segunda-feira, 23 de março de 2020

2ª Ens. Médio


PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.

Fiquem em casa!
Equipe Gestora.



NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio

Língua Portuguesa

Clique no link abaixo para realizar as atividades:https://forms.gle/h49WYwY6dFXhCyjC7

Matemática

Geografia

ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 2ª SÉRIE A e B -  ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/3c1JdGM


História


REFORÇO E REVISÃO DE CONTEÚDO = 1º Bimestre = 2º ano A/B =  Ensino Médio (27-30/04/20)
1 = Explique o que foi o Movimento do Renascimento Cultural da Era Moderna: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 = Quais eram as principais características do Renascimento Cultural?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 = Explique, de acordo com os nossos estudos, o conceito do Humanismo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 = Escreva, com suas palavras, a importância da razão humana diante do Movimento do Renascimento Cultural; valorização do homem; do pensamento crítico; da ciência:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Arte


EE. Prof. Benito Martinelli
Profª Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
Atividades para a 2ª série do Ensino Médio.
Leia com atenção o texto.

Mediação cultural
Acesse o link para responder às questões:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Media%C3%A7%C3%A3o_cultural


Atividades
1)  Responda:
Qual é objetivo da mediação cultural e artística?

2)  Elabore 2 exemplos de convite para um evento cultural ou artístico imaginário.

3)  Elabore ingressos para um evento cultural ou artístico imaginário.


Exemplo de Convite


Inglês


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 2ºS ANOS A e B – ENSINO MÉDIO
ESCOLA: E.E. BENITO MARTINELLI.            PROFª:  Teacher Christina.


LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 01 A 04: 

                                                SUPERHERO COMIC CONTEST
           Rizka is a 17- year-old high schooler from South Sulawesi, Indonesia, who loves coffee and bicycling. “ I’m a shy person but, please, do not hesitate to approach me,”she says. As she was inspired to keep drawing by someone, she hopes her drawing can inspire someone else too. “ I planned to create Cipta with a concept of fighting the silence with silence.”
           Rajwa, also know as Cipta, is a 15-year-old who can turn her drawings into real-life objects and control them to stop school violence. She gives her sketchbook to children who are afraid to speak up. In it, they can draw or write the object they want her to ceate and control. She draws and then spreads ‘sketch-birds’ across the community for children to write down their problems and send a message to her and whoever they would like.
          Accessed on Oct. 21,2019.

1-      De onde este texto foi retirado?
R: _________________________________________________________________

2-      Qual é o assunto geral do texto?
R: _________________________________________________________________


3-      Esta frase:  IF YOU DON’T KNOW HOW TO TALK YOUR PROBLEM, TRY TO DRAW IT. tem muito a ver com o assunto do texto.   Transcreva-a na sua língua materna.
R: _________________________________________________________________


4-      ESCREVA ou DESENHE ou faça COLAGENS  que defina uma pequena biografia sua contendo: Who are you;     your aspirations;     your dreams;     your expectations.

R: _________________________________________________________________
                   _________________________________________________________________
                   _________________________________________________________________



             

Educação Física

O PADRÃO DE BELEZA IMPOSTO PELA MÍDIA


Temos vivido a era dos direitos humanos, mas por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje. Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia.
Em uma sociedade democrática, as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de comunicação, os quais tem dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera uma auto rejeição terrível.

Após a leitura do texto responda:
Quais padrões de beleza a mídia impõe nos dias atuais?
Como isso interfere na vida especialmente das mulheres?

Como você  se sente ou como isso interfere em sua vida?

Sociologia

Acesse o link e responda às questões:

http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167

 A partir do que foi explanado no vídeo e no texto acima, responda às questões:

 1) Explicar as características que definem o fato social.
 2) Explicar o que Durkheim define como anomia.

 3) Definir solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

Filosofia

Caderno do Aluno - Filosofia - 2° Série do EM - Volume I

Situação de Aprendizagem II - Introdução à Ética

Pesquisa Individual pg 15 e 16;

Leitura e Análise do texto: Cinco jovens de classe alta agridem doméstica" pg 16


Exercícios de Fixação de Conteúdos pgs 17-18

Biologia

Atividades sobre Estrutura celular.
Disciplina: Biologia       Turma: 2ª séries do Ensino Médio      Prof. Rodrigo Batista
.

Ao estudar as células podemos notar que em seu interior existem pequenas estruturas as quais denominamos por organelas, que significa pequenos órgãos. Descreva a funcionalidade de cada organela presente nas células.
Mitocôndrias:
Lisossomos:
Núcleo:
Ribossomos:
Complexo golgiense:
Vacúolo:

Retículo endoplasmático liso e rugoso:

Química


Atividades sobre Poluição do Rio Tietê.
Disciplina: Química        Turma: 2ª séries do Ensino Médio      Prof. Rodrigo Batista  
Quantidade de aulas contempladas: 2 aulas – 27 a 30 de Abril de 2020.


A agonia do rio Tietê na cidade de São Paulo
O rio Tietê foi muito utilizado para a navegação e até mesmo para a prática de esportes náuticos, principalmente, na região metropolitana de São Paulo. A partir da década de 1950, com o crescimento populacional e industrial desordenado da cidade de São Paulo, passou a receber o esgoto doméstico e industrial, deixando suas águas poluídas e contaminadas. Isso permanece até os dias de hoje, uma agonia que não tem fim. (https://revistaadnormas.com.br/2019/01/15/a-agonia-do-rio-tiete-na-cidade-de-sao-paulo. Acessado em 28/04/2020)
Após a leitura do trecho acima, produza um texto apontando as causas e consequências da atual situação do rio tietê, assim como a tentativa de despoluição do rio e se há possibilidades de abastecer a cidade de São Paulo com a água do rio tietê.



Física


E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física

NOME: __________________________________________   N°  ____   ANO/SÉRIE:  2º E.M.
PROFESSOR: ______________________________________    DATA: ____  / ____  / 2020.



-Realizar as atividades das paginas 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51e 52 da apostila de Física .
-Interpretação de texto para responder questionario.
-Exercícios para calcular as conversões das escalas termométricas.

-Interprteção do experimento para responder questionario.


Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.

LÍNGUA PORTUGUESA




Atividades remotas de Língua Portuguesa
Professora: Alessandra Ferreira
2ª serie A/B do Ensino Médio
Revisão de conteúdo
Semana de 23 a 27 de março de 2020
5 aulas


 VEJA O VÍDEO ABAIXO (clique no link) e Faça as atividades propostas: 

link: https://www.youtube.com/watch?v=ea65K0B9TLk

Atividades: responda em seu caderno.

1) Explique as Cantigas de Amor.

2)Explique as Cantigas de Escárnio.
3) Explique as Cantigas de Maldizer.
4) Explique as Cantigas de Amigo.

O que é o
Trovadorismo?
O trovadorismo é tido como a primeira manifestação de um movimento literário da língua portuguesa.
A literatura trovadoresca nos apresenta  quatro cantigas:
CANTIGAS DE AMOR
– Nas cantigas de amor o eu lírico é sempre um homem.
– A dama está sempre em uma posição de superioridade em relação ao eu lírico, muitas vezes o motivo da coita amorosa. É uma paixão infeliz, o amor não é correspondido.
– São marcadas pelo convencionalismo, um amor cortês, no ambiente palaciano, alto escalão social.
– As cantigas de amor têm origem provençal (região no sul da França), portanto ainda carregam algumas influências da língua francesa.
“Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”
Afonso Fernandes

CANTIGAS DE AMIGO
– Trata-se da relação amorosa entre camponeses.
– O eu lírico é sempre uma mulher. Apesar de não serem compostas por uma mulher.
– A saudade é tida como um tema central nas cantigas de amigo (a mulher com saudade do homem que está ausente).
– Nas cantigas de amigo o amor não é impossível (é um amor real).
– Tem um ritmo mais marcado que as cantigas de amor.
Cantiga da amigo de D. Dinis

“Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?”

CANTIGAS DE ESCÁRNIO

– As críticas eram feitas de forma indireta.
– O escárnio é feito através de ironias e trocadilhos.
– Na maioria das vezes fazem críticas e zombam dos comportamento dos nobres, criticam e denunciam mulheres que não seguem as regras do amor cortês (convenções sociais do relacionamento).

CANTIGAS DE MALDIZER

– As cantigas de maldizer trazem as críticas de forma direta.
– Tem a intenção clara de difamar.
– Fazem uso de linguagem ofensiva e de palavras de baixo calão.
– Era comum que as cantigas de maldizer tivessem como alvo os relacionamentos amorosos de membros do clero e da nobreza.
Cantiga de maldizer- Afonso Eanes de Coton

Maria Mateu, daqui vou desertar.
De cona não achar o mal me vem.
Aquela que a tem não ma quer dar
e alguém que ma daria não a tem.
Maria Mateu, Maria Mateu,
tão desejosa sois de cona como eu!                                              


MATEMÁTICA

Professora  Edilene Teixeira 

2° Ano do Ensino Médio 
Caderno do Aluno: Tema 2
A Periodicidade e o Modelo da Circunferência Trigonométrica

I)  Atividade 1 da pg. 11;
II) Atividade 2, 3 e 4 da pg. 12;
III) Atividade 5, 6 e 7 da pg. 13 e 14;

ATIVIDADES DE REFORÇO:

IV) Converta os graus abaixo em radianos:
  a) 60°;
  b) 12°;
  c) 350°;

V) Converta os radianos abaixo em graus:
 a) 10/9 pi rad;
 b) 11/18 pi rad;
 c) 4/3 pi rad;



VI) Construa a circunferência trigonométrica com as medidas de cada quadrante em grau e radiano.



BIOLOGIA


Disciplina de Biologia – 2º Colegial A e B

Pesquisar: MITOCÔNDRIAS, LISOSSOMOS, RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO E RUGOSO. 




QUÍMICA

Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 2º Colegial A e B  / PROF. RODRIGO
Atividade 2 Caderno do aluno SP faz escola- página 32- Atividade 2.B
Pesquisar: ETAPAS DO TRATAMENTO DE ESGOTO




FÍSICA


E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
NOME: __________________________________________   N°  ____   ANO/SÉRIE:  2º E.M.
PROFESSOR: ______________________________________    DATA: ____  / ____  / 2019.


1- Aprendiz de Marinheiro -
Três termômetros de mercúrio são colocados num mesmo líquido e, atingido o equilíbrio térmico, o graduado na escala Celsius registra 45 ºC. Os termômetros graduados nas escalas Kelvin e Fahrenheit, respectivamente, devem registrar que valores?
a) 218 K e 113 ºF
b) 318 K e 113 ºF
c) 318 K e 223 ºF
d) 588 K e 313 ºF
e) 628 K e 423 ºF

2-Um termômetro digital, localizado em uma praça na Inglaterra, marca a temperatura de 10,4 ºF. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a
a) - 5 ºC
b) - 10 ºC
c) - 12 ºC
d) - 27 ºC
e) - 39 ºC

3-O calor é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:
a) temperaturas dos corpos serem iguais
b) temperatura dos corpos serem diferentes
c) os corpos estarem muito quentes
d) os corpos estarem muito frios
e) nda

4- No inverno, usamos roupas de lã baseados no fato de a lã: 


a) ser uma fonte de calor.
b) ser um bom absorvente de calor.
c) ser um bom condutor de calor.
d) impedir que o calor do corpo se propague para o meio exterior.
e) n.d.a




HISTÓRIA


E.E. Prof. BENITO MARTINELLI
ATIVIDADES DE HISTÓRIA PARA OS ALUNOS DOS 2º ano A/B do Ensino Médio (Período antecipado de recesso escolar)
1 = Pesquisa de História: (Roteiro)
=Tema = O Renascimento Cultural e Urbano da Era Moderna
= Pesquisar o que foi:
a)      O Movimento do Renascimento Cultural;
b)      Humanismo;
c)      Hedonismo;
d)      Antropocentrimo;
e)      Mecenas;
f)       Renascimento Científico:
g)      Leonardo Da Vinci – suas principais obras e invenções no início do período do Renascimento;
Obs.: sugestão de site para pesquisa: www.suapesquisa.com.br
= Também podem ser feito em livros didáticos do 2ºANO do Ensino Médio e uso do Dicionário.
= Pode, se possível, imprimir imagens e mapas da época;
= Deve ser escrito a caneta e no caderno de História para avaliação posterior.
SUGESTÃO DE FILMES SOBRE O TEMA DA PESQUISA:
a)      Romeu e Julieta
b)      Shakespeare Apaixonado
c)       A vida de Leonardo Da Vinci
d)      Hamlet




SOCIOLOGIA

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?





2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?




2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?

FILOSOFIA

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?





2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?

Sobre o racismo social, responda:


1) De que forma a pandemia do coronavírus, enfrentada atualmente, pode colaborar para manifestações de racismo e xenofobia contra chineses e demais estrangeiros que vivem no Brasil?





2) Como o racismo e a xenofobia podem ser enfrentados em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora?




EDUCAÇÃO FÍSICA


  • Pesquisar história e regras principais do Tênis.

CAPACIDADES FÏSICAS

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Muitas vezes, deficiências em algumas capacidade físicas  podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades para participar de certas manifestações da Cultura de Movimento.

É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais  flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível  de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como  vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.


As capacidades físicas podem ser assim definidas:

AGILIDADE: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção."
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada."
FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares."
RESISTÊNCIA: "Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga."
VELOCIDADE: "Capacidade de executar movimentos cíclicos na mais alta velocidade individual possível."
Equilíbrio: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.


Em um  Jogo de Tenis usamos todas essas capacidades físicas. Escreva qual momento do jogo usamos essas Capacidades Físicas.

ARTE


Atividades para os alunos das 1ªs séries A, B, C, D
Olá alunos,
Seguindo as orientações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, organizei as atividades para serem realizadas, por vocês, em casa.
Como o Estado ofereceu a todos o CADERNO DO ALUNO – 1º Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o material mais democrático e pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por aulas, assim, facilitando a sua compreensão e aprendizagem. O próprio material traz endereços que poderão ser acessados via internet.
Material: Caderno do Aluno do 1º Bimestre.
2 aulas - p. 79 - 81: Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 81 - 82: Ler e responder as questões.
2 aulas - p. 82 - 84: Ler e responder as questões.


Bons estudos e um grande abraço,

Professora Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras



INGLÊS


LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5

                  COME AND VISIT THE INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in 1998 in Cape Town, South Africa, as a monument to the Afrikaans language, the museum was officially inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the country. There are six rooms in the museum, each one dedicated to an aspect  of the language. The visitors can walk around the museum and see a lot of literature texts, poems and important folklore in this language. These texts show the influence of other languages on Afrikaans vocabulary: English, Portuguese, Dutch etc.  TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4 in the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.

1 -  Qual é o assunto tratado no texto?

      _______________________________________________________________________

2 -  Quando foi inaugurado o monumento citado no texto?
        
      _______________________________________________________________________
3 -  Quantas salas estão disponíveis para visitação nesse local?

       _______________________________________________________________________

4 -  No texto, as abreviações:  MON,  FRI e SAT, correspondem a quais dias da semana,  
       respectivamente, em português?

      _________________________________________________________________________

5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?





Nenhum comentário:

Postar um comentário