PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
Clique no link abaixo para realizar as atividades:https://forms.gle/h49WYwY6dFXhCyjC7
Matemática
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 2ª SÉRIE A e B - ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/3c1JdGM
História
REFORÇO E REVISÃO DE CONTEÚDO = 1º Bimestre = 2º ano A/B = Ensino Médio (27-30/04/20)
1 = Explique o que foi o Movimento do Renascimento Cultural da Era Moderna: ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________
2 = Quais eram as principais características do Renascimento Cultural?
______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________
3 = Explique, de acordo com os nossos estudos, o conceito do Humanismo: ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________
4 = Escreva, com suas palavras, a importância da razão humana diante do Movimento do Renascimento Cultural; valorização do homem; do pensamento crítico; da ciência:
______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________
Arte
EE. Prof.
Benito Martinelli
Profª Alaíde
Emídio de Sousa Felgueiras
Atividades
para a 2ª série do Ensino Médio.
Leia com
atenção o texto.
Mediação cultural
https://pt.wikipedia.org/wiki/Media%C3%A7%C3%A3o_cultural
Atividades
1) Responda:
Qual
é objetivo da mediação cultural e artística?
2) Elabore
2 exemplos de convite para um evento cultural ou artístico imaginário.
3) Elabore
ingressos para um evento cultural ou artístico imaginário.
Exemplo de Convite
Inglês
ATIVIDADE DE LÍNGUA
INGLESA – 2ºS ANOS A e B – ENSINO
MÉDIO
ESCOLA: E.E.
BENITO MARTINELLI. PROFª: Teacher Christina.
LEIA O TEXTO ABAIXO E
RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 01 A 04:
SUPERHERO COMIC CONTEST
Rizka is a
17- year-old high schooler from South Sulawesi, Indonesia, who loves coffee and
bicycling. “ I’m a shy person but, please, do not hesitate to approach me,”she
says. As she was inspired to keep drawing by someone, she hopes her drawing can
inspire someone else too. “ I planned to create Cipta with a concept of
fighting the silence with silence.”
Rajwa, also
know as Cipta, is a 15-year-old who can turn her drawings into real-life
objects and control them to stop school violence. She gives her sketchbook to
children who are afraid to speak up. In it, they can draw or write the object
they want her to ceate and control. She draws and then spreads ‘sketch-birds’
across the community for children to write down their problems and send a
message to her and whoever they would like.
Accessed on
Oct. 21,2019.
1-
De onde este texto foi retirado?
R:
_________________________________________________________________
2-
Qual é o assunto geral do texto?
R: _________________________________________________________________
3-
Esta frase: IF YOU DON’T KNOW HOW TO TALK YOUR PROBLEM,
TRY TO DRAW IT. tem muito a ver com o assunto do texto. Transcreva-a
na sua língua materna.
R: _________________________________________________________________
4- ESCREVA
ou DESENHE ou faça COLAGENS que defina
uma pequena biografia sua contendo: Who
are you; your aspirations; your
dreams; your expectations.
R: _________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Educação Física
O PADRÃO DE BELEZA
IMPOSTO PELA MÍDIA
Temos vivido a era dos direitos humanos, mas
por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de
comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não
percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje.
Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando
para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia.
Em uma sociedade democrática, as mulheres
tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de
comunicação, os quais tem dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão
perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas
com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta
escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera
uma auto rejeição terrível.
Após a leitura do texto
responda:
Quais padrões de beleza a
mídia impõe nos dias atuais?
Como isso interfere na
vida especialmente das mulheres?
Como você se sente ou como isso interfere em sua vida?
Sociologia
Acesse o link e responda às questões:
http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167
A partir do que foi explanado no vídeo e no texto acima, responda às questões:
1) Explicar as características que definem o fato social.
2) Explicar o que Durkheim define como anomia.
3) Definir solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Filosofia
Caderno do Aluno - Filosofia - 2° Série do EM - Volume I
Situação de Aprendizagem II - Introdução à Ética
Pesquisa Individual pg 15 e 16;
Leitura e Análise do texto: Cinco jovens de classe alta agridem doméstica" pg 16
Exercícios de Fixação de Conteúdos pgs 17-18
Biologia
Atividades sobre Estrutura
celular.
Disciplina: Biologia Turma:
2ª séries do Ensino Médio Prof. Rodrigo Batista
.
Ao estudar
as células podemos notar que em seu interior existem pequenas estruturas as
quais denominamos por organelas, que significa pequenos órgãos. Descreva a
funcionalidade de cada organela presente nas células.
Mitocôndrias:
Lisossomos:
Núcleo:
Ribossomos:
Complexo golgiense:
Vacúolo:
Retículo endoplasmático liso e rugoso:
Química
Atividades sobre Poluição
do Rio Tietê.
Disciplina: Química Turma:
2ª séries do Ensino Médio Prof. Rodrigo Batista
Quantidade de aulas contempladas: 2 aulas – 27 a 30
de Abril de 2020.
A agonia do rio Tietê na
cidade de São Paulo
O rio Tietê foi muito utilizado para a navegação e até mesmo para a
prática de esportes náuticos, principalmente, na região metropolitana de São
Paulo. A partir da década de 1950, com o crescimento populacional e industrial
desordenado da cidade de São Paulo, passou a receber o esgoto doméstico e
industrial, deixando suas águas poluídas e contaminadas. Isso permanece até os
dias de hoje, uma agonia que não tem fim. (https://revistaadnormas.com.br/2019/01/15/a-agonia-do-rio-tiete-na-cidade-de-sao-paulo.
Acessado em 28/04/2020)
Após a leitura do trecho acima, produza um texto
apontando as causas e consequências da atual situação do rio tietê, assim como
a tentativa de despoluição do rio e se há possibilidades de abastecer a cidade
de São Paulo com a água do rio tietê.
Física



E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
NOME:
__________________________________________
N° ____ ANO/SÉRIE:
2º E.M.

PROFESSOR: ______________________________________ DATA: ____
/ ____ / 2020.
-Realizar as atividades das paginas 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51e
52 da apostila de Física .
-Interpretação de texto para responder questionario.
-Exercícios para calcular as conversões das escalas
termométricas.
-Interprteção do experimento para responder
questionario.
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades remotas de Língua Portuguesa
Professora: Alessandra Ferreira
2ª serie A/B do Ensino Médio
Revisão de conteúdo
Semana de 23 a 27 de março de 2020
5 aulas
VEJA O VÍDEO ABAIXO (clique no link) e Faça as atividades propostas:
link: https://www.youtube.com/watch?v=ea65K0B9TLk
Atividades: responda em seu caderno.
1) Explique as Cantigas de Amor.
2)Explique as Cantigas de Escárnio.
3) Explique as Cantigas de Maldizer.
4) Explique as Cantigas de Amigo.
1) Explique as Cantigas de Amor.
2)Explique as Cantigas de Escárnio.
3) Explique as Cantigas de Maldizer.
4) Explique as Cantigas de Amigo.
O que é o
Trovadorismo?
O trovadorismo é tido como a primeira manifestação de um
movimento literário da língua portuguesa.
A literatura trovadoresca nos apresenta quatro cantigas:
CANTIGAS DE AMOR
– Nas cantigas de amor o eu lírico é sempre um homem.
– A dama está sempre em uma posição de superioridade em
relação ao eu lírico, muitas vezes o motivo da coita amorosa. É uma paixão
infeliz, o amor não é correspondido.
– São marcadas pelo convencionalismo, um amor cortês, no
ambiente palaciano, alto escalão social.
– As cantigas de amor têm origem provençal (região no sul da
França), portanto ainda carregam algumas influências da língua francesa.
“Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”
Afonso Fernandes
– Trata-se da relação amorosa entre camponeses.
– O eu lírico é sempre uma mulher. Apesar de não serem
compostas por uma mulher.
– A saudade é tida como um tema central nas cantigas de
amigo (a mulher com saudade do homem que está ausente).
– Nas cantigas de amigo o amor não é impossível (é um amor
real).
– Tem um ritmo mais marcado que as cantigas de amor.
Cantiga da amigo de D. Dinis
“Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?”
CANTIGAS DE ESCÁRNIO
– As críticas eram feitas de forma indireta.
– O escárnio é feito através de ironias e trocadilhos.
– Na maioria das vezes fazem críticas e zombam dos
comportamento dos nobres, criticam e denunciam mulheres que não seguem as
regras do amor cortês (convenções sociais do relacionamento).
CANTIGAS DE MALDIZER
– As cantigas de maldizer trazem as críticas de forma
direta.
– Tem a intenção clara de difamar.
– Fazem uso de linguagem ofensiva e de palavras de baixo
calão.
– Era comum que as cantigas de maldizer tivessem como alvo
os relacionamentos amorosos de membros do clero e da nobreza.
Cantiga de maldizer- Afonso Eanes de Coton
Maria Mateu, daqui vou desertar.
De cona não achar o mal me vem.
Aquela que a tem não ma quer dar
e alguém que ma daria não a tem.
Maria Mateu, Maria Mateu,
MATEMÁTICA
Professora Edilene Teixeira
2° Ano do Ensino Médio
Caderno do Aluno: Tema 2
A Periodicidade e o Modelo da Circunferência Trigonométrica
I) Atividade 1 da pg. 11;
II) Atividade 2, 3 e 4 da pg. 12;
III) Atividade 5, 6 e 7 da pg. 13 e 14;
ATIVIDADES DE REFORÇO:
IV) Converta os graus abaixo em radianos:
a) 60°;
b) 12°;
c) 350°;
V) Converta os radianos abaixo em graus:
a) 10/9 pi rad;
b) 11/18 pi rad;
c) 4/3 pi rad;
VI) Construa a circunferência trigonométrica com as medidas de cada quadrante em grau e radiano.
BIOLOGIA
Disciplina de Biologia – 2º Colegial A e B
Pesquisar: MITOCÔNDRIAS, LISOSSOMOS, RETÍCULO
ENDOPLASMÁTICO LISO E RUGOSO.
QUÍMICA
Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 2º Colegial A e B / PROF. RODRIGO
Atividade 2 Caderno do aluno SP faz escola- página 32- Atividade 2.B
Pesquisar: ETAPAS DO TRATAMENTO DE ESGOTO
FÍSICA



Exercícios de Física

1- Aprendiz
de Marinheiro -
Três termômetros
de mercúrio são colocados num mesmo líquido e, atingido o equilíbrio térmico, o
graduado na escala Celsius registra 45 ºC. Os termômetros graduados nas escalas
Kelvin e Fahrenheit, respectivamente, devem registrar que valores?
a) 218 K e 113 ºF
b) 318 K e 113 ºF
c) 318 K e 223 ºF
d) 588 K e 313 ºF
e) 628 K e 423 ºF
b) 318 K e 113 ºF
c) 318 K e 223 ºF
d) 588 K e 313 ºF
e) 628 K e 423 ºF
2-Um
termômetro digital, localizado em uma praça na Inglaterra, marca a temperatura
de 10,4 ºF. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a
a) - 5 ºC
b) - 10 ºC
c) - 12 ºC
d) - 27 ºC
e) - 39 ºC
b) - 10 ºC
c) - 12 ºC
d) - 27 ºC
e) - 39 ºC
3-O calor é definido como uma energia
térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato
se deve inicialmente a:
a) temperaturas dos corpos serem iguais
b) temperatura dos corpos serem diferentes
c) os corpos estarem muito quentes
d) os corpos estarem muito frios
e) nda
4- No inverno, usamos roupas de lã baseados no fato de a lã:
a) ser uma fonte de calor.
b) ser um bom absorvente de calor.
c) ser um bom condutor de calor.
d) impedir que o calor do corpo se propague para o meio exterior.
e) n.d.a
HISTÓRIA
E.E. Prof. BENITO
MARTINELLI
ATIVIDADES DE
HISTÓRIA PARA OS ALUNOS DOS 2º ano A/B
do Ensino Médio (Período antecipado de recesso escolar)
1 = Pesquisa de História: (Roteiro)
=Tema = O
Renascimento Cultural e Urbano da Era Moderna
= Pesquisar o que foi:
a) O Movimento
do Renascimento Cultural;
b) Humanismo;
c) Hedonismo;
d) Antropocentrimo;
e) Mecenas;
f) Renascimento
Científico:
g) Leonardo Da
Vinci – suas principais obras e invenções no início do período do Renascimento;
Obs.: sugestão de site para pesquisa: www.suapesquisa.com.br
= Também podem ser feito em livros didáticos do 2ºANO do
Ensino Médio e uso do Dicionário.
= Pode, se possível, imprimir imagens e mapas da época;
= Deve ser
escrito a caneta e no caderno de História para avaliação posterior.
SUGESTÃO DE FILMES
SOBRE O TEMA DA PESQUISA:
a) Romeu e Julieta
b) Shakespeare Apaixonado
c) A vida de Leonardo Da Vinci
d) Hamlet
SOCIOLOGIA
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
FILOSOFIA
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
Sobre o racismo social, responda:
1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?
2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisar história e regras principais do Tênis.
CAPACIDADES FÏSICAS
Capacidades Físicas
são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em
outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de
treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Muitas vezes, deficiências em algumas
capacidade físicas podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades
para participar de certas manifestações da Cultura de Movimento.
É através das capacidades físicas que
se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais
complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais
flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível
de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como
vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos
anos.
As capacidades físicas podem ser
assim definidas:
AGILIDADE: "Capacidade
de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção."
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em
certas articulações com amplitude de movimento apropriada."
FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre
por meio de ações musculares."
RESISTÊNCIA: "Capacidade de sustentar uma dada carga
de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga."
VELOCIDADE: "Capacidade de executar movimentos
cíclicos na mais alta velocidade individual possível."
Equilíbrio:
"É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares
com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da
gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.
Em um Jogo de Tenis
usamos todas essas capacidades físicas. Escreva qual momento do jogo usamos
essas Capacidades Físicas.
ARTE
Atividades para os alunos das 1ªs séries A, B, C, D
Olá alunos,
Seguindo as orientações da Secretaria de Educação do Estado
de São Paulo, organizei as atividades para serem realizadas, por vocês, em
casa.
Como o Estado ofereceu a todos o CADERNO DO ALUNO – 1º
Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o material mais democrático e
pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por aulas, assim, facilitando a
sua compreensão e aprendizagem. O próprio material traz endereços que poderão
ser acessados via internet.
Material: Caderno do
Aluno do 1º Bimestre.
2 aulas - p. 79 - 81:
Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 81 - 82:
Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 82 - 84:
Ler e responder as questões.
Bons estudos
e um grande abraço,
Professora
Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
INGLÊS
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5
COME AND VISIT THE INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in 1998 in Cape Town, South Africa, as a monument to the Afrikaans language, the museum was officially inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the country. There are six rooms in the museum, each one dedicated to an aspect of the language. The visitors can walk around the museum and see a lot of literature texts, poems and important folklore in this language. These texts show the influence of other languages on Afrikaans vocabulary: English, Portuguese, Dutch etc. TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4 in the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.
1 - Qual é o assunto tratado no texto?
_______________________________________________________________________
2 - Quando foi inaugurado o monumento citado no texto?
3 - Quantas salas estão disponíveis para visitação nesse local?
_______________________________________________________________________
4 - No texto, as abreviações: MON, FRI e SAT, correspondem a quais dias da semana,
respectivamente, em português?
_________________________________________________________________________
5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário