6º ano A, B:
6º ano C e D:
7º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"
1ª série A, B, C e D: PROJETO "Câmera Escura"
ATIVIDADE 1: Os solos configuram-se como um importante recurso natural
renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo
uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos
para a sociedade. Sendo assim, uma curiosidade que permanece é: como se
formam os solos?
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de
decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso
significa dizer que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes
e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela
ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas.
Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se
mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos
solos é chamado de pedogênese.
Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou
milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu
material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas
sobre eles. Vale lembrar que esse processo de formação dos solos é ininterrupto
e ainda ocorre atualmente. Para compreender melhor o fenômeno natural da
pedogênese, confira o esquema a seguir:
De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos
que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta
da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água,
ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença
de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) o material orgânico
decompõe-se e vai aos poucos enriquecendo o terreno, enquanto os horizontes do
solo vão se formando; d) o solo, em estágio mais avançado, passa a contar com
os diferentes horizontes, além de apresentar uma camada superficial orgânica
propícia ao plantio e à existência de vegetações.
Os solos mais antigos apresentam essa estrutura mais
consolidada, enquanto os solos mais jovens, muitas vezes, ainda se encontram em
processo intermediário de formação, sem a existência de todos os seus
horizontes e com baixo nível de material orgânico. Os horizontes do solo,
segundo as classificações mais comuns, são:
Horizonte O (horizonte orgânico) – camada
externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.
Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo
da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.
Horizonte B – é o horizonte de acumulação, com
uma grande presença de minerais e com baixo acúmulo de material orgânico.
Horizonte C – camada formada por partes
fragmentadas da rocha mãe, muitas vezes com sedimentos menores nas suas partes
mais altas e com saprólitos e partes de rochas em sua parte inferior.
Como se formam os solos?
O que é intemperismo?
ATIVIDADE 2 - PRÁTICA/TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO
Identificar o tipo de solo:
Análise física (granulométrica) determina os
teores de areia, silte e argila no solo. Para caracterizar a textura do solo da
sua propriedade, analisar características como cor, textura e capacidade de
absorção de água de cada amostra.
OS TIPOS DE SOLO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
- Solo
Argiloso.
Possuí consistência fina e é
impermeável a água. ...
- Solo
Arenoso.
Possui consistência granulosa
como a areia. ...
- Solo
Humoso.
Presente em territórios com
grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus).
Faça uma coleta de solo do seu
quintal ou jardim : pegue um copo
plástico descartável e colete a terra de vários lugares do ambiente escolhido.
Em seguida observe a amostra e
Indique
qual o tipo observando as figuras abaixo
Resposta: O tipo de
solo do meu jardim ou quintal ou de outro ambiente escolhido é:
6º ano C e D:
- ATIVIDADE DE TECNOLOGIA
·
Assistir ao vídeo abaixo e responda às perguntas:
1.
Qual é a cor do pato?´
2.
Qual é o desejo do patinho?
3.
Quais são os animais que aparecem no vídeo?
4.
Onde o patinho caiu?
5.
O que estava na cabeça dele quando caiu no lago?
6.
O que os animais faziam quando o patinho não
conseguia voar?
7.
Quantas vezes o patinho tentou voar?
8.
Em que momento o pato descobriu que podia voar?
9.
Qual é a moral da história?
10.
Dê um outro final para a história.
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
- TÍTULO
- RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
- INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS
8º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
- TÍTULO
- RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
- INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS
9º ano A, B: PROJETO "Câmera Escura"
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
- TÍTULO
- RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
- INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS
1ª série A, B, C e D: PROJETO "Câmera Escura"
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
- TÍTULO
- RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
- INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS
2ª série A, B: PROJETO "Termômetro"
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
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- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
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3ª série A, B: PROJETO "Circuito em série"
- Conforme combinado com o Professor Erivelto, fazer o relatório das aulas de prática em Laboratório. O Relatório deve contemplar:
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- RESUMO (com palavras-chave – 3 ou 4)
- INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
- MATERIAL E MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS
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