 milhão de km3, que originam continuamente nuvens e dos quais quase 90% retornam diretamente ao mar em forma de chuva. Também por parte dos continentes ocorre continuamente uma emissão de água para a atmosfera, por evaporação e por transpiração da cobertura vegetal. Esse processo é denominado, em conjunto, evapotranspiração.
A água que vai para a atmosfera por evapotranspiração, mais os 10% remanescentes da água evaporada dos mares, representa o total de chuva que cai em terra firme, da qual cerca de metade corre para os rios, que, por sua vez, a devolvem ao mar, onde se inicia um novo ciclo. O restante da água da chuva infiltra-se no solo, originando os lençóis subterrâneos.

Essa circulação de água é possível graças à radiação solar como fonte de energia externa e à energia potencial, que por ação da gravidade transporta a água das maiores para as menores altitudes, até o nível do mar.



O ciclo do carbono
Uma das principais reservas de carbono encontra-se nos mares. A vegetação, os solos e a atmosfera também constituem reservas de carbono.
Na atmosfera, a maior parte do carbono encontra-se sob a forma de gás carbônico (ou dióxido de carbono, CO2). Essa é a molécula majoritária nos fluxos desse ciclo do qual participam os seres vivos.
Na respiração de organismos aquáticos e terrestres, e também nos processos que ocorrem nos solos, o CO2 é produzido e lançado na água ou na atmosfera. A combustão de materiais orgânicos também produz gás carbônico. Já na fotossíntese do plâncton e da vegetação, pelo contrário, ocorre o consumo de CO2.
Nas regiões mais profundas do mar formam-se rochas carbonatadas (como o calcário) ou sedimentos orgânicos, que incorporam o carbono numa fase mais lenta do ciclo.




O ciclo do nitrogênio
O componente predominante na atmosfera é o gás nitrogênio (N2), elemento pouco reativo quimicamente. Existem dois caminhos para que esse nitrogênio seja aproveitável pela biosfera: a fixação abiótica, que acontece pela força dos raios, e a fixação biológica, realizada por bactérias, algumas que vivem livres e outras que estão em simbiose com plantas, principalmente as plantas fabáceas (também chamadas de leguminosas, como o feijão, a soja e o amendoim).
No total, a fixação representa apenas 12% do nitrogênio necessário para a produção primária do conjunto da biosfera. O restante é obtido por meio da reciclagem do nitrogênio presente na matéria orgânica. Há uma série de bactérias que oxidam o nitrogênio orgânico e o transformam em nitrogênio mineral, que pode ser absorvido pelas plantas através de suas raízes.
O processo contrário à fixação é a desnitrificação, também realizada por bactérias, que devolve nitrogênio gasoso para a atmosfera.



Ciclo do Oxigênio
Os átomos de oxigênio estão disponíveis principalmente na atmosfera, na forma de gás oxigênio, mas podem ser encontrados em diferentes compostos minerais e orgânicos.
Na atmosfera, o oxigênio é encontrado à taxa de 21%. Na forma de gás é utilizado na respiração aeróbica de animais. O oxigênio também pode ser encontrado na forma de gás carbônico atmosférico (CO2), utilizado pelos organismos fotossintetizantes na formação de compostos orgânicos.
fotossíntese é o processo responsável por grande parte da produção do oxigênio presente na atmosfera. Nesse processo, o O2 é liberado durante a construção de moléculas orgânicas. O consumo do O2 ocorre pela oxidação de moléculas orgânicas, no processo de respiração.
O ciclo do oxigênio consiste na passagem do oxigênio de compostos inorgânicos, como O2, CO2 e H2O, para compostos orgânicos (açúcares) dos seres vivos e vice-versa. Observe o esquema a seguir.


A decomposição de matéria orgânica, assim como a respiração dos seres vivos e a combustão (queima), são os responsáveis pela devolução do O2 à atmosfera, na forma de CO2 e água, respectivamente. Parte do oxigênio atmosférico também pode se combinar com metais no solo, como o ferro, e formar óxidos.

O ciclo do enxofre
As maiores reservas de enxofre estão em rochas sedimentares, em sedimentos atuais e na água do mar. O enxofre é escasso nos seres vivos: de todos os átomos de enxofre que há na Terra, somente 1 de cada grupo de 2 mil faz parte da matéria orgânica. Na atmosfera, esse elemento é ainda menos abundante.
As emissões dos vulcões e das fontes hidrotermais submarinas têm quantidades importantes de gases sulfurosos. Também os solos e o mar produzem compostos gasosos desse elemento que, em geral, acabam oxidados sob a forma de dióxido de enxofre (SO2). Esse gás é também um subproduto indesejado da combustão de compostos orgânicos com alta proporção de enxofre em sua composição.
O ciclo do fósforo
Trata-se de um ciclo sedimentar em que a reserva atmosférica é insignificante. A maior reserva desse elemento encontra-se nos sedimentos marinhos; os solos constituem a segunda reserva em importância, e em terceiro lugar estão as jazidas de fosfatos em rochas sedimentares, entre os quais se incluem os acúmulos de excrementos de aves marinhas, o chamado guano.
As plantas absorvem fósforo por meio das raízes, e os animais o absorvem pela ingestão de plantas ou de animais que se alimentaram de plantas. Os resíduos de animais (fezes, urina, matéria orgânica) e de plantas são degradados por decompositores que liberam fósforo no solo.
O ciclo também ocorre no tempo geológico, com a acumulação do fósforo em sedimentos que se tornarão rochas. Eventualmente essas rochas soltam fósforo pelo intemperismo, reintroduzindo-o novamente no ecossistema local.
No solo, o fósforo ocorre como fosfato, que pode ser lixiviado pela chuva e fluir para águas subterrâneas. Quando fosfatos são acumulados em lagos, rios e mares pode haver a proliferação de algas vermelhas.



Interferência humana sobre os ciclos biogeoquímicos
Até há pouco tempo, a capacidade do ser humano de influir sobre o meio era limitada e pontual. No entanto, desde que começou a utilizar combustíveis fósseis (carvão e petróleo), sua capacidade de alterar o ambiente aumentou consideravelmente. O enorme crescimento da população mundial e a extensão de um modelo de vida que associa o bem-estar à possibilidade de consumir quantidades de energia só fazem agravar o problema.
O número de habitantes do planeta não apenas vem crescendo de forma preocupante, como também vem aumentando o consumo de energia e de outros recursos.
A humanidade tem capacidade de influir sobre o planeta de forma global. O problema das chuvas ácidas, o buraco na camada de ozônio e o aumento da concentração de gases na atmosfera – o que leva à intensificação do efeito estufa – são problemas originados por alterações dos ciclos biogeoquímicos.
                            ATIVIDADE
1.O que são ciclos biogeoquímicos?
2.Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.
O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o
a) fósforo.
b) enxofre.
c) carbono.
d) oxigênio.
e) nitrogênio.
3.O nitrogênio é essencial para a vida, e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são micro-organismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
a) absorção do gás nitrogênio pela respiração.
b) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
c) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
d) transferência da matéria orgânica pelas cadeias.
e) protocooperação com micro-organismos fixadores de nitrogênio.

4. Qual a importância do ciclo do carbono?
5.O que ocorre com a interferência humana sobre os ciclos biogeoquímicos?


Química

Atividades sobre Transformação da Matéria (Transformações Químicas e Físicas).
Disciplina: Química        Turma: 1ª séries do Ensino Médio      Prof. Rodrigo Batista  
Quantidade de aulas contempladas: 2 aulas – 27 a 30 de Abril de 2020.

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Também conhecidas como REAÇÕES QUÍMICAS, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada química quando resulta na produção de um material distinto do inicial, com características também distintas.
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS
Não há formação de novas substâncias.
EXEMPLOS
- dissolver o sal em água;
- triturar os grãos de sal;
- partir um copo de vidro;
- mudanças de estado físico.
1-       Considere os fenômenos abaixo como sendo Fenômenos Químicos ou Fenômenos Físicos.
a)       Derretimento da vela _______________________________________
b)       Evaporação do álcool_______________________________________
c)       Queima da madeira_________________________________________
d)       Corte de um pão___________________________________________
e)       Enferrujamento do portão____________________________________
f)        Amassar da latinha­­­­­­_________________________________________
g)       Corte de uma folha de papel__________________________________
h)       Amadurecimento de uma fruta________________________________
i)        Cozimento de carne_________________________________________
j)        Quebrar um vidro da janela____________________________________

2-       Sabemos que a Fotossíntese é a principal fonte de energia produzida pelos vegetais. Com isso, a Fotossíntese é um Fenômeno Químico ou Físico? Justifique sua resposta com base no processo da fotossíntese.

3-       Para que ocorra a Transformação Química é necessário que ocorra quais mudanças?
a)       De massa
b)       De condução elétrica
c)       De mudanças físicas
d)       De mudança da matéria

4-       A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre
5- Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as seguintes transformações:
— derretimento das geleiras;
— degradação dos alimentos no organismo;
— ação de um medicamento no organismo;
— produção de energia solar.

Com relação a essas transformações, é correto afirmar:
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.

e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.


Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.

LÍNGUA PORTUGUESA


Atividade para 1º Ano do Ensino Médio

·         Responda as questões abaixo (clique no Link para responder)
*Noticia retirada no dia 19/03/2020 às 9h00

1.       Qual é a origem do vírus?
2.       Onde surgiram os primeiros casos?
3.       O que é responsável pela transmissão?
4.       Onde estão as infecções?
5.       Onde ocorreu a primeira morte?
6.       Como ocorre a transmissão?
7.       Quais são os sintomas?
8.       É um vírus que vem pra ficar ou vai 'desaparecer'?
9.       Há vacina disponível?
10.   Qual é o status de transmissão entre países?









MATEMÁTICA


1) caderno do aluno  1º  Série do Ensino Médio: fazer caderno do aluno completo.



Exercícios de Reforço: Progressão Aritmética e Geométrica 
II)Determine:
a) o 10° termo da PA (2,4,...).
b) o 18° termo da PA (3,6,...).

III) Encontre a soma dos 40 primeiros termos da PA (2,8,...).

IV) Determine:
a) o 6° termo da PG (4,16,...).
b) o 9° termo da PG (3,9,...).

V) Encontre a soma dos 10 primeiros termos da PG (5, 10,...)



BIOLOGIA

Atividade 1º anos A,B,C,D/Biologia
Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico, ou seja, um processo que garante a reciclagem do carbono, possibilitando que esse elemento interaja com o meio e também com os seres vivos. Nesse ciclo verificamos como o carbono movimenta-se pela atmosferalitosferahidrosfera e biosfera.
Etapas do ciclo do carbono
Observe atentamente o esquema resumido do ciclo do carbono.
O ciclo do carbono pode ser dividido em dois ciclos que ocorrem em velocidades distintas: o ciclo geológico do carbono e o ciclo biológico do carbono. Esses dois ciclos, apesar de serem mais fáceis de compreender separadamente, estão interligados. Saiba mais sobre eles:
  • Ciclo geológico do carbono
É responsável por regular a movimentação do carbono pela atmosferahidrosfera litosfera e destaca-se por ser um ciclo demorado. O carbono, como sabemos, é encontrado nos solos, nas rochas, nos ambientes aquáticos, como nos oceanos, e na atmosfera.
O gás carbônico (CO2), presente na atmosfera, é solúvel em água, assim ocorre uma troca contínua entre o CO2 na atmosfera e o ambiente aquático. Outra forma de movimentação acontece quando o CO2 dissolve-se na água da chuva, produzindo H2CO3, que é uma solução ácida, que facilita a erosão das rochas silicatadas .
processo de intemperismo (conjunto de processos que levam à desintegração das rochas) provoca também a liberação dos íons Ca2+ e HCO3. Esses íons podem ser levados para o oceano, sendo utilizados por organismos marinhos na formação de conchas. Essas conchas, quando o animal morre, são depositadas no ambiente e acumulam-se, fazendo parte do sedimento no fundo dos oceanos. Esse sedimento, posteriormente, forma rochas calcárias. O CO2 pode ainda ser liberado pelos vulcões para atmosfera.
Ciclo biológico do carbono
Envolve os seres vivos do planeta e pode ocorrer no meio terrestre e no meio aquático. Organismos fotossintetizantes são responsáveis por retirar o gás carbônico da atmosfera. No processo de fotossíntese, esses organismos utilizam o CO2 e liberam o oxigênio (O2). Na fotossíntese, o carbono é utilizado na fabricação de moléculas orgânicas.
Os seres vivos necessitam da matéria orgânica para sobreviver. Enquanto os autotróficos são capazes de produzir moléculas orgânicas, os heterotróficos necessitam consumir essas moléculas de outros seres vivos, sendo esse o caso, por exemplo, dos seres humanos. Desse modo, através da matéria orgânica, o carbono vai passando pelas cadeias teias alimentares.
Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água.
É importante destacar ainda que, nos últimos anos, os seres humanos têm contribuído para o aumento dos níveis de gás carbônico atmosférico. Atividades como o desmatamento e a utilização de combustíveis fósseis têm garantido um aumento significativo desse gás na atmosfera, e, com isso, tem-se observado uma acentuação do chamado efeito estufa.
Efeito estufa e aquecimento global
Denominamos de efeito estufa um fenômeno natural que garante um aquecimento da superfície terrestre, essencial para a sobrevivência da vida no planeta. Esse efeito é conseguido graças à presença de gases na atmosfera, chamados de gases do efeito estufa, que são capazes de reter parte do calor vindo do Sol. Entre esses, estão o gás carbônico e o gás metano.
O efeito estufa é responsável por garantir que a temperatura do planeta fique adequada para a sobrevivência dos seres vivos.
Nos últimos anos, o que se tem observado é um aumento crescente da emissão desses gases do efeito estufa. O gás carbônico, por exemplo, é adicionado em grande escala na atmosfera por meio de processos como a queima de combustíveis fósseis. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera está relacionado com a acentuação do efeito estufa e uma elevação da temperatura do planeta, o que é conhecido como aquecimento global.
O aumento da temperatura média do planeta é uma questão que merece atenção, pois esse aquecimento pode desencadear problemas graves. Dentre as principais consequências do aquecimento global, podemos citar:
  • Aumento da quantidade de chuvas em algumas regiões e longos períodos de estiagem em outras;
  • Derretimento das geleiras;
  • Aumento do nível do mar;
  • Perda de biodiversidade;
  • Problemas de abastecimento;
  • Aumento de casos de algumas doenças, como a dengue e a malária.
Importância do ciclo do carbono
O ciclo do carbono é essencial para sobrevivência da vida no planeta, uma vez que o carbono é um elemento que faz parte da estrutura de todas as moléculas orgânicas. Além disso, esse elemento está presente em grande parte do material que compõe nosso planeta, como rochas, oceanos e a atmosfera.
Resumo do ciclo do carbono
  • O carbono é um elemento encontrado em vários reservatórios do planeta, como rochas e atmosfera.
  • O carbono forma a estrutura das moléculas orgânicas.
  • O ciclo do carbono envolve um ciclo geológico e um ciclo biológico, os quais estão interligados.
  • No ciclo geológico, o carbono movimenta-se pela atmosfera, hidrosfera e litosfera, enquanto no ciclo biológico, o carbono movimenta-se pelos seres vivos.
  • Os processos de fotossíntese, respiração e decomposição são essenciais para o ciclo do carbono.
  • A ação do ser humano tem provocado um aumento do gás carbônico disponível na atmosfera, acentuando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global.
  • O aquecimento global é responsável por desencadear mudanças no nosso planeta, dentre as quais podemos citar o aumento do nível do mar, o derretimento de geleiras, as secas extremas e a perda de biodiversidade.
1.       Como ocorre o ciclo do carbono?

2.       Qual a importância do ciclo do carbono?


QUÍMICA


Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 1º Colegial A, B, C e D
Atividade 1 Caderno do aluno SP faz escola- página 31- Atividade 1.H (Tabela)
Atividade 2 caderno do aluno SP faz escola- página 31- Atividade 2.A

Questões 1,2,3 e 4


FÍSICA




E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
NOME: __________________________________________   N°  ____   ANO/SÉRIE:  1º E.M.
PROFESSOR: ______________________________________    DATA: ____  / ____  / 2019.

Copie e Responda no seu Caderno.

1-Uma formiga percorre trajetórias, em relação à Terra, com os seguintes comprimentos: 232 mm; 6800 mm;  307 cm e 0,007 km. O comprimento total da trajetória percorrida pela formiga, em m, vale aproximadamente:

a.17,10
b.16,10
c.15,90
d.14,30
e.13,70

2-Um campo de futebol tem 12000 cm de comprimento e 9000 cm de largura. Qual será o comprimento e a largura deste campo de futebol expresso em metros?

a.12 m e 9 m
b.120 m e 9 m
c.120 m e 90 m
d.1200 m e 90 m
e.1200 m e 900 m
3-Ao estudar a planta de uma construção, um engenheiro deparou-se com unidades de área dadas em cm². Certo cômodo dessa construção apresentava área de 120 000 cm². Essa área, expressa em m², equivale a:
a) 12 m²
b) 1200 m²
c) 12 m²
d) 346 m²
e) 0,12 m²

4-Em um teste de aptidão em um concurso da Polícia Militar de um determinado estado, o candidato deve percorrer uma distância de 2400 metros em um tempo de 12 minutos. Qual alternativa indica os valores de distância e tempo em km e hora, respectivamente?
a) 2,4 km e 2 h
b) 4,2 km e 0,2 h
c) 0,24 km e 0,2 h
d) 4,2 km e 2 h
e) 2,4 km e 0,2 h





HISTÓRIA


OBS: Fazer via Whatsapp como combinado com a Professora Eva Macedo.


SOCIOLOGIA

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?





2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?

Sobre oracismo social, responda:

1) Nathercia: De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?


2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?


FILOSOFIA

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?





2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?



EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Pesquisar os padrões de Beleza dos anos 50-60-70-80-90-00-10. Se possível ilustrar com fotos e comentários de cada década.
IMC


Uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico.
A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula:
IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros)
O IMC pode trazer os seguintes resultados:
IMC
Resultado
Menos do que 18,5
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9
Peso normal
Entre 25 e 29,9
Sobrepeso
Entre 30 e 34,9
Obesidade grau 1
Entre 35 e 39,9
Obesidade grau 2
Mais do que 40
Obesidade grau 3


Leia o texto e calcule o IMC de todas as pessoas que estão em quarentena em sua casa junto com você. E descubra conforme a tabela se estão no peso ideal.





ARTE


Atividades para os alunos das 1ªs séries A, B, C, D

Olá alunos,
Seguindo as orientações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, organizei as atividades para serem realizadas, por vocês, em casa.
Como o Estado ofereceu a todos o CADERNO DO ALUNO – 1º Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o material mais democrático e pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por aulas, assim, facilitando a sua compreensão e aprendizagem. O próprio material traz endereços que poderão ser acessados via internet.
Material: Caderno do aluno - 1º Bimestre
2 aulas - p. 77-78: Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 78-79: Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 79-81: Ler e responder as questões.


Bons estudos e um grande abraço,

Professora Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras



INGLÊS


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA –1ºS ANOS A B C e D – Ensino Médio 



GRASBERGEN, R. Disponível em www.glasbergen.com. Acesso em: 3 jul. 2015 (adaptado).
No cartum acima, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que:
a)    se aposente prematuramente.

b)    amadureça precocemente.

c)    estude aplicadamente.

d)    se forme rapidamente.

e) ouça atentamente



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