PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
Matemática
VEJA A IMAGEM E RESPONDA
Galera, bom dia meus amores! Muita saudades de vocês!!! Mas enquanto isso vai um desafio! Eu fiz essa peça de crochê e precisava saber a quantidade de pontos da última carreira pra fazer as divisões só bico! Pra não ficar contando de um em um fui ver se haveria uma lógica nas primeiras carreiras! Há, há e não é que tinha? A 1ª comecei com 14 pontos a 2ª 28, a 3ª 42 e foi seguindo esse padrão! Lá vem a pergunta: quantos pontos tem a 9ª carreira e a 15ª?
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 1ª SÉRIE A, B, C e D - ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/3aYLRf7
História
via WhatsAPP
Arte
Durante a coleta de dados, pessoas de todos os gêneros, idades, escolaridade e região do país foram ouvidas, e foram tomadas como base para a percepção dos hábitos e preferências culturais. Muitas das pessoas abordadas são casadas e acreditam em algum tipo de religião, dentre as quais o catolicismo abrange 57%, e a religião evangélica, 28%. Como fonte de busca por informações acerca de sua região, do Brasil ou do mundo, a televisão destaca-se como o principal meio de acesso. Já com relação à utilização do aparelho celular, 87% dos entrevistados possuem pelo menos um celular e o utilizam principalmente para realizar ligações. Em seguida, destacam-se as demais funções, como mensagens de texto, acesso à internet, fotografias etc.
A pesquisa realizada pelo SESC ainda afirma que as pessoas estabelecem a influência de determinados gêneros na formação do seu gosto cultural de acordo com as características de cada região do país. Dos indivíduos abordados, 63% assistem somente à televisão aberta, e 28% assistem tanto a programação da televisão aberta como da TV fechada. Novelas, filmes e jornais figuram entre as preferências na programação dos entrevistados. Com relação aos filmes assistidos, 39% optam por filmes de aventura ou ação, 38% preferem comédias e 20% assistem romances. Apenas 2% assistem filmes com temática social ou musical. Acerca dos gêneros de teatro, 33% preferem comédia, ao passo que 28% não sabem ou nunca foram ao teatro. Exposições e manifestações culturais artísticas são menos procuradas pelo público. Dos indivíduos abordados, somente 14% vão a exposições de arte, 26% nunca foram e 26% não têm preferência por nenhum tipo de exposição. Dentre os gostos musicais, 40% apontam o sertanejo como ritmo favorito, enquanto em segundo lugar está ranqueada a MPB, com 23%. Já entre as danças, o forró é a favorita, com 22%, seguida pela dança de salão e o samba, com 11% cada um. Quando abordados a respeito da quantidade de livros lidos nos últimos 6 meses, o resultado não é dos mais animadores. Dos entrevistados, 58% não leram nenhum livro no período descrito, e, dentre os temas de preferência estão romance ou ficção, assim como a Bíblia e outros livros de cunho religioso.
Esta pesquisa realizada pelo SESC demonstra a carência de grande parte da população por mais projetos associados à cultura e que consigam inserir o cidadão nesse ambiente. Uma pessoa sem acesso à cultura corre o risco de se alienar em relação às questões acerca do ambiente no qual está inserida. Investir em educação é o primeiro passo, afinal, é preciso despertar o interesse para descobrir sobre si e sobre o ambiente em que se vive. Mais do que parte da identidade de uma nação, a cultura é essencial para que o próprio indivíduo construa a sua individualidade e exerça seu papel na sociedade.
Inglês
Educação Física
Acesse o link e responda as 15 questões: https://ensaiosenotas.com/2014/10/08/1076/
Filosofia
Caderno do Aluno - Filosofia - 1° Série do EM - Volume I
Situação de Aprendizagem II - Como Funciona o Intelecto? - Introdução ao Empirismo e ao Criticismo
Leitura e Análise do texto;
Exercícios de Fixação de Conteúdos.
Física
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
E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
PROFESSOR: ______________________________________ DATA: ____
/ ____ / 2020.
2-O número 0,0000045, em notação científica, corresponderá a:
BIOLOGIA
Química
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
ATIVIDADES
PARA 1 º ANOS (A, B, C e D)
1.
Pesquisar as figuras de linguagens: metáfora, catequese, prosopopeia, gradação,
metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, sinestesia, ironia.
2.
Assistir vídeo aulas para ajudar a entender.
3.
Elaborar um exemplo de cada.
4.
Se possível colocar um texto ou poesia para
localizar figuras de linguagem.
E.E. Escola Benito Martinelli
Atividades de matemática
Prof(s) Edilene Muniz dos santos Alves e Edilene Teixeira de Lemes Neves
Conteúdo a ser desenvolvido: Progressões Aritméticas e
Geométricas

Habilidade: Saber reconhecer padrões e regularidades em
sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando
possível.
Resolver as questões conforme os exemplos:
Como resolver uma raiz quadrada com 3 ou mais algarismo.
1)
calcular o valor da raiz quadrada de 1225
Observe o passo a passo da resolução:
a)Começamos por dividir o número 1225, da direita
para a esquerda, em classes de 2 algarismos.
b) Calculamos mentalmente o número, cujo
quadrado seja o valor mais próximo da classe da esquerda, mas nunca superior.
No exemplo é o número 3, pois 32 = 9, mas 42 já é superior a 12, colocamos esse
número no espaço à direita
c) Coloca-se o quadrado do número que
encontrámos debaixo da classe da esquerda e fazemos a subtração.
d) direita da diferença
escreve-se o seguinte grupo de algarismos (25) e debaixo de 3 escreve-se o seu
dobro que é igual a 6
e)De 325, separa-se o algarismo da
direita, 5, e divide-se o número à esquerda, 32, por 6, obtendo-se 5. Coloca-se
este valor à direita de 6 e multiplica-se o número obtido pelo mesmo valor do
quociente, o 5. Ficando assim 65 x 5 = 325
f)O produto obtido tem de ser menor ou
igual ao número que se encontra à esquerda. Se for, efetua-se a subtração do
número da esquerda pelo produto e aceita-se o 5 como o segundo número da raiz
quadrada. Caso contrário temos de ir diminuindo o valor do quociente até
encontrar um em que o produto seja inferior.
VEJA A IMAGEM E RESPONDA
Galera, bom dia meus amores! Muita saudades de vocês!!! Mas enquanto isso vai um desafio! Eu fiz essa peça de crochê e precisava saber a quantidade de pontos da última carreira pra fazer as divisões só bico! Pra não ficar contando de um em um fui ver se haveria uma lógica nas primeiras carreiras! Há, há e não é que tinha? A 1ª comecei com 14 pontos a 2ª 28, a 3ª 42 e foi seguindo esse padrão! Lá vem a pergunta: quantos pontos tem a 9ª carreira e a 15ª?
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 1ª SÉRIE A, B, C e D - ENSINO MÉDIO – LINK:
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História
via WhatsAPP
Arte
Professora
Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
1ª série
do Ensino Médio EE
“Prof. Benito Martinelli”
1) Cultura, herança cultural coletiva,
tradição e ruptura
Leia o texto
com atenção
a)
A Influência da Cultura na
Formação do Cidadão
Por: Felippe
William
11 Setembro 2014 - 01h22
Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura
pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra.
Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem
parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a
singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim,
colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio,
percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve
ser preservada.
Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.
Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias:
Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade.
Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano.
Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.
Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:
O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens.
O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais.
O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras.
O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais, evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos mas, nem por isso, com menos influência na sociedade.
Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.
Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias:
Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade.
Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano.
Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.
Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:
O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens.
O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais.
O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras.
O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais, evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos mas, nem por isso, com menos influência na sociedade.
A identidade cultural, em níveis diferentes, constrói a consciência do
povo. Isso ocorre devido à necessidade de comunicação, e aquele que se comunica
o faz por meio de certos meios e formas. Um dos objetivos de democratizar a
cultura é aumentar o acesso aos bens culturais que já existem, possibilitando
que as pessoas possam desenvolver o seu próprio modo de ser e participar da
comunidade como um todo. O acesso à cultura depende de alguns aspectos
específicos: o acesso físico permite a melhor distribuição dos equipamentos
culturais, e também possibilita o transporte de todas as pessoas, independente
de onde residam (periferia, subúrbio, centro); o acesso econômico está
relacionado aos custos de participar dos eventos culturais de uma cidade ou
comunidade, portanto, deve-se pensar na relação custo-benefício entre a criação
e o consumo artístico; e o acesso intelectual, que é responsável pela
compreensão do produto artístico, formando público e agentes culturais.
O Brasil possui uma vasta herança cultural, e um exemplo disso se encontra nas artes visuais. Na pintura, desde o estilo barroco foi desenvolvida uma tradição relacionada à decoração de igrejas, e muito pode ser visualizado nos centros nordestinos e no Estado de Minas Gerais. Com a ascensão do Modernismo no século 20, o país acompanhou uma onda de renovação trazida por artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral. Já no campo da escultura, o país também possui referências importantes, como Rodolfo Bernardelli e Amilcar de Castro, muito influenciados pelas obras de Aleijadinho. Toda essa diversidade histórica do país, aliada a obras musicais e literárias, nem sempre é direcionada à população como deveria. Entretanto, algumas entidades existentes facilitam o acesso das pessoas à cultura.
Em 1940 foi concebido o Sistema S, conjunto de instituições criadas por empresários as quais são alimentadas com recursos dos setores correspondentes, revertidos para o bem-estar e a formação do trabalhador. Em 1946 foi desenvolvido o Serviço Social do Comércio (SESC), empresa privada sem fins lucrativos mantida por empresários de bens, comércio e serviços. O SESC se caracteriza por ser uma das maiores empresas a investir em áreas como educação, esporte, lazer e, principalmente, cultura. Sua abrangência também tem grande contribuição para que isso ocorra, visto que várias unidades estão espalhadas por todo o território nacional. A instituição prioriza locais próximos a terminais de ônibus ou a estações de metrô, viabilizando e facilitando o acesso dos visitantes. Diversos eventos, como peças de teatro, exibição de filmes e shows, também fazem parte das atividades culturais, sendo muitas vezes gratuitas para os associados ou com preço acessível.
Devido à dificuldade na coleta de dados concretos sobre a produção e consumo cultural, o SESC desenvolveu recentemente uma pesquisa visando a ampliar a investigação acerca dos hábitos e práticas culturais do povo brasileiro. Segundo o portal, a pesquisa “Públicos de Cultura” foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo por meio de 2.400 entrevistas em 139 municípios.
A pesquisa retrata hábitos e gostos culturais dos indivíduos entrevistados. Dentre os hábitos culturais são analisados comportamento, disponibilidade e constância com a qual os abordados produzem ou consomem cultura. De acordo com os dados da pesquisa, de segunda a sexta-feira 58% dos entrevistados ocupam seu tempo ocioso com atividades caseiras. Aos finais de semana, 34% afirmam realizar atividades em casa, 34% procuram por atividades de lazer e 9% se dedicam a práticas religiosas. Com relação à produção cultural, os resultados mostram que uma pequena parcela da população mostra-se comprometida com a ampliação cultural. Somente 15% alegam cantar individualmente ou em grupo, 13% se dedicam a dança e 10% tocam algum instrumento. Ainda há atividades menos realizadas, como o teatro e a expressão corporal, contando com apenas 1% dos entrevistados. Muitas das pessoas em questão dizem se informar sobre as atividades que costumam participar por meio de amigos ou pela mídia. A escolha por expressões culturais como música, leitura, dança e artes cênicas mostram o que é valorizado pelos brasileiros e onde buscam entretenimento.
O Brasil possui uma vasta herança cultural, e um exemplo disso se encontra nas artes visuais. Na pintura, desde o estilo barroco foi desenvolvida uma tradição relacionada à decoração de igrejas, e muito pode ser visualizado nos centros nordestinos e no Estado de Minas Gerais. Com a ascensão do Modernismo no século 20, o país acompanhou uma onda de renovação trazida por artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral. Já no campo da escultura, o país também possui referências importantes, como Rodolfo Bernardelli e Amilcar de Castro, muito influenciados pelas obras de Aleijadinho. Toda essa diversidade histórica do país, aliada a obras musicais e literárias, nem sempre é direcionada à população como deveria. Entretanto, algumas entidades existentes facilitam o acesso das pessoas à cultura.
Em 1940 foi concebido o Sistema S, conjunto de instituições criadas por empresários as quais são alimentadas com recursos dos setores correspondentes, revertidos para o bem-estar e a formação do trabalhador. Em 1946 foi desenvolvido o Serviço Social do Comércio (SESC), empresa privada sem fins lucrativos mantida por empresários de bens, comércio e serviços. O SESC se caracteriza por ser uma das maiores empresas a investir em áreas como educação, esporte, lazer e, principalmente, cultura. Sua abrangência também tem grande contribuição para que isso ocorra, visto que várias unidades estão espalhadas por todo o território nacional. A instituição prioriza locais próximos a terminais de ônibus ou a estações de metrô, viabilizando e facilitando o acesso dos visitantes. Diversos eventos, como peças de teatro, exibição de filmes e shows, também fazem parte das atividades culturais, sendo muitas vezes gratuitas para os associados ou com preço acessível.
Devido à dificuldade na coleta de dados concretos sobre a produção e consumo cultural, o SESC desenvolveu recentemente uma pesquisa visando a ampliar a investigação acerca dos hábitos e práticas culturais do povo brasileiro. Segundo o portal, a pesquisa “Públicos de Cultura” foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo por meio de 2.400 entrevistas em 139 municípios.
A pesquisa retrata hábitos e gostos culturais dos indivíduos entrevistados. Dentre os hábitos culturais são analisados comportamento, disponibilidade e constância com a qual os abordados produzem ou consomem cultura. De acordo com os dados da pesquisa, de segunda a sexta-feira 58% dos entrevistados ocupam seu tempo ocioso com atividades caseiras. Aos finais de semana, 34% afirmam realizar atividades em casa, 34% procuram por atividades de lazer e 9% se dedicam a práticas religiosas. Com relação à produção cultural, os resultados mostram que uma pequena parcela da população mostra-se comprometida com a ampliação cultural. Somente 15% alegam cantar individualmente ou em grupo, 13% se dedicam a dança e 10% tocam algum instrumento. Ainda há atividades menos realizadas, como o teatro e a expressão corporal, contando com apenas 1% dos entrevistados. Muitas das pessoas em questão dizem se informar sobre as atividades que costumam participar por meio de amigos ou pela mídia. A escolha por expressões culturais como música, leitura, dança e artes cênicas mostram o que é valorizado pelos brasileiros e onde buscam entretenimento.
Durante a coleta de dados, pessoas de todos os gêneros, idades, escolaridade e região do país foram ouvidas, e foram tomadas como base para a percepção dos hábitos e preferências culturais. Muitas das pessoas abordadas são casadas e acreditam em algum tipo de religião, dentre as quais o catolicismo abrange 57%, e a religião evangélica, 28%. Como fonte de busca por informações acerca de sua região, do Brasil ou do mundo, a televisão destaca-se como o principal meio de acesso. Já com relação à utilização do aparelho celular, 87% dos entrevistados possuem pelo menos um celular e o utilizam principalmente para realizar ligações. Em seguida, destacam-se as demais funções, como mensagens de texto, acesso à internet, fotografias etc.
A pesquisa realizada pelo SESC ainda afirma que as pessoas estabelecem a influência de determinados gêneros na formação do seu gosto cultural de acordo com as características de cada região do país. Dos indivíduos abordados, 63% assistem somente à televisão aberta, e 28% assistem tanto a programação da televisão aberta como da TV fechada. Novelas, filmes e jornais figuram entre as preferências na programação dos entrevistados. Com relação aos filmes assistidos, 39% optam por filmes de aventura ou ação, 38% preferem comédias e 20% assistem romances. Apenas 2% assistem filmes com temática social ou musical. Acerca dos gêneros de teatro, 33% preferem comédia, ao passo que 28% não sabem ou nunca foram ao teatro. Exposições e manifestações culturais artísticas são menos procuradas pelo público. Dos indivíduos abordados, somente 14% vão a exposições de arte, 26% nunca foram e 26% não têm preferência por nenhum tipo de exposição. Dentre os gostos musicais, 40% apontam o sertanejo como ritmo favorito, enquanto em segundo lugar está ranqueada a MPB, com 23%. Já entre as danças, o forró é a favorita, com 22%, seguida pela dança de salão e o samba, com 11% cada um. Quando abordados a respeito da quantidade de livros lidos nos últimos 6 meses, o resultado não é dos mais animadores. Dos entrevistados, 58% não leram nenhum livro no período descrito, e, dentre os temas de preferência estão romance ou ficção, assim como a Bíblia e outros livros de cunho religioso.
Esta pesquisa realizada pelo SESC demonstra a carência de grande parte da população por mais projetos associados à cultura e que consigam inserir o cidadão nesse ambiente. Uma pessoa sem acesso à cultura corre o risco de se alienar em relação às questões acerca do ambiente no qual está inserida. Investir em educação é o primeiro passo, afinal, é preciso despertar o interesse para descobrir sobre si e sobre o ambiente em que se vive. Mais do que parte da identidade de uma nação, a cultura é essencial para que o próprio indivíduo construa a sua individualidade e exerça seu papel na sociedade.
Questões:
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A 1) Qual a
importância da Cultura em uma sociedade?
A 2) Por que a Cultura Popular consegue permanecer no meio
urbano?
A 3) De acordo com a pesquisa realizada pelo SESC, o
brasileiro participa ativamente das manifestações culturais do seu bairro, da
sua cidade ou da sua região?
A4) De acordo com a pesquisa promovida pelo SESC, o
brasileiro é: um agente agente cultural, um propagador cultural ou um
espectador cultural? Justifique sua resposta.
Leia o texto com atenção
B) Tradição e
ruptura
Arte Urbana
Laura Aidar
Arte-educadora
e pesquisadora
A Arte Urbana (street art,
em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por
meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras.
Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso,
interagem diretamente com os indivíduos. Geralmente, usam como suporte os
grandes centros urbanos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade
cultural.
Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a
necessidade de deslocamento até centros culturais.
Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois
a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se
desloca pela cidade.
Escadaria Selaron, Rio de Janeiro,
Brasil. Obra de Jorge Selaron inaugurada em 2013
Origem da Arte
Urbana
Esse tipo de expressão artística está espalhada por todo o mundo. Surgiu
nos Estados Unidos, na década de 70, e possui um caráter dinâmico e efêmero.
Portanto, normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro
duradouro.
No entanto, estudiosos afirmam que essa arte remonta a períodos da
antiguidade. Os povos gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da
cidade através de desenhos. Além disso, havia muitos artistas nos centros
urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados” ou
tradicionais, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como
por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à
arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto,
muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.
É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e
a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para
as minorias que anseiam em mostrar sua arte.
Assim, essas manifestações populares
permitem o encontro das pessoas com a arte independente.
Ainda assim, alguns artistas de rua conseguiram um lugar de destaque e
reconhecimento mundial pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação de
massa.
Arte Urbana no
Brasil
No Brasil, a arte de rua surge na década de 70, mais precisamente com as
obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a implementação da Ditadura Militar.
No início, essa era uma arte marginalizada e de certa forma ainda sofre
preconceitos, dependendo do local onde é produzida e do indivíduo que a
realiza. Entretanto, alguns artistas adquiriram posição de destaque no mercado
da arte.
Ainda que a produção do artista de rua não seja reconhecida por muitos,
é necessário destacar a importância e relevância desse trabalho para a
sociedade.
Vale lembrar que muitos problemas são enfrentados pelos artistas de rua,
tal qual a proibição de manifestações artísticas em locais públicos. O que
contraria o artigo 5 º da Constituição do nosso país, que diz que todo cidadão
é livre para se manifestar artisticamente:
“Art. 5º Todos são iguais perante
a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos
estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”
Sobre esse tema, algumas leis foram introduzidas nas cidades brasileiras
com o objetivo de tornar livre a rua, para que assim, os artistas possam
trabalhar e apresentar seus trabalhos.
De tal modo, em 19 de julho de 2011, o Decreto Nº 52.504 regulamentou o
exercício artístico nas vias públicas da cidade de São Paulo, e a Lei Nº
10.277/11, através do Decreto Nº 14.589, regulamentou essas manifestações na
capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Exemplos de Arte
Urbana
Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua, embora a
intervenção “grafite” seja a mais associada ao tema de arte de rua. Segue
abaixo alguns exemplos de arte urbana.
Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a
atenção dos críticos e das pessoas que circulam pela cidade.
Stencil
O
famoso artista de rua Banksy é adepto da técnica do stencil
Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a
técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada
geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas,
postes e paredes.
Esse é um método mais prático no momento de se fazer as intervenções
diretamente nas ruas.
QUESTÕES
1 B) A arte urbana é uma Arte
excludente ou democrática? Por que?
2 B) A arte urbana é atual,
século XX, ou ela já se manifestava na Antiguidade? Justifique sua resposta.
3 B) Qual das manifestações
artísticas presente no texto você se identifica mais? Por que?
Inglês
ATIVIDADE DE LÍNGUA
INGLESA - 1ºS ANOS A/B/C/D – ENSINO
MÉDIO
ESCOLA: E.E. BENITO MARTINELLI PROFª:
Teacher Christina
LEIA O TEXTO ABAIXO E
RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 01 A 04:
SUPERHERO COMIC CONTEST
Rizka is a
17- year-old high schooler from South Sulawesi, Indonesia, who loves coffee and
bicycling. “ I’m a shy person but, please, do not hesitate to approach me,”she
says. As she was inspired to keep drawing by someone, she hopes her drawing can
inspire someone else too. “ I planned to create Cipta with a concept of
fighting the silence with silence.”
Rajwa, also
know as Cipta, is a 15-year-old who can turn her drawings into real-life
objects and control them to stop school violence. She gives her sketchbook to
children who are afraid to speak up. In it, they can draw or write the object
they want her to ceate and control. She draws and then spreads ‘sketch-birds’
across the community for children to write down their problems and send a
message to her and whoever they would like.
Accessed on
Oct. 21,2019.
1-
De onde este texto foi retirado?
R:
_________________________________________________________________
2-
Qual é o assunto geral do texto?
R: _________________________________________________________________
3-
Esta frase: IF YOU DON’T KNOW HOW TO TALK YOUR PROBLEM,
TRY TO DRAW IT. tem muito a ver com o assunto do texto. Transcreva-a
na sua língua materna.
R: _________________________________________________________________
4- ESCREVA
ou DESENHE ou faça COLAGENS que defina
uma pequena biografia sua contendo: Who
are you; your aspirations; your
dreams; your expectations.
R: _________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Educação Física
O PADRÃO DE BELEZA
IMPOSTO PELA MÍDIA
Temos vivido a era dos direitos humanos, mas
por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de
comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não
percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje.
Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando
para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia.
Em uma sociedade democrática, as mulheres
tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de
comunicação, os quais tem dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão
perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas
com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta
escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera
uma auto rejeição terrível.
Após a leitura do texto
responda:
Quais padrões de beleza a
mídia impõe nos dias atuais?
Como isso interfere na
vida especialmente das mulheres?
Como você se sente ou como isso interfere em sua vida?
SociologiaAcesse o link e responda as 15 questões: https://ensaiosenotas.com/2014/10/08/1076/
Filosofia
Caderno do Aluno - Filosofia - 1° Série do EM - Volume I
Situação de Aprendizagem II - Como Funciona o Intelecto? - Introdução ao Empirismo e ao Criticismo
Leitura e Análise do texto;
Exercícios de Fixação de Conteúdos.
Física
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Exercícios de Física
NOME:
__________________________________________
N° ____ ANO/SÉRIE:
1º E.M.
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1-A carga de um
elétron é - 0,00000000000000000016 C. Esse número, em notação científica, será:
2-O número 0,0000045, em notação científica, corresponderá a:
3-O
futebol foi criado na Inglaterra, onde a jarda é unidade tradicional de
comprimento. Com o passar dos anos, a FIFA, entidade internacional, precisava
estabelecer as dimensões também em metros, unidade de comprimento adotada pela
maioria dos outros países filiados. Ao fazer isso, a FIFA precisou converter as
dimensões de jardas para metros a fim de facilitar as medições. Por exemplo, a
distância da barreira em relação à bola, numa cobrança de falta, que era igual
a 10 jardas, foi convertida para 9,15 metros. Analogamente, é correto concluir
que as dimensões mínimas de um campo de futebol para jogos internacionais foram
convertidas de 110 jardas de comprimento por 70 jardas de largura para,
aproximadamente:
a) 105 metros por 65
metros.
b) 100 metros por 64
metros.
c) 100 metros por 60
metros.
d) 95 metros por 65 metros.
e) 95 metros por 60 metros.
4-A
velocidade de 120 km/h equivale, aproximadamente, à velocidade de:
a) 33,33 m/s
b) 35 m/s
c) 42,5 m/s
d) 54,44 m/s
e) 60 m/s
5-Assinale a
alternativa que apresenta somente unidades do Sistema Internacional:
a) metro, grama,
minuto
b) metro,
quilograma, segundo
c) metro, segundo,
grama
d) centímetro, hora,
quilograma
e) quilômetro,
segundo, grama
Os ciclos biogeoquímicos são circuitos fechados que compreendem o percurso e
as transformações dos diversos elementos constituintes da matéria viva ao
atravessar as camadas da Terra.
Representam o caminho percorrido pela matéria de um organismo a outro, deles
para o ambiente físico e deste novamente para os seres vivos.
O planeta Terra funciona
como um sistema vivo: recebe um contínuo fluxo de radiação solar que
é aproveitado como energia interna pela biosfera e
como energia externa pelas camadas sólida, líquida e gasosa (litosfera, hidrosfera e atmosfera) do
planeta. A circulação de matéria que se produz como consequência do recebimento
dessa energia solar acontece em circuitos fechados. Esses circuitos da matéria
são denominados ciclos
biogeoquímicos.
Os protagonistas desses ciclos são
normalmente elementos químicos, como carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre, potássio e
outros compostos, como a água.
Há duas classes de ciclos biogeoquímicos:
os gasosos, em que os elementos têm uma reserva, importante ou
muito ativa, em forma de gás na atmosfera, e os sedimentares, nos quais não há uma reserva no compartimento
atmosférico.
O ciclo da água
O ciclo da água é o
mais significativo sob o ponto de vista da massa total da substância em
circulação. Em nosso planeta existem reservas de água nos três estados físicos:
sólido, líquido e gasoso.
O ciclo da água
começa com a evaporação, nos mares, de quase 0,5 milhão de km3, que
originam continuamente nuvens e dos quais quase 90% retornam diretamente ao mar
em forma de chuva. Também por parte dos continentes ocorre continuamente uma
emissão de água para a atmosfera, por evaporação e por transpiração da cobertura vegetal. Esse processo é
denominado, em conjunto, evapotranspiração.
A água que vai para a
atmosfera por evapotranspiração, mais os 10% remanescentes da água evaporada
dos mares, representa o total de chuva que cai em terra firme, da qual cerca de
metade corre para os rios, que, por sua vez, a devolvem ao mar, onde se inicia
um novo ciclo. O restante da água da chuva infiltra-se no solo, originando os
lençóis subterrâneos.
Essa circulação de
água é possível graças à radiação solar como fonte de energia externa e à
energia potencial, que por ação da gravidade transporta a água das maiores para
as menores altitudes, até o nível do mar.
O ciclo do carbono
Uma das principais
reservas de carbono encontra-se nos mares. A vegetação, os solos e a atmosfera
também constituem reservas de carbono.
Na atmosfera, a maior
parte do carbono encontra-se sob a forma de gás carbônico (ou dióxido de
carbono, CO2). Essa é a molécula majoritária nos fluxos desse ciclo
do qual participam os seres vivos.
Na respiração de
organismos aquáticos e terrestres, e também nos processos que ocorrem nos
solos, o CO2 é produzido e lançado na água ou na atmosfera. A
combustão de materiais orgânicos também produz gás carbônico. Já na fotossíntese do plâncton e da vegetação, pelo contrário, ocorre o
consumo de CO2.
Nas regiões mais profundas do mar formam-se rochas carbonatadas (como o
calcário) ou sedimentos orgânicos, que incorporam o carbono numa fase mais
lenta do ciclo.
O ciclo do nitrogênio
O componente
predominante na atmosfera é o gás nitrogênio (N2), elemento pouco
reativo quimicamente. Existem dois caminhos para que esse nitrogênio seja
aproveitável pela biosfera: a fixação
abiótica, que acontece pela força dos raios, e
a fixação biológica, realizada por bactérias, algumas que vivem livres
e outras que estão em simbiose com plantas, principalmente as plantas fabáceas
(também chamadas de leguminosas, como o feijão, a soja e o amendoim).
No total, a fixação
representa apenas 12% do nitrogênio necessário para a produção primária do
conjunto da biosfera. O restante é obtido por meio da reciclagem do nitrogênio
presente na matéria orgânica. Há uma série de bactérias que oxidam o nitrogênio
orgânico e o transformam em nitrogênio mineral, que pode ser absorvido pelas
plantas através de suas raízes.
O processo contrário
à fixação é a desnitrificação, também realizada por bactérias, que devolve
nitrogênio gasoso para a atmosfera.
Ciclo do Oxigênio
Os átomos de oxigênio
estão disponíveis principalmente na atmosfera, na forma de gás oxigênio, mas
podem ser encontrados em diferentes compostos minerais e orgânicos.
Na atmosfera, o
oxigênio é encontrado à taxa de 21%. Na forma de gás é utilizado na respiração
aeróbica de animais. O oxigênio também pode ser encontrado na forma de gás
carbônico atmosférico (CO2), utilizado pelos organismos
fotossintetizantes na formação de compostos orgânicos.
A fotossíntese é o processo responsável por grande parte da
produção do oxigênio presente na atmosfera. Nesse processo, o O2 é
liberado durante a construção de moléculas orgânicas. O consumo do O2 ocorre
pela oxidação de moléculas orgânicas, no processo de respiração.
O ciclo do oxigênio
consiste na passagem do oxigênio de compostos inorgânicos, como O2,
CO2 e H2O, para compostos orgânicos (açúcares) dos
seres vivos e vice-versa. Observe o esquema a seguir.
A decomposição de
matéria orgânica, assim como a respiração dos seres vivos e a combustão
(queima), são os responsáveis pela devolução do O2 à atmosfera,
na forma de CO2 e água, respectivamente. Parte do oxigênio
atmosférico também pode se combinar com metais no solo, como o ferro, e formar
óxidos.
O ciclo do enxofre
As maiores reservas
de enxofre estão em rochas sedimentares, em sedimentos atuais e na água do mar.
O enxofre é escasso nos seres vivos: de todos os átomos de enxofre que há na
Terra, somente 1 de cada grupo de 2 mil faz parte da matéria orgânica. Na
atmosfera, esse elemento é ainda menos abundante.
As emissões dos vulcões e
das fontes hidrotermais submarinas têm quantidades importantes de
gases sulfurosos. Também os solos e o mar produzem compostos gasosos desse
elemento que, em geral, acabam oxidados sob a forma de dióxido de enxofre (SO2).
Esse gás é também um subproduto indesejado da combustão de compostos orgânicos
com alta proporção de enxofre em sua composição.
O ciclo do fósforo
Trata-se de um ciclo
sedimentar em que a reserva atmosférica é insignificante. A maior reserva desse
elemento encontra-se nos sedimentos marinhos; os solos constituem a segunda
reserva em importância, e em terceiro lugar estão as jazidas de fosfatos em
rochas sedimentares, entre os quais se incluem os acúmulos de excrementos de
aves marinhas, o chamado guano.
As plantas absorvem
fósforo por meio das raízes, e os animais o absorvem pela ingestão de plantas
ou de animais que se alimentaram de plantas. Os resíduos de animais (fezes,
urina, matéria orgânica) e de plantas são degradados por decompositores que
liberam fósforo no solo.
O ciclo também ocorre
no tempo geológico, com a acumulação do fósforo em sedimentos que se tornarão
rochas. Eventualmente essas rochas soltam fósforo pelo intemperismo, reintroduzindo-o novamente no ecossistema local.
No solo, o fósforo
ocorre como fosfato, que pode ser lixiviado pela chuva e fluir para águas
subterrâneas. Quando fosfatos são acumulados em lagos, rios e mares pode haver
a proliferação de algas vermelhas.
Interferência humana sobre os ciclos biogeoquímicos
Até há pouco tempo, a
capacidade do ser humano de influir sobre o meio era limitada e pontual. No
entanto, desde que começou a utilizar combustíveis fósseis (carvão e petróleo),
sua capacidade de alterar o ambiente aumentou consideravelmente. O enorme
crescimento da população mundial e a extensão de um modelo de vida que associa
o bem-estar à possibilidade de consumir quantidades de energia só fazem agravar
o problema.
O número de
habitantes do planeta não apenas vem crescendo de forma preocupante, como
também vem aumentando o consumo de energia e de outros recursos.
A humanidade tem
capacidade de influir sobre o planeta de forma global. O problema das chuvas
ácidas, o buraco na camada de
ozônio e o aumento da concentração de
gases na atmosfera – o que leva à intensificação do efeito
estufa – são problemas originados por
alterações dos ciclos biogeoquímicos.
ATIVIDADE
1.O que são
ciclos biogeoquímicos?
2.Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos
ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do
enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.
O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o
a) fósforo.
b) enxofre.
c) carbono.
d) oxigênio.
e) nitrogênio.
3.O
nitrogênio é essencial para a vida, e o maior reservatório global desse
elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis
por sua incorporação na matéria orgânica são micro-organismos fixadores de N2,
que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
Animais
garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
a)
absorção do gás nitrogênio pela respiração.
b)
ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
c)
incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
d)
transferência da matéria orgânica pelas cadeias.
e)
protocooperação com micro-organismos fixadores de nitrogênio.
4. Qual a importância do ciclo do carbono?
5.O que ocorre com a interferência humana sobre
os ciclos biogeoquímicos?
Atividades sobre
Transformação da Matéria (Transformações Químicas e Físicas).
Disciplina: Química Turma:
1ª séries do Ensino Médio Prof. Rodrigo Batista
Quantidade de aulas contempladas: 2 aulas – 27 a 30
de Abril de 2020.
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Também conhecidas como
REAÇÕES QUÍMICAS, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a
formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das
substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente,
transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou
ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A
transformação somente pode ser chamada química quando resulta na produção de um
material distinto do inicial, com características também distintas.
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS
Não
há formação de novas substâncias.
EXEMPLOS
-
dissolver o sal em água;
-
triturar os grãos de sal;
-
partir um copo de vidro;
-
mudanças de estado físico.
1- Considere
os fenômenos abaixo como sendo Fenômenos Químicos ou Fenômenos Físicos.
a) Derretimento
da vela _______________________________________
b) Evaporação
do álcool_______________________________________
c) Queima
da madeira_________________________________________
d) Corte
de um pão___________________________________________
e) Enferrujamento
do portão____________________________________
f)
Amassar da latinha_________________________________________
g) Corte
de uma folha de papel__________________________________
h) Amadurecimento
de uma fruta________________________________
i)
Cozimento de
carne_________________________________________
j)
Quebrar um vidro da
janela____________________________________
2- Sabemos
que a Fotossíntese é a principal fonte de energia produzida pelos vegetais. Com
isso, a Fotossíntese é um Fenômeno Químico ou Físico? Justifique sua resposta
com base no processo da fotossíntese.
3- Para
que ocorra a Transformação Química é necessário que ocorra quais mudanças?
a) De
massa
b) De
condução elétrica
c) De
mudanças físicas
d) De
mudança da matéria
4- A
alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a)
a queima de um fósforo.
b)
o derretimento do gelo.
c)
a transformação do leite em coalhada.
d)
o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e)
o escurecimento de um objeto de cobre
5- Quando
a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno,
que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as seguintes
transformações:
—
derretimento das geleiras;
—
degradação dos alimentos no organismo;
—
ação de um medicamento no organismo;
—
produção de energia solar.
Com relação a essas transformações, é
correto afirmar:
a)
Todas são fenômenos químicos.
b)
Todas são fenômenos físicos.
c) O
derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são
fenômenos químicos.
d) A
ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos
físicos.
e) O
derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade
para 1º Ano do Ensino Médio
·
Responda
as questões abaixo (clique no Link para responder)
*Noticia retirada no dia 19/03/2020 às 9h00
1.
Qual é a origem do vírus?
2.
Onde surgiram os primeiros casos?
3.
O que é responsável pela transmissão?
4.
Onde estão as infecções?
5.
Onde ocorreu a primeira morte?
6.
Como ocorre a transmissão?
7.
Quais são os sintomas?
8.
É um vírus que vem pra ficar ou vai 'desaparecer'?
9.
Há vacina disponível?
10.
Qual é o status de transmissão entre países?
MATEMÁTICA
1) caderno do aluno 1º Série do Ensino Médio: fazer caderno do aluno completo.
Exercícios de Reforço: Progressão Aritmética e Geométrica
II)Determine:
a) o 10° termo da PA (2,4,...).
b) o 18° termo da PA (3,6,...).
III) Encontre a soma dos 40 primeiros termos da PA (2,8,...).
IV) Determine:
a) o 6° termo da PG (4,16,...).
b) o 9° termo da PG (3,9,...).
V) Encontre a soma dos 10 primeiros termos da PG (5, 10,...)
BIOLOGIA
Atividade 1º anos A,B,C,D/Biologia
Ciclo do carbono é
um ciclo
biogeoquímico, ou seja, um processo que garante a reciclagem do
carbono, possibilitando que esse elemento interaja com o meio e também com os
seres vivos. Nesse ciclo verificamos como o carbono movimenta-se pela atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
Etapas do ciclo do carbono
Observe
atentamente o esquema resumido do ciclo do carbono.
O ciclo do carbono pode ser dividido em dois ciclos que
ocorrem em velocidades distintas: o ciclo geológico do carbono e
o ciclo biológico do carbono. Esses dois ciclos, apesar de serem
mais fáceis de compreender separadamente, estão interligados. Saiba mais sobre
eles:
- Ciclo
geológico do carbono
É responsável por regular a movimentação do carbono
pela atmosfera, hidrosfera e litosfera e
destaca-se por ser um ciclo demorado. O carbono, como sabemos, é
encontrado nos solos, nas rochas, nos ambientes aquáticos, como nos oceanos,
e na atmosfera.
O gás carbônico (CO2), presente na atmosfera, é
solúvel em água, assim ocorre uma troca contínua entre o CO2 na
atmosfera e o ambiente aquático. Outra forma de movimentação acontece
quando o CO2 dissolve-se na água da chuva, produzindo H2CO3,
que é uma solução ácida, que facilita a erosão das rochas silicatadas .
O processo de intemperismo (conjunto de
processos que levam à desintegração das rochas) provoca também a liberação dos
íons Ca2+ e HCO3. Esses íons podem ser levados para o
oceano, sendo utilizados por organismos marinhos na formação de conchas. Essas
conchas, quando o animal morre, são depositadas no ambiente e acumulam-se,
fazendo parte do sedimento no fundo dos oceanos. Esse sedimento,
posteriormente, forma rochas calcárias. O CO2 pode ainda
ser liberado pelos vulcões para atmosfera.
Ciclo biológico do carbono
Envolve os seres vivos do planeta e pode
ocorrer no meio terrestre e no meio aquático. Organismos
fotossintetizantes são responsáveis por retirar o gás carbônico da
atmosfera. No processo de fotossíntese, esses
organismos utilizam o CO2 e liberam o oxigênio (O2).
Na fotossíntese, o carbono é utilizado na fabricação de moléculas orgânicas.
Os seres vivos necessitam da matéria orgânica para
sobreviver. Enquanto os autotróficos são
capazes de produzir moléculas orgânicas, os heterotróficos necessitam consumir
essas moléculas de outros seres vivos, sendo esse o caso, por exemplo, dos
seres humanos. Desse modo, através da matéria orgânica, o carbono vai passando
pelas cadeias e teias alimentares.
Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás
carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o
processo de decomposição. Na
respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no
processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água.
É importante destacar ainda que, nos últimos anos, os seres
humanos têm contribuído para o aumento dos níveis de gás carbônico atmosférico.
Atividades como o desmatamento e a
utilização de combustíveis
fósseis têm garantido um aumento significativo desse gás na
atmosfera, e, com isso, tem-se observado uma acentuação do chamado efeito
estufa.
Efeito estufa e aquecimento global
Denominamos de efeito estufa um fenômeno natural que
garante um aquecimento da superfície terrestre, essencial para
a sobrevivência da vida no planeta. Esse efeito é conseguido graças à presença
de gases na atmosfera, chamados de gases do efeito estufa, que são capazes de
reter parte do calor vindo do Sol. Entre esses, estão o gás carbônico e o gás
metano.
O efeito estufa é responsável por garantir que a temperatura
do planeta fique adequada para a sobrevivência dos seres vivos.
Nos últimos anos, o que se tem observado é um aumento
crescente da emissão desses gases do efeito estufa. O gás carbônico, por
exemplo, é adicionado em grande escala na atmosfera por meio de processos como
a queima de combustíveis fósseis. O aumento da concentração de CO2 na
atmosfera está relacionado com a acentuação do efeito estufa e uma elevação da
temperatura do planeta, o que é conhecido como aquecimento global.
O aumento da temperatura média do planeta é uma questão que
merece atenção, pois esse aquecimento pode desencadear problemas graves. Dentre
as principais consequências do aquecimento global, podemos citar:
- Aumento
da quantidade de chuvas em algumas regiões e longos períodos de estiagem
em outras;
- Derretimento
das geleiras;
- Aumento
do nível do mar;
- Perda de biodiversidade;
- Problemas
de abastecimento;
- Aumento
de casos de algumas doenças, como a dengue e
a malária.
Importância do ciclo do carbono
O ciclo do carbono é essencial para sobrevivência da vida no
planeta, uma vez que o carbono é um elemento que faz
parte da estrutura de todas as moléculas orgânicas. Além disso, esse
elemento está presente em grande parte do material que compõe nosso planeta,
como rochas, oceanos e a atmosfera.
Resumo do ciclo do carbono
- O
carbono é um elemento encontrado em vários reservatórios do planeta, como
rochas e atmosfera.
- O
carbono forma a estrutura das moléculas orgânicas.
- O
ciclo do carbono envolve um ciclo geológico e um ciclo biológico, os quais
estão interligados.
- No
ciclo geológico, o carbono movimenta-se pela atmosfera, hidrosfera e
litosfera, enquanto no ciclo biológico, o carbono movimenta-se pelos seres
vivos.
- Os
processos de fotossíntese, respiração e decomposição são essenciais para o
ciclo do carbono.
- A
ação do ser humano tem provocado um aumento do gás carbônico disponível na
atmosfera, acentuando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento
global.
- O
aquecimento global é responsável por desencadear mudanças no nosso
planeta, dentre as quais podemos citar o aumento do nível do mar, o
derretimento de geleiras, as secas extremas e a perda de biodiversidade.
1. Como ocorre o ciclo do carbono?
QUÍMICA
Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 1º Colegial A, B, C e D
Atividade 1 Caderno do
aluno SP faz escola- página 31- Atividade 1.H
(Tabela)
Atividade 2
caderno do aluno SP faz escola- página 31- Atividade 2.A
Questões 1,2,3 e 4
FÍSICA
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

Exercícios de Física
NOME:
__________________________________________
N° ____ ANO/SÉRIE:
1º E.M.

Copie e Responda no seu Caderno.
1-Uma formiga percorre trajetórias, em
relação à Terra, com os seguintes comprimentos: 232 mm; 6800 mm; 307 cm e
0,007 km. O comprimento total da trajetória percorrida pela formiga, em m, vale
aproximadamente:
a.17,10
b.16,10
c.15,90
d.14,30
e.13,70
2-Um campo de futebol tem 12000 cm de
comprimento e 9000 cm de largura. Qual será o comprimento e a largura deste
campo de futebol expresso em metros?
a.12
m e 9 m
b.120
m e 9 m
c.120
m e 90 m
d.1200
m e 90 m
e.1200 m e 900 m
e.1200 m e 900 m
3-Ao estudar a planta de uma construção,
um engenheiro deparou-se com unidades de área dadas em cm². Certo cômodo dessa
construção apresentava área de 120 000 cm². Essa área, expressa em m², equivale
a:
a) 12 m²
b) 1200 m²
c) 12 m²
d) 346 m²
e) 0,12 m²
4-Em um teste de aptidão em um concurso da Polícia
Militar de um determinado estado, o candidato deve percorrer uma distância de
2400 metros em um tempo de 12 minutos. Qual alternativa indica os valores de
distância e tempo em km e hora, respectivamente?
a) 2,4 km e 2 h
b) 4,2 km e 0,2 h
c) 0,24 km e 0,2 h
d) 4,2 km e 2 h
e) 2,4 km e 0,2 h
GEOGRAFIA
Acesse aqui para realizar esta atividade
HISTÓRIA
OBS: Fazer via Whatsapp como combinado com a Professora Eva Macedo.
SOCIOLOGIA
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
Sobre oracismo social, responda:
1) Nathercia: De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
FILOSOFIA
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisar os padrões de Beleza dos anos 50-60-70-80-90-00-10. Se possível ilustrar com fotos e comentários de cada década.
IMC
Uma das maneiras de saber se o seu peso está
adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar,
por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou
obesidade. Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não
avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um
profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e
características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros
aspectos, antes de um diagnóstico.
A fórmula do IMC é a
mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os
valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas
referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e
gestantes.
Para calcular do IMC, divida o
seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja,
altura x altura. Veja a fórmula:
IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros)
IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros)
O IMC pode trazer os
seguintes resultados:
IMC
|
Resultado
|
Menos
do que 18,5
|
Abaixo
do peso
|
Entre
18,5 e 24,9
|
Peso
normal
|
Entre
25 e 29,9
|
Sobrepeso
|
Entre
30 e 34,9
|
Obesidade
grau 1
|
Entre
35 e 39,9
|
Obesidade
grau 2
|
Mais do
que 40
|
Obesidade
grau 3
|
Leia o texto e calcule o IMC de todas as pessoas que estão em
quarentena em sua casa junto com você. E descubra conforme a tabela se estão no
peso ideal.
ARTE
Atividades para os alunos das 1ªs séries A, B, C, D
Olá alunos,
Seguindo as orientações da Secretaria de Educação do Estado
de São Paulo, organizei as atividades para serem realizadas, por vocês, em
casa.
Como o Estado ofereceu a todos o CADERNO DO ALUNO – 1º
Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o material mais democrático e
pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por aulas, assim, facilitando a
sua compreensão e aprendizagem. O próprio material traz endereços que poderão
ser acessados via internet.
Material: Caderno do
aluno - 1º Bimestre
2 aulas - p. 77-78: Ler
e responder as questões.
2 aulas - p. 78-79: Ler
e responder as questões.
2 aulas - p. 79-81: Ler
e responder as questões.
Bons estudos
e um grande abraço,
Professora
Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
INGLÊS
GRASBERGEN, R. Disponível em www.glasbergen.com. Acesso em: 3 jul. 2015
(adaptado).
No cartum acima, a crítica está no fato de a sociedade exigir do
adolescente que:
a) se aposente
prematuramente.
b) amadureça
precocemente.
c) estude
aplicadamente.
d) se forme
rapidamente.
e) ouça atentamente
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