segunda-feira, 23 de março de 2020

6ºANO

PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.

Fiquem em casa!
Equipe Gestora.

NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio

Língua Portuguesa



Clique no link abaixa para realizar as atividades do 6º D.
https://forms.gle/Na6QQXh2zKUXDf9R9




  • Ativdades para o 6º A, B e C.


Atividade para sexto ano: linguagem formal e linguagem informal

Tempo: 6 horas/aula

Habilidade: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

     
Quando as pessoas falam, é bem diferente de quando elas escrevem. Na linguagem falada todo mundo usa gírias, muitas palavras são abreviadas, muitas palavras juntam-se a outras. Já para escrever existem regras que organizam a língua, existe a grafia correta das palavras, a pontuação etc. Afinal de contas, quando alguém lê um texto, não tem o autor por perto para explicar o que quis dizer.
     A linguagem usada no dia-a-dia é a linguagem informal, coloquial. É essa a linguagem das conversas, do bate-papo, ou quando teclamos na internet ou escrevemos um bilhete para alguém.
     A linguagem usada para escrever um pedido para o prefeito ou uma reclamação para uma autoridade, por exemplo, é a linguagem formal, que segue as regras da norma culta da língua.


Marque com I as alternativas que apresentam linguagem informal e com F as alternativas que apresentam linguagem formal:



( ) a) Galera, a gente vai num lugar da hora! Vcs tb?



( ) b) Vamos sair logo de manhã.



( ) c) Kd vc?



( ) d) Amanhã vai chuvê pra mais de metro.



( ) e) Como vai o senhor? Tudo bem?



( ) f) Eu sou brasileiro, natural de Minas Gerais.



( ) g) Caramba, errei tudo, tô frito!




                                                                                             Autor: Marco Hailer

Matemática



E.E Benito Martinelli
Atividades de matemática 6º ano      Data: 27/04/2020
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal e suas operações
Estrutura do sistema decimal: agrupamentos e contagens, valor posicional; operações básicas, operações inversas; cálculo mental.
Habilidade: Saber efetuar contagens em bases diferentes da decimal; decompor um número natural nas unidades diversas ordens; compreender os significados das operações básicas; resolver expressões numéricas  respeitando  a ordem das operações e os parênteses.
Atividade 1
Vamos criar um sistema de numeração diferente do nosso, fazendo agrupamento de 3 em 3 e montar um quadros de ordem! Ex:
Imaginem 43 laranjas e vamos agrupar de 3 em 3 até não for possível agrupar mais. OK?
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   OOO   O
Percebe-se que deu 14 grupos de 3 e sobrou uma sozinha. Ótimo! Vamos reagrupar novamente em grupo de 3 Ok?
Pegamos 3 grupinhos de 3 e colocamos nas caixinhas.

OOO
OOO
OOO

OOO
OOO
OOO

OOO
OOO
OOO

OOO
OOO
OOO


                                                                                                                     OOO    OOO  O

Nota que deu 4  grupinhos de  3 X 3,  2 grupinhos de 3  e  1 laranja separada
Continuando:
Reagrupando novamente: Percebe-se que dá pra fazer um novo grupo de 3


OOO
OOO
OOO


                                                                                                  OOO  OOO          O

 3 x 3 x 3                                                  + 3 x 3             +  2 x 3               + 1
Agora não dá pra reagrupar mais! Então o reagrupamento fica assim:
1 grupo de 3 x 3 x 3 laranjas + 1 grupo de 3 x 3 laranjas + 2 grupos de 3 laranjas  e 1 laranja Agora vamos registrar  tudo isso no quadro de ordens. Mas preste atenção: A leitura não vai ser a mesma que fazemos o nosso sistema.



      ...
5ª ordem
4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem

Grupos de 3x3xx3x3= 81
Grupos de
3x3x 3=27
Grupos de 3 x 3 = 9
Grupos de 3
Grupos de 1
Registro do agrupamento de 42 base 3

   1
   1
  2
1
Registro do agrupamento  para






Registro do agrupamento de  para







Leitura no agrupamento de 43 laranjas de 3  em 3 fica assim :  : Um, um, dois  e um na base 3 e não      um mil  cento e vinte um,  porque está agrupado de 3 em 3. No registro feito, quantos e quais algarismos utilizamos?
Resposta: 3. O zero, o um e o dois. Por que professora? Porque o agrupamento é de 3 em 3. Quando juntamos 3 grupos de uma ordem trocamos por outra ordem imediatamente superior. Se agruparmos de 4 em 4, usaremos o zero, 1, 2 e 3 e assim sucessivamente.
    Aproveitando o quadro de ordem faça o mesmo  com os números 52  e 65.
        O nosso sistema é parecido com esse, só que é agrupado  de 10 em 10,  por isso é chamado de decimal. E utilizamos 10 algarismos 0,  , 2 ,3 ,4, 5 , 6 , 7 , 8 , 9 para fazer o registro no quadro de ordens. Quanto juntamos 10 unidades trocamos por uma dezena, 10 dezenas trocamos por 1 centena e 10 centenas trocamos por  uma unidade de  milhar e assim por diante.
   Sistema de numeração decimal (base 10) O sistema de numeração indo-arábicos.
     Por que esse nome? Foi criado pelos Indus e mais de 100 anos depois espalhado pelos árabes.  Com apenas 10 símbolos 0 , 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 , 9 que são nossos algarismos é possível registrar todos os números. E o símbolo zero pra representar o vazio.
. O sistema é posicional, isto é,  o valor de um algarismo é determinado pela posição que ocupa no numeral.
. Os grupos de 1, 10 e 100  são elementos chamados de ordens. Cada 3 ordens forma um novo  grupo denominado classe.
...
UNIDADE DE MILHÃO
CENTENA DE MILHAR
DEZENA DE MILHAR
UNIDADE DE MILHAR
CENTENA
DEZENA
UNIDADE




2
3
7

5

1
0
6
4
3
1
1


7
2
0
6
4
0

O número 2 375 tem  4 ordens 2 classes. Leitura Dois mil trezentos e setenta e cinco
O Valor posiciona dos algarismos:
2      2 x 1000  =  2000 unidades  = 20 centenas
3      3 x 100  = 300  unidades = 30 dezenas
7     7 x 10  =  70 unidades
5  unidades
 Agora faça o mesmo com os números.   1064311  e  720640
Os números  pode ser representada de outra  forma:
 Linguagem mista: uma parte de números e outra de palavras
Ex: 2,3mihões ou seja   2 300 000  - Dois milhões e trezentos mil . Uma linguagem para texto de diversos  contexto

Faça a seguinte atividade:
Como você escreveria com algarismos os seguintes números:
a)       Dois milhões e cinquenta
b)       5,3 milhões
c)       2,45 trilhões
d)      Sessenta mil e oito
e)      Um milhão e setenta e oito mil
 2) Use somente as teclas  1 e 0 e + da calculadora para representar o numero 2 302 e veja qual alternativa em que esta escrito esse valor.
a) 100 + 100 + 10 + 10 + 10 + 1 + 1 + 1
b) 1000 + 100 + 10 + 10
c) 1000 + 1000 + 10 + 10 + 10 + 1 + 1
d) 1000 + 1000 + 100 + + 100 +  100 + 1 + 1
3) Decomponha os números abaixo, usando multiplicação e adição:
a)4 405 702     4 x 1000 000 + 4 x 100 000 + 0 x 10 000 + 5 x 1000 + 7 x 100 + 0 x 10 + 2 x 1
                           4 000 000  + 400 000 + 5 000 + 700 + 2
b) 70 2305
c) 6 000 5
d) 735 666
4) A diferença  entre o maior número de 4 algarismos diferentes e o menor número também de 4 algarismos diferentes é:


Geografia

ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 6º ANO A, B, C e D -  ENSINO FUNDAMENTAL  – LINK: https://bit.ly/2SwaIk6


História



HISTÓRIA = Profª : Fabiana Gomes
REFORÇO E REVISÃO DE CONTEÚDO = 1º BIMESTRE = 6º ANO A,B,C,D = ENSINO FUNDAMENTAL II = (27 – 30/04/2020)
1 = Escreva sobre como é a divisão do tempo no estudo da História:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 = Faça uma Linha do Tempo sobre você e os principais fatos que marcaram sua vida e os anos que aconteceram, desde o seu nascimento até os dias de hoje:




3 = Como os homens da Pré-História, controlavam o tempo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 = Explique o que é o tempo cronológico:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 = Escreva como você divide seu tempo no dia a dia , com todas as suas tarefas e atividades na sua casa, escola, amigos, enfim... Desde a hora que você acorda até a hora de dormir:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ciências



                          SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Ciências 6ºanos
A natureza, os produtos que adquirimos, os materiais confeccionados pelo ser humano, ou seja, de uma forma geral nós e tudo que nos cerca é formado por misturas (associação de substâncias). Para utilizarmos uma substância qualquer é fundamental realizar a separação de misturas.
Separação de misturas significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização de um ou mais métodos. Abaixo, temos uma relação de diversos métodos de separação de misturas, porém alguns mais utilizados em misturas homogêneas, já outros em misturas heterogêneas:
OBS.: De uma forma geral a separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização de mais de um método.
         Alguns métodos de separação de misturas heterogêneas

·         Catação: método de separação utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por sólidos de tamanhos diferentes, ou de um sólido não dissolvido no líquido, utilizando recursos como as mãos, uma pinça, um pegador, etc, para fazer a retirada de um sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.
·         Ventilação: método que utiliza a força do vento para arrastar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão de amendoim.
·         Flotação: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma decantação é realizada. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por areia e isopor.
·         Filtração: método no qual um filtro de papel retem o componente sólido de uma mistura formada por um sólido e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a areia da água.
·         Decantação: Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado em cima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água.
·         Separação magnética: método no qual um ímã é utilizado para retirar o componente metálico presente em uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.
·         mplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia.
Alguns métodos de separação de misturas homogêneas
·         Evaporação: método utilizado quando não temos o objetivo de reutilizar o líquido presente na mistura. Assim, ao evaporar o sólido é separado. Exemplo: separação da água do sal em uma salina.
·         Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e em seguida condensado, sendo recolhido em um outro recipiente. Exemplo: separar a mistura água e sal.

O tratamento da água envolve diversas etapas. São elas:

  • Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.
  • Coagulação: A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).
  • Floculação: Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.
  • Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.
  • Filtração: após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.
  • Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.
  • Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.
  • Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.
  • Armazenamento: Por fim, a água é armazenada em um reservatório e distribuída para as residências.
·          
                              Atividade
                     Leia o texto e responda:
1.     Qual a importância de separar as misturas?
2.     Leia o texto sobre tratamento de água e identifique as etapas que ocorre separação de misturas.
3.     Observe  no seu dia a dia onde ocorre separação de misturas e comente. 
Arte


6ºANO – ARTE
Assista o vídeo Pot-Pourri de canções folclóricas infantis brasileiras - Coral Curumim, disponível em: https://youtu.be/SxxJYkw26qk
Faça um pequeno texto, com as suas palavras, sobre o que essas músicas folclóricas brasileiras, representam para você.

Inglês



ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 6ºS ANOS A/ B/ C/ D – ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA: E.E. BENITO MARTINELLI                      PROFº:  Teacher Christina


                                                      RAINY  DAY

IT IS A RAINY DAY. 
JANE IS SAD. 
SHE WANTS TO GO OUT AND PLAY.
JANE HOPES THAT THE RAIN WILL GO AWAY SOON!!!

LEIAO TEXTO ACIMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 01 A 04:

1.      QUAL É O NOME DA PERSONAGEM DO TEXTO?

R: ____________________________________

2.      COMO ESTÁ O DIA?

A)      ENSOLARADO
B)     COM NEVE
C)      CHUVOSO

3.      COMO SE SENTE A PERSONAGEM DA HISTÓRIA?

A)     TRISTE
B)     APAVORADA
C)      FELIZ

4.      O QUÊ A PERSONAGEM QUER FAZER?

A)     ASSAR BISCOITOS
B)     SAIR E BRINCAR
C)       PINTAR UMA FIGURA


Educação Física




  •  Caderno do aluno volume 1 Ed fisica página 47.




SEMANA 1: 16/03 a 20/03





LÍNGUA PORTUGUESA

E faça também as atividades abaixo:


O Conto da Mentira
Rogério Augusto

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
RESPONDA
1.    Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.
2.    O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?


SEMANA 2:  23/03 a 27/03

3.Releia:


  
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”

Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

4.    Justifique o emprego das aspas no conto:
5.    Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a)    “A mãe tentava assustá-lo [...]”.
b)    “Felipe ria na cara dela [...]”.
c)    A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.
d)    “Até que um dia deixou de contá-las.”.
6.    Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...”.


SEMANA 3: 30/03 a 03/04

LÍNGUA PORTUGUESA

CADERNO DO ALUNO

LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 9 E RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 6




MATEMÁTICA




SEMANA 1: 16/03 a 20/03
  • Exercícios de matemática do caderno do 6 º ano A e B  do aluno pág 21 a 35



Atividade para os 6°anos

1)    Complete a tabela:
DIVIDENDO
DIVISOR
QUOCIENTE
RESTO
124
4
31
0
161
5
?
?
31
7
?
?
2020
2
?
?

2)      Responda as questões.
A)     Qual o menor número natural?
B)      Qual o sucessor de 0?
C)      Todo número natural tem sucessor?

3)      Escreva a sequência de números naturais ímpar até 49

4)      Escreva a sequência de números naturais pares ate 50

5)      Escreva três números naturais consecutivos sabendo que o maior deles é:

a)16                                                       c) 699

b)100                                                     d)1121



SEMANA 2: 23/03 a 27/03


6)      Resolva as multiplicações
a) 234x4
b) 762x5
c) 9000x100
d) 324x9
e)20678x3
f)365x5

   

7)     
Página 27:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE1: Situação problema

1.1       Resolução do professor:
Joaquim ganhou 57 pacotes com 6 garrafas; 57x6= 342

Joaquim comprou 57 pacotes com 24 garrafas; 57x24=1368

TOTAL 342+1368=1710 unidades.

Atividade: 1.2 tarefa para o aluno- CA
                1.3 tarefa para o aluno- CA
                1.4 tarefa para o aluno- CA


Página 28:

EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Orientação do professor

Quando nos deparamos com expressões numéricas que trazem várias operações ao mesmo tempo, devemos efetivar primeiro as multiplicações e divisões na ordem em que aparecem. No caso de aparecer potências. Estas devem ser resolvidas antes:
34+2.3- 25:2+2.2-14:7=
81+2.3-32:2+2.2-14:7
87-16+4-2= 71+4-2=75-2=73

 ATIVIDADE 2- Expressões numéricas (pág 28)
Atividades:   2.1 tarefa para o aluno
                   2.2 tarefa para o aluno
                   2.3 tarefa para o aluno
                   2.4 tarefa para o aluno
                   2.5 tarefa para o aluno
                   Desafio: Tarefa para o aluno



SEMANA 3: 30/03 a 03/04

Página 30 e 31
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
Orientação do professor:
Dado a sequência 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20,  ...
Se contarmos a partir do 0, de 2 em 2, teremos: 0x2=0; 1x2=2; 2x2=4; 3x2=6; 4x2=8; 5x2=10; ...
A nova sequência será: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ...
Se contarmos de 3 em 3 a partir do 0, teremos: 0x3=0; 1x3=3;2x3=6; 3x3=9; 4x3=12; 5x3=15; ...
A nova sequência será: 0, 3, 6, 9, 12, 15, ...
No primeiro caso teriamos a seqüência dos números naturais múltiplos de 2, escrevemos m(2)= 0, 2, 4, 6, 8,...
No segundo caso teriamos a sequência dos números naturais múltiplos de 3, escrevemos m(3)= 0, 3, 6, 9, 12,...

Atividade 2: 2.1 tarefa para o aluno
                   2.2 tarefa para o aluno
                   2.3 tarefa para o aluno
                   2.4 tarefa para o aluno
                   2.5 tarefa para o aluno
         
DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL

Orientação do professor
Todo o número natural que dividir outro e o resultado for exato dizemos que este número ou números são divisores do outro.
Exemplo:
1, 2, 3, 6, 9, 18 são divisores de 18
Critérios de divisibilidade : 18 é divisível por 1
                                        18 é par e é divisível por 2
                                        18 é múltiplo de 3
                                        18 é múltiplo de 6
                                        18 é múltiplo de 9
                                        18 é divisível por 18
Observação: - O zero não é divisor de nenhum número natural
                   - O número 1 é divisor de qualquer número natural
                   - Todo o número natural diferente de 0 é divisor dele mesmo
No exemplo dado, escrevemos: d(18)= 1,2,3,6,9,18

Atividade 3: 3.1 tarefa para o aluno
                   3.2 tarefa para o aluno

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
Orientação do professor
- Divisibilidade por 2: Um número é divisível por 2 quando ele é um número par, ou seja, quando terminar em 0,2, 4, 6, 8
- Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3, quando a soma dos seus algarismos for divisível por 3
Exemplos: 12 é divisível por 3, pois 1+2=3 e 3 é divisível por 3
                2541 é divisível por 3, pois 2+5+4+1=12 e 12 é divisível por 3
-Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 quando seus dois últimos algarismos for divisível por 4
Exemplo: 312 é divisível por 4, pois 12 é divisível por 4
-Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 quando terminar em 0 ou 5

Atividade 4: 4.1 tarefa para o aluno







CIÊNCIAS

SEMANA 1: 16/03 a 20/03



Antes de fazer as atividades abaixo, clique neste LINK e faça as atividades referentes ao 6º ano:

https://drive.google.com/open?id=1X1SsCz-v7R0zyWlmj4bqCs0BWkRdycqH



Materiais naturais e sintéticos
A madeira das árvores é natural
mas o banco é manufaturado
A variedade de materiais existentes à nossa volta é tão grande que, por uma questão de organização, aprendemos a classificá-los, para melhor os distinguir. A classificação pode ser feita de diferentes formas, e a classificação de acordo com a sua origem é uma dessas hipóteses.
Assim, podemos por exemplo classificá-los consoante a sua origem em Materiais Naturais ou Sintéticos
Materiais naturais
As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem.
Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas:
  Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece.
  Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.
 Materiais sintéticos
Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.
Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.
1.      Classifique em material natural , material sintético e manufaturado
Anel de ouro-
Madeira-
Tecido de lã-
Garrafas de vidro-
Pneus decarro-
Petróleo-



SEMANA 2: 23/03 a 27/03

  •       Pesquise o significado dos conceitos abaixo, todos relacionados às misturas.
a)      Substância química
b)      Mistura.
c)       Mistura homogênea.
d)      Mistura heterogênea.
e)      Fase.
2.       Classifique as misturas abaixo como homogêneas ou heterogêneas.
a)      Água + açúcar
b)      Petróleo.
c)       Sal + areia.
d)      Ar atmosférico.

e)      Serragem + areia.


SEMANA 3: 30/03 a 03/04

1.       O que é uma transformação química?
2.       Qual a diferença entre uma transformação química e um transformação física? Dê exemplos.
3.  Pesquise algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de transformações químicas.
4.       Classifique os fenômenos abaixo como transformação química ou transformação física.
a)      Amassar um papel.
b)      Fotossíntese realizada pelas plantas;
c)       Quebrar um copo de vidro;
d)      Ferver a água;
e)      Dissolução do açúcar em água;
f)        Alimento decompondo-se no lixo;
g)      Congelamento da água;
h)      Queima do carvão;
i)        Produção de queijo a partir do leite;
j)        Transformação de tecido em roupas;
k)      Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
l)        Aquecer uma panela de alumínio;
m)    Queima de papel;
n)      Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
o)      Azedamento do leite;
p)      Corte de um bolo;
q)      Digestão de alimentos;
r)       Enferrujamento de uma palha de aço;
s)       Amassar uma latinha de alumínio.


HISTÓRIA



SEMANA 1: 16/03 a 20/03

ATIVIDADES PARA OS 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Séries A,B,C,D), DE  HISTÓRIA.
(Atividades para os alunos realizarem no período do recesso antecipado)
1 = Pesquisa sobre:
= Tema:  A Pré-História
= escrever sobre como os homens e grupos humanos viviam, comiam, se organizavam durante os períodos abaixo:
a)      Paleolítico:
b)      Neolítico:
c)       Idade dos Metais:
d)      Nômade:
e)      Sedentários:
f)       Mitos de Criação:
g)      Fazer uma estória em quadrinhos sobre os temas que você estudou, como, por exemplo: a descoberta do fogo e o que os humanos podiam fazer; a utilização do ferro e o que eles fabricavam e como usavam; os animais que começaram a criar durante o Neolítico (quando se tornaram sedentários), como dividiam os trabalhos. Enfim, use a imaginação. Faça uma estória em quadrinhos, com conversas, personagens, ...
= Seu trabalho deve ser  feito no caderno e a estória em quadrinhos em folha sulfite ou folha do caderno de desenho, separada com nome completo , número e série escritos atrás do desenho;  deve conter, no mínimo , 6 (seis) quadrinhos.
= O trabalho todo vale de zero a dez;
= Deve ser escrito a caneta ;
= Pode, se  possível, imprimir ou desenhar imagens sobre os temas.
= Pode usar site de pesquisa: www.suapesquisa.com.br e www.brasilescola.com.br ou o livro didático do 6ºano.
Sugestão de filmes sobre os temas a serem pesquisados:
a)      Os Croods
b)      Os Flintstones
c)       Em busca do vale encantado



SEMANA 2: 23/03 a 27/03
A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os ____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados ______________________. A partir disso a História tenta compreender as __________________ e ________________ do tempo ___________________. O _______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.

2. Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa
3. Cite três exemplos de Fonte Histórica:



SEMANA 3: 30/03 a 03/04


AS TEORIAS DA ORIGEM DO SER HUMANO

Atualmente a teoria do Big Bang é utilizada para explicar a origem do universo. Acredita-se que o nosso planeta formou-se a cerca de 4,5 bilhões de anos e neste espaço de tempo passou por vários processos, como o resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.
Desde o momento que o homem se tornou um ser crítico, busca respostas para uma intrigante questão: Qual a origem da vida e como ele se encaixa neste contexto?
As respostas são várias, e muitas vezes atendem aos interesses políticos, culturais, econômicos ou religiosos de determinados grupos. Entretanto, é importante assinalar duas principais teorias que visam explicar não apenas a origem da vida como um todo, mas a origem do homem, estas teorias são: Criacionismo e Evolucionismo.
E aí, em qual delas você credita?

ROTEIRO

O aluno pesquisará sobre as teorias da origem do ser humanos nos sites sugeridos. Respondendo o roteiro de questões abaixo:
A) Explicar o que é a teoria criacionista.
B) Em que livro se baseia a Teoria Criacionista?
C) Segundo a Teoria Criacionista, o que foi criado em cada um dos seis dias por Deus?
D) Explique o que é a Teoria da Evolução.
E) Em qual livro se baseia a Teoria da Evolução?
F) Quais espécies antecederam o homo sapiens? Quais as características delas?

Durante a pesquisa todos os alunos devem ler atentamente as informações. E responder cada uma das perguntas utilizando para isso o seu caderno para transcrever as perguntas e suas respectivas respostas.
Abaixo encontram-se algumas sugestões de links de acesso relacionados as duas teorias.
Evolucionismo
http://brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm
http://infopedia.pt/$evolucionismo;jsessionid=TRtWr1o-8zOx90P1ufoldw
http://www.mundoeducacao.com/historiageral/evolucionismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_das_Esp%C3%A9cies 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolucionismo_social
Criacionismo
Bíblia Sagrada - Livro de Gênesis
http://www.infoescola.com/filosofia/criacionismo/
http://brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm






EDUCAÇÃO FÍSICA




SEMANA 1: 16/03 a 20/03
  • Situação de aprendizagem 1:  handebol e suas características.
  • Perguntas: 
  • a) como surgiu o handebol?       
  • b) qual e a dimensão da quadra de handebol?  
  • c)qual e a diferença do comprimento e da largura da quadra da escola?   pr
  • c) Faça desenho  ataque   com jogadores   no quadrinho   e  defesa  no quadrinho como passei na  lousa em minhas aulas.

SEMANA 2: 23/03 a 27/03

1- Tema: Danças Urbanas: O Freestyle no Hip-Hop
(Pesquisar sobre a história do hip-hop e do street dance, principais passos, escrever uma musica que gosta desse estilo musical).


3- Tema: Esportes Técnico-Combinatórios
(Pesquisar sobre a história da Ginástica Artística, principais movimentos e atletas brasileiros atuais da modalidade)

SEMANA 3: 30/03 a 03/04

realize uma entrevista com seus familiares
1.       Quando tinha minha idade qual brincadeira mais gostava?
2.       Onde você costumava brincar?
3.       Porque você escolheu essa brincadeira?
4.       Descreva como era a brincadeira escolhida.
Após realizar as entrevistas com as pessoas que moram com você, compare com as brincadeiras que você brinca
- o que tem de parecido ?
- qual você mais gosta
- porque escolheu essa brincadeira ?

·         Não se esqueça neste momento de se proteger.
·         Ajude em casa a manter a casa limpa, lave as mãos com frequência e aproveite esse momento para estudar.

ARTE


SEMANA 1: 16/03 a 20/03
Profª Larissa:

6º A, B C , D



  • Pesquisa sobre a tridimensionalidade na música.

SEMANA 2: 23/03 a 27/03


a) A qual período da música erudita essa música foi composta?
b) Quais instrumentos você consegue identificar nesta obra?


SEMANA 3: 30/03 a 03/04



6º  A, B

Atividade 3  ARTE EXPRESIVA. Esta atividade será feita no caderno de desenho..

Pesquisar historias, populares ou folclóricas, poderá ser feito com a sua família, caso seja impossível pesquisa na internet ou em livros.
Gênero da música tradicional e da música folclórica Paulista e Brasileira.
Escreva uma música que destaque em nossa cultura Brasileira, assim que efetuar a pesquisa.





INGLÊS


SEMANA 1: 16/03 a 20/03

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 6ºs anos A, B, C e D –  E. F. – Carga horária: 02 aulas

1-      Escolha a alternativa que contém a maneira correta de cumprimentar no período da tarde:

A-     Good morning
B-      Good night
C-      Good evening
D-     Good afternoon

2-      Escolha a alternativa que contém as maneiras corretas de cumprimentar as pessoas à noite e de se despedir das pessoas à noite respectivamente:

A-     Good morning / Good evening
B-      Good evening / Good night
C-      Good afternoon / Good evening
D-     Good night / Good evening

3-      Observe a imagem acima. Ela representa diferentes tipos de:
A-     Schools
B-      Hospitals
C-      Sports
D-     Universities

4-      A Senhora Vanessa Almeida é a diretora da sua escola. Escolha o tratamento educado e correto para cumprimentá-la, em inglês:

A-     Good afternoon, Mrs Almeida
B-      What’s up, Vanessa !
C-      Hello, girl !
D-     Hi, Vanessa !

5-      Escolha a alternativa correta, que contém o número correspondente, em inglês, na seguinte informação:   “ Júlia is 15 years old “:

A-     fifteen
B-      five
C-      eleven
D-     twelve


SEMANA 2: 23/03 a 27/03



SEMANA 3: 30/03 a 03/04




6 comentários:

  1. na matéria de inglês 3 questão necessita de uma imagem para responder

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  2. Observe a imagem acima. Ela representa diferentes tipos de:

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  3. Não tem imagem para responder a questão 3 de inglês

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  4. O que é para fazer na última atividade de inglês

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  5. tem alguém olhando este blog? se a pessoa responsável pelo blog estiver ai me responda por favor

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