segunda-feira, 30 de março de 2020

TECNOLOGIA

6º ano A, B:



ATIVIDADE 1: Os solos configuram-se como um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade. Sendo assim, uma curiosidade que permanece é: como se formam os solos?
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa dizer que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas. Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.
Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas sobre eles. Vale lembrar que esse processo de formação dos solos é ininterrupto e ainda ocorre atualmente. Para compreender melhor o fenômeno natural da pedogênese, confira o esquema a seguir:

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) o material orgânico decompõe-se e vai aos poucos enriquecendo o terreno, enquanto os horizontes do solo vão se formando; d) o solo, em estágio mais avançado, passa a contar com os diferentes horizontes, além de apresentar uma camada superficial orgânica propícia ao plantio e à existência de vegetações.
Os solos mais antigos apresentam essa estrutura mais consolidada, enquanto os solos mais jovens, muitas vezes, ainda se encontram em processo intermediário de formação, sem a existência de todos os seus horizontes e com baixo nível de material orgânico. Os horizontes do solo, segundo as classificações mais comuns, são:
Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.
Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.
Horizonte B – é o horizonte de acumulação, com uma grande presença de minerais e com baixo acúmulo de material orgânico.
Horizonte C – camada formada por partes fragmentadas da rocha mãe, muitas vezes com sedimentos menores nas suas partes mais altas e com saprólitos e partes de rochas em sua parte inferior.
Como se formam os solos?
O que é intemperismo?                


ATIVIDADE 2 - PRÁTICA/TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Identificar o tipo de solo:
Análise física (granulométrica) determina os teores de areia, silte e argila no solo. Para caracterizar a textura do solo da sua propriedade, analisar características como cor, textura e capacidade de absorção de água de cada amostra. 
OS TIPOS DE SOLO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
  • Solo Argiloso.
Possuí consistência fina e é impermeável a água. ...
  • Solo Arenoso.
Possui consistência granulosa como a areia. ...
  • Solo Humoso.
Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus).
Faça uma coleta de solo do seu quintal ou jardim  : pegue um copo plástico descartável e colete a terra de vários lugares do ambiente escolhido. Em seguida observe a amostra e
Indique qual o tipo observando as figuras abaixo





Resposta: O tipo de solo do meu jardim ou quintal ou de outro ambiente escolhido é:



6º ano C e D:

  • ATIVIDADE DE TECNOLOGIA


·         Assistir ao vídeo abaixo e responda às perguntas:



1.       Qual é a cor do pato?´

2.       Qual é o desejo do patinho?

3.       Quais são os animais que aparecem no vídeo?

4.       Onde o patinho caiu?

5.       O que estava na cabeça dele quando caiu no lago?

6.       O que os animais faziam quando o patinho não conseguia voar?

7.       Quantas vezes o patinho tentou voar?

8.       Em que momento o pato descobriu que podia voar?

9.       Qual é a moral da história?

10.   Dê um outro final para a história.




7º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"



  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:

  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS


8º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"



  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:

  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS



9º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"



  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:

  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS

1ª série A, B, C e D: PROJETO "Câmera Escura"


  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:

  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS

2ª série A, B: PROJETO "Termômetro"

  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS



3ª série A, B: PROJETO "Circuito em série"

  • Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
  1. TÍTULO
  2. RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. MATERIAL E MÉTODOS
  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  6. CONCLUSÕES
  7. REFERÊNCIAS

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