PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 8º ANO A e B - ENSINO FUNDAMENTAL – LINK:
https://bit.ly/2YBMsk2
História
via WhatsAPP
Ciências
Arte
Inglês
Educação Física
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
ATIVIDADES
PARA 8º ANOS (A e B)
1. Elaborar
um texto com características da tipologia “descrever ações”.
2. Criar
um anúncio para rádio ou televisão usando os meios de comunicação que tem.
3. Criar
uma receita lúdica.
Avaliação
de matemática 8°ano
Nome:____________________________________________________n°________
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 8º ANO A e B - ENSINO FUNDAMENTAL – LINK:
https://bit.ly/2YBMsk2
História
via WhatsAPP
Ciências
Quais são os
recursos energéticos mais questionados devido a sua poluição? Cite e Explique.
O que são
energias renováveis ? Explique e exemplifique.
Arte
Inglês
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA-MÉDIO- 8ºs ANOS A, B, C, D
ESCOLA: EE BENITO
MARTINELLI. PROFª: Teacher Christina.
CARGA HORÁRIA:
02 aulas. (semana de 27/4 a 01/5)
Leia o texto abaixo para responder às
questões de 1 a 3:
If two Chinese scientists are to be
believed, China nearly
made the first hybrid decades earlier. In 1967, they came close to creating a
human-chimpanzee hybrid—and if the experiment hadn’t been shut down early, they
would have succeeded.
Two scientists
from Shenyang have claimed that they participated in an experiment in which
they successfully impregnated a female chimpanzee with human sperm. Their goal was to
create a new, more highly evolved chimpanzee with a larger brain and a wider
mouth. Ultimately, they hoped that their new creature would be able to speak […
] http://listverse.com/2018/06/25/10-experiments-that-have-
created-real-human-animal-hybrids/
1.
De onde este texto foi retirado?
R:______________________________
2. Encontre no texto acima:
A) um número cardinal_________________________
B) um número
ordinal__________________________
C) o nome de uma parte do
corpo_________________
D) o nome de um
animal_______________________
E) o nome de um
país__________________________
3. Analise o título e assinale na
alternativa que melhor explica o assunto abordado no texto acima:
A) o assunto tratado no texto
é sobre uma experiência feita por americanos, que transformou um animal em um ser híbrido, ou
seja, meio macaco, meio humano.
B) o assunto
tratado no texto é sobre uma experiência feita por chineses que transformou um
macaco em um ser híbrido, ou seja, meio macaco, meio humano.
C) o assunto tratado no texto
é sobre uma experiência feita por humanos que transformou um chinês em um ser
híbrido, ou seja, meio macaco, meio humano.
D) o
assunto tratado no texto é sobre uma experiência feita por chineses, que
transformou um macaco em um ser híbrido, ou seja, meio macaco macho, meio
macaco fêmea.
Educação Física
Caderno do Aluno vol 1, páginas 42 ,30 e 24
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo com
muita atenção:
Embaixo
da ponte, sem número
Katia
Calsavara
O endereço
das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao
lado da ponte da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo. Acredite se quiser: o
buraco fica na própria estrutura do viaduto, como uma toca de tatu.
Lá não entra
luz do sol, e o chão é de terra batida. Luz elétrica, só à noite, quando os
postes da rua são acesos. “Mas é melhor que morar na favela. Sonho com uma casa
de verdade”, diz Juliana S., 12.
Dentro do
buraco, duas famílias dividem o espaço. De um lado da ponte, fica a família de
Juliana, com sete pessoas. Do outro lado, a de Daniel R., 11, que vive com a
mãe, os dois irmãos e mais cinco primos, que sempre ficam “hospedados” na
“casa”.
“Eu falo para
os meus amigos que moro neste buraco. Vou esconder por quê? Mas eles dão risada
de mim”, conta Jaqueline S., 9.
Rua é quintal
Espaço para tanta gente não há. As crianças
se amontoam para dormir em colchões espalhados pelo chão. Além das péssimas
condições de higiene, elas correm risco ao brincarem numa área tão próxima à
rua, onde os carros passam a mais de cem quilômetros por hora. O “quintal”
delas é um gramado da marginal Tietê.
Os
meninos engraxam sapatos para ajudar nas despesas, ou então vendem panos de
prato. “Tiro uns 30 reais às sextas-feiras. Engraxo lá no Bom Retiro”, conta
Rafael. Para tomar banho, eles precisam esquentar água, que buscam em um posto
perto da “casa”. “Eu tomo banho quando dá”, diz o garoto.
Segundo
pesquisa realizada pela Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), neste ano,
cerca de 1480 famílias (ou 5600 pessoas) moram embaixo de viadutos em São Paulo.
(Fonte: Jornal “Folha de São Paulo”, 27 de
out. 2001.).
Questões:
1. Qual é o assunto
tratado na notícia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. As duas famílias,
citadas na notícia, enfrentam diferentes problemas pelo fato de morarem em um
buraco, localizado embaixo de um viaduto. Marque a alternativa que não apresenta um problema
enfrentado por elas:
a) péssimas condições de
higiene.
b) inundação provocada pela água
da chuva.
c) risco de morte por
atropelamento.
d) falta de luz solar.
3. Releia este trecho retirado da notícia:
“Eu falo para
os meus amigos que moro neste buraco. Vou esconder por quê? Mas
eles dão risada de mim”,
conta Jaqueline S., 9.”
A parte, acima sublinhada, no
depoimento de Jaqueline, revela que os amigos dela são:
a) solidários
b) amáveis
c) preconceituosos
d) piedosos
4. Na frase “Além
das péssimas condições de higiene, elas correm risco ao
brincarem numa área tão próxima à rua (...)”, a palavra destacada refere-se a
quem?
______________________________________________________________________________
5. Ao colocar na
notícia depoimentos das crianças que moram no buraco, debaixo de um viaduto em São Paulo , a repórter
utiliza determinado sinal de pontuação. Qual sinal é esse? Para que ele foi
empregado?
______________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
8° Ano do Ensino Fundamental
Caderno do Aluno - Situação de Aprendizagem 1
I) Atividade 1: Potenciação com Expoentes Inteiros - pg. 23;
II) Atividade 2: Estimando Raiz Quadrada - pg. 24 e 25;
III) Atividade 3: Na Prática ... Potências e Raízes - pg. 25;
Exercícios sobre a
multiplicação de números inteiros
questão 1
Após
encontrar o resultado da potência a seguir, e multiplicá-lo por – 30,
encontra-se:
(–
5)3
a)
125
b)
225
c)
1700
d)
3750
e)
– 3750
questão 2
Qual
é a solução da expressão numérica a seguir?
(–
3)3·4·(– 8)
a)
864
b)
– 864
c)
958
d)
994
e)
1020
questão 3
Encontre
a solução do produto a seguir e eleve-a ao quadrado. O resultado correto será
qual das alternativas abaixo?
16·(–
2)
a)
2048
b)
– 1024
c)
1024
d)
512
e)
– 512
questão 4
A
respeito do produto entre números inteiros, assinale a alternativa correta.
a)
O produto entre dois números inteiros sempre tem resultado positivo.
b)
O produto entre dois números inteiros com sinais negativos tem resultado
negativo.
c)
O produto entre dois números inteiros com sinais positivos tem resultado
positivo.
d)
O produto entre dois números inteiros diferentes tem resultado negativo.
e)
O produto entre dois números com sinais diferentes tem resultado negativo.
CIÊNCIAS
Atividade 8º
ano/ Ciências
Habilidades: Analisar e avaliar a relação entre a produção
de energia e o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
5 Hábitos
que estimulam o consumo consciente de energia elétrica
Você sabia que praticamente toda a energia elétrica
produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas? E apesar de essa ser
considerada uma matriz energética relativamente sustentável e limpa, sua
capacidade de geração está totalmente atrelada ao regime pluviométrico. Assim,
em tempos de seca e alto consumo, o risco de apagão aumenta de maneira
significativa. Mesmo que os grandes responsáveis pelo consumo de energia
elétrica em nosso país sejam as indústrias da transformação e o setor agrícola,
a sociedade civil tem sim um papel importantíssimo quando o assunto é consumo
consciente de energia. É aquela velha história: se cada um fizer sua parte, o
todo sai enormemente beneficiado.
Substitua lâmpadas incandescentes por LED
É fato: as lâmpadas incandescentes usam apenas 10% de toda a
energia que consomem para gerar luz. Os outros 90% são perdidos em forma de
calor. Por isso é que esse tipo de lâmpada costuma ficar quente quando acesa
por longos períodos. Por outro lado, as lâmpadas de LED possuem uma eficiência
extremamente alta, usando praticamente toda a energia que consomem para gerar
luz. Com isso, diminuem drasticamente o consumo de energia e duram muito mais
tempo. Apesar de terem um custo considerado alto, a aquisição de lâmpadas de
LED se paga em pouquíssimo tempo, dada a grande economia de energia que
proporcionam. Acredite: os resultados podem ser vistos na conta de energia
elétrica já no primeiro mês!
Tire os aparelhos em stand by das
tomadas
Sabe aquele hábito inofensivo de deixar o carregador do
celular sempre plugado na tomada, mesmo quando não está sendo usado? Pois esse
vício aparentemente inofensivo pode na verdade ser responsável por mais que 10%
do valor total de sua conta de energia elétrica! Assim, só os conecte quando
realmente for recarregar os aparelhos. Da mesma maneira, os eletroeletrônicos
que possuem o modo stand by, ficando com aquela luzinha vermelha
ligada constantemente, gastam uma quantidade considerável de energia por mês. O
ideal é se acostumar a retirá-los da tomada quando não forem usados por tempos
prolongados.
Use o ar-condicionado de maneira consciente
Vivemos em um país tropical, com temperaturas altas
praticamente o ano todo na maior parte das regiões, certo? E com o agravante do
aquecimento global, que aumentou a temperatura média em todo o planeta, o
ar-condicionado passou da categoria de artigo de luxo para item quase essencial
em muitas residências brasileiras. Porém, por ser um equipamento que consome
muita energia, é preciso usá-lo de maneira consciente.
Para tanto, regule o termostato para uma temperatura
agradável (por volta de 24 graus), mantenha os filtros sempre limpos e feche
bem portas e janelas. Essas atitudes não sobrecarregam o aparelho, o que faz
com que ele gaste menos energia para resfriar o ar. Além disso, instale o
ar-condicionado sempre na parte alta dos cômodos. Isso porque, como o ar frio é
mais denso que o ar quente, ele tende a descer. Assim, ao estar no alto, o
resfriamento dos ambientes se torna mais fácil e rápido.
Evite abrir a geladeira frequentemente
A cada vez que é aberta, a geladeira deixa o ar frio
escapar, fazendo com que o aparelho tenha que trabalhar mais para novamente
resfriar o ambiente interno. Por isso, só abra a porta da geladeira quando
necessário e, pelo mesmo motivo, evite guardar alimentos ainda quentes. É importante
também que a borracha de vedação da porta está em bom estado, o que também
evita a saída do ar frio. E para testá-la é simples: prenda uma folha de papel
na porta. Se, ao puxá-la, ela sair com facilidade, está na hora de substituir.
Por fim, faça degelos frequentes, a fim de evitar o acúmulo de gelo, e esqueça
de vez o hábito de colocar roupas para secar na parte de trás, evitando causar
danos ao motor.
Dê uma boa acelerada no banho
Em uma família composta por 4 pessoas, ao diminuir em apenas
2 minutinhos o tempo de cada integrante embaixo do chuveiro, a economia na
conta de energia elétrica já sofre uma boa queda! No dia a dia, assim como o
ar-condicionado, o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da economia de
energia. Então que tal acostumar a turma toda a tomar banhos mais rápidos,
deixando a chave do chuveiro na posição verão sempre que possível? Além disso,
desenvolva o hábito de limpar com frequência os furinhos por onde a água do
chuveiro sai. Essa atitude simples faz com que o aparelho não fique
sobrecarregado e funcione de maneira mais eficiente.
Todas essas pequenas atitudes listadas acima podem fazer com
que a economia em sua conta de energia elétrica seja bastante significativa
logo no primeiro mês. Mas ainda é necessário esclarecermos que, muito além dos
ganhos financeiros individuais, o consumo consciente de energia é um dever de
todo cidadão, visto que vivemos em uma era em que os recursos naturais estão
cada vez mais escassos. Sem mudanças efetivas nesse sentido, as gerações futuras
correm o risco de ser severamente prejudicadas.
1.Após leitura do texto responda :Por que economizar
energia elétrica?
HISTÓRIA
A Baixa Idade Média foi o segundo período da Idade Média, compreendido entre os séculos XI e XV, que correspondeu à desagregação do sistema feudal e a consequente transição para o sistema capitalista.
Com a integração dos mundos romano e germânico e a formação de novos reinos europeus, a cultura medieval atingiu seu apogeu.
Características: Resumo
As principais características da Baixa Idade Média foram:
A Crise do Feudalismo
O sistema feudal, também chamado de feudalismo, tinha por base principal a exploração servil, entrou em processo de desagregação a partir do século XI.
O fim das invasões germânicas, ocorridas na Alta Idade Média, resultou em condições mais estáveis de vida e um crescimento gradativo da população e consequentemente o aumento do consumo e a necessidade de implementar a produção agrícola.
A ampliação das áreas produtivas e o desenvolvimento de técnicas agrícolas, com o uso de arado de ferro e o aperfeiçoamento dos moinhos hidráulicos, gerou um excedente de produção que passou a ser comercializada. Fato que contribuiu para a transformar as sociedades rurais europeias.
As Cruzadas
As Cruzadas foram expedições militares, organizadas pela igreja, contra o avanço dos muçulmanos e a retomada do Santo Sepulcro, em Jerusalém, como também o interesse em dominar as rotas comerciais de mercadorias orientais, controladas pelos muçulmanos e pelos bizantinos.
As cruzadas se transformaram em uma série de oito expedições à Terra Santa, realizadas entre os séculos XI e XII.
Renascimento Comercial
Na Baixa Idade Média, as rotas comerciais do Mediterrâneo, antigo caminho das cruzadas, logo se tornaram importantes e lucrativas.
As cidades italianas, Gênova e Veneza eram ponto de partida para os centros comerciais do Mediterrâneo Oriental, como Alexandria, Trípoli, Tiro, além de Constantinopla, porta de entrada para o mar Negro e parte da Europa Oriental e Ásia Ocidental.
A partir do século XI formou-se na Europa, um grande mercado consumidor de luxuosos produtos orientais, como seda, tapetes, joias e principalmente especiarias, como cravo, canela, pimenta-do-reino, gengibre, etc.
Renascimento Urbano
A vida urbana começou a ressurgir na Europa a partir do renascimento comercial, no século XI. Novas cidades se edificaram às margens dos rios, nos litorais e principalmente nas proximidades dos burgos fortificados, onde geralmente havia uma catedral, o palácio do bispo ou um castelo senhorial.
Fixar-se perto de um burgo significava, para os comerciantes, segurança e proteção contra salteadores. Nascia uma nova classe social, a burguesia, formada por artesões, mercadores, banqueiros e donos de companhias de comércio.
A medida que as cidades cresciam e as relações feudais se transformavam, um novo sistema econômico começou a despontar na Europa: o capitalismo.
Para saber mais, leia também o artigo: Renascimento Cultural.
Peste Negra
A população urbana cresceu até o século XIV, quando veio a peste negra, entre 1346 e 1353, que dizimou grande parte da população europeia, levando a violenta retração dos mercados consumidores e da atividade comercial. Uma recuperação da economia só iria ocorrer do século XV em diante.
Outros fatos históricos importantes que ocorreram na Baixa Idade Média foram:
- A Formação das Monarquias Nacionais
- A Guerra dos Cem Anos
- As transformações religiosas e culturais da Baixa Idade Média.
Faça a seguinte atividade:
ESCOLA
________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Baixa
Idade Média
1)
As mudanças estruturais ocorridas durante a passagem do feudalismo para o
capitalismo relacionam-se com o(a):
a)
enfraquecimento urbano.
b)
diminuição do comércio.
c)
fortalecimento dos senhorios.
d)
ascensão da burguesia.
e)
crítica ao liberalismo.
2)
várias mudanças ocorreram na passagem da Idade Antiga para a Idade Média. Entre
estas mudanças destacam-se:
a)
a fragmentação da propriedade da terra e o desaparecimento das vilas.
b)
o colapso do trabalho servil e a gradual implantação do trabalho escravo.
c)
o declínio do escravismo e sua substituição pelo sistema de trabalho servil.
d)
o fortalecimento do poder real e o enfraquecimento dos grandes proprietários.
e)
o incremento do comércio e a grande expansão territorial.
3)
Marque a alternativa INCORRETA sobre as universidades no contexto da Idade
Média.
a)
Eram estimuladas pela nascente burguesia, que via o conhecimento como um fator
favorável à plena realização de seus negócios.
b)
Surgiram em decorrência do renascimento das atividades comerciais e da
prosperidade dos centros urbanos.
c)
Gozavam de privilégios, como a isenção de impostos e contribuições e o direito
de julgamento de seus membros em foro especial.
d)
Agregavam mestres e discípulos dedicados ao ensino superior de alguns ramos do
saber: teologia, filosofia, ciências, letras, direito e medicina.
e)
Cumpriam o papel de formadoras de consciências críticas e de contestadoras do
regime feudal.
4)
É correto afirmar que um dos fatores responsáveis pela desestruturação do
sistema feudal foi:
a)
as grandes colheitas de cereais e os baixos preços alcançados nas feiras
tradicionais.
b)
a erradicação das epidemias que grassavam na Europa, dizimando parte da
população.
c)
o estabelecimento de relações cordiais entre senhores e servos, fortalecendo o
contrato vassálico.
d)
a cessação de guerras e revoltas que assolavam o mundo europeu, principalmente
na Gália.
e)
o agravamento das contradições entre o campo feudal e as atividades mercantis
urbanas
5)
Criador de uma ordem religiosa mendicante, destacou-se pelo seu compromisso com
os pobres e pela ação precursora na defesa da natureza na Idade Média. Assinale
a alternativa correta.
a)
São Tomás de Aquino
b)
São Francisco de Assis
d)
Santo Inácio de Loiola
e)
São Bernardo
6)
Do ponto de vista político, a transição da sociedade feudal para a sociedade
moderna foi caracterizada
a)
pela luta do clero e da aristocracia para manter seus privilégios.
b)
pela associação de interesses dos grupos burgueses em ascensão e das monarquias
interessadas em retomar efetivamente o poder.
c)
pela manutenção dos privilégios do clero e da aristocracia por parte dos reis,
ao mesmo tempo em que permitia à burguesia acumular capitais e parcelas do
poder.
d)
pela diminuição do poder de intervenção da Igreja nos assuntos internos das
monarquias em formação.
e)
por todas as alternativas citadas
EDUCAÇÃO FÍSICA
Situação de aprendizagem 1 experimentando esportes de rede-parede.
a)você já teve a oportunidade de praticar esporte de rede?
b) existem materiais diferenciados para o esportes de rede e parede
c) Você consegue citar os materiais fazendo uma relação com o esporte em que ele e usado?
d) Você conhece as regras do voleibol? Cite 3.
e)Pesquise sobre a historia do voleibol .
ARTE
- Pesquisa sobre a Artista plástica Regina Silveira.
INGLÊS
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 8ºS ANOS A e B – ENSINO MÉDIO
– Carga horária 02 aulas
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5
COME
AND VISIT THE INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in
1998 in Cape Town, South Africa, as a monument to the Afrikaans language, the
museum was officially inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the
country. There are six rooms in the museum, each one dedicated to an aspect of the language. The visitors can walk
around the museum and see a lot of literature texts, poems and important
folklore in this language. These texts show the influence of other languages on
Afrikaans vocabulary: English, Portuguese, Dutch etc. TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4
in the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.
1 - Qual é o assunto
tratado no texto?
__________________________________________________________________________
2 - Quando foi
inaugurado o monumento citado no texto?
__________________________________________________________________________
3 - Quantas salas
estão disponíveis para visitação nesse local?
__________________________________________________________________________
4 - No texto, as
abreviações: MON, FRI e SAT, correspondem a quais dias da
semana,
respectivamente,
em português?
__________________________________________________________________________
5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário