segunda-feira, 23 de março de 2020

3ª Ens. Médio



PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.

Fiquem em casa!
Equipe Gestora.

NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio

Língua Portuguesa



ATIVIDADES PARA 3 º ANOS (A e B)

1.      Pesquisar sobre Modernismo, identificar algumas das características da primeira geração desse movimento na literatura brasileira.
2.      Procurar um resumo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, leia na integra (se possível).
3.      Faça uma biografia do autor.

4.      Produza um texto dissertativo sobre “O mundo Moderno e as Mudanças Constantes”.


Matemática



Geografia

ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 3ª SÉRIE A e B -  ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/35u6oqC


História

via WhatsAPP

Arte

EE “ PROF. Benito Martinelli”
Profª Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras
Arte – 3ª série do Ensino Médio
Projeto: Mundo do Trabalho
TEXTO 1

Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

 por Adriana Nakamura em 15/02/17 
Atualizado em: 12/12/2019
A hora de escolher o que estudar envolve muitas tomadas de decisão, né? É preciso escolher a carreira, decidir a instituição em que vai estudar, se vamos fazer um curso presencial ou a distância, se o turno será o da manhã ou o da noite… e também, se é melhor optar por uma graduaçãotecnólogo ou curso técnico.

Uma das decisões que precisamos tomar antes de começarmos a estudar é se o curso que vamos fazer será de graduaçãograduação tecnológica ou um curso técnico. Mas você sabe quais as diferenças entre eles? Nós pesquisamos e vamos te contar agora! Preste atenção nos detalhes e faça a escolha certa para alcançar os seus objetivos! ;)
Basicamente, as principais diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de dois a três anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
Abaixo você pode conferir detalhadamente o que cada tipo de curso oferece. Vamos lá?
Graduação
O curso de graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Já falamos sobre as diferenças entre elas nesta matéria aqui da Revista QueroQual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?. Em ambas as modalidades, ao terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos de pós-graduação e MBA.
Os cursos de graduação têm, em média, duração de quatro a cinco anos e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são oferecidos em faculdades e universidades (veja aqui a diferença entre faculdade e universidade) em todo o Brasil.
São milhares de opções de cursos, como DireitoMedicinaEnfermagemAdministraçãoJornalismoPublicidade e PropagandaArquitetura e Urbanismo e muuuuitos outros, oferecidos nas modalidades Presencial e EaD. (Veja aqui a lista completa de cursos com bolsas de estudo na sua cidade.)
Para entrar em um curso de graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em algumas instituições.
Formas de ingresso na graduação
Onde fazer graduação?
  • Faculdades;
  • Universidades;
  • Centros Universitários;
  • Institutos Tecnológicos;
Veja abaixo uma lista com opções de faculdades que oferecem curso de graduação:

Tem desconto?
Existem formas de conseguir cursar a graduação com desconto, como estas:
  •  Quero Bolsa (bolsas de estudo sem processo seletivo);
  •  Prouni (bolsas de estudo para os melhores no Enem);
  •  Fies (financiamento para os melhores no Enem)
Graduação Tecnológica (Tecnólogo)
Assim como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.
Os cursos de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do mercado de trabalho e têm duração mais curta, de dois a três anos, e as opções de cursos abrangem as seguintes áreas: apoio escolar; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial; infraestrutura; ambiente e saúde; recursos naturais; militar; e segurança.
Assim como a graduação tradicional (bacharelado e licenciatura), a graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível superior restringem a participação a bacharéis e licenciados. Vale dar uma olhada antes de se inscrever, ok?
As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).
Para entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.
Formas de ingresso na graduação tecnológica
Onde fazer graduação tecnológica?
  • Faculdades;
  • Universidades;
  • Centros Universitários;
  • Centros Tecnológicos;
  • Institutos Tecnológicos.

Curso Técnico
Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Como mostramos acima, tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de faculdade (Ensino Superior). Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.
Os cursos técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio. Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos.
Por terem curta duração - de alguns meses a até 3 anos - podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área. 
Formas de ingresso em cursos técnicos
  • Análise de histórico escolar;
  •  Sisutec (para os melhores no Enem).
Onde fazer cursos técnicos?
Instituições como Senai e Senac são bastante tradicionais quando falamos em cursos técnicos, mas existem muitas outras escolas públicas e particulares que oferecem essa modalidade de ensino.
Sobre o autor

por Adriana Nakamura em 09/12/16
 
Questão:
1) Qual tipo de estudo ou qualificação pretende realizar a curto ou a médio prazo: Superior, Tecnológica ou Técnica, ou nenhuma das opções? Por que?


TEXTO 2
Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design
Por Guilherme Dearo
access_time24 fev 2017, 16h11 - Publicado em 26 set 2011, 18h13

O profissional de Artes e Design precisa ser uma pessoa criativa, curiosa, com facilidade de expressar sentimentos e emoções e de grande senso estético. Ele deve estar pronto para lidar com diversas ferramentas e modos de expressão, de pincéis e instrumentos musicais até programas de computador.
Talento e técnica contam muito, mas é preciso também dominar conceitos teóricos e ter conhecimento da realidade cultural na qual se trabalha, sempre com olhar crítico.
Conheça a seguir as carreiras de Artes e Design:
Arquitetura e Urbanismo
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.
Artes Cênicas
O profissional utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à criação de cenários, vestuário, iluminação e produção de peças.
Artes Plásticas
É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.
Música
O bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
Dança
O profissional monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um grupo, e também pode lecionar em escolas, faculdades, universidades e cursos livres. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco
Fotografia
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível imagens de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais.
Moda
O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas.
Desenho Industrial
O designer industrial pode atuar em duas áreas bem distintas: a de criação de objetos e a de design gráfico, ou programação visual. No primeiro caso, pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, máquinas ou equipamentos industriais. Em design gráfico, concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e sites para a internet.
Design de Interiores
O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.
O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens.Outras carreiras da área são Comunicação das Artes do Corpo, que trabalha com as técnicas usadas para entender o corpo como meio de comunicação entre o homem e a sociedade; Conservação e Restauro, que trabalha para reconhecer o valor histórico de uma construção ou objeto e garantir que ela se mantenha bem cuidada e íntegra, conservando suas características originais durante décadas ou séculos; e História da Arte, que trabalha com a análise e reflexão de arte e cultura e pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos

Texto 3

Como a arte pode alavancar sua carreira

Como se tornar mais criativo, observador e espontâneo? É nesta hora que a arte entra em cena
access_timePublicado em 7 ago 2012, 06h00
·         1. Expanda seus horizontes
São Paulo - Criatividade, capacidade de observação e de improviso são qualidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Profissionais com essas habilidades têm mais chance de sucesso na carreira. Mas como se tornar mais criativo e observador em um mundo em que a objetividade, a racionalidade e praticidade são imperativas? É nessa hora que a arte entra em cena. “As atividades artísticas são importantes para despertar lembranças, referências e trabalhar o autoconhecimento”, diz Sueli Garcia, professora da Universidade Belas Artes. Na opinião dela, as próprias empresas deveriam adotar essas atividades em seus sistemas de trabalho. “Seria uma forma também de diminuir o stress e tornar a atividade profissional mais prazerosa”, diz. Mas enquanto essa não é a realidade da maioria das companhias, escolha qual atividade ligada à arte pode contribuir mais com a sua vida e o seu momento profissional:
·         2. Teatro
É uma ótima opção para quem tem uma rotina de reuniões, apresentações de produtos e projetos. Aprender a “encantar com a palavra” é um dos principais aspectos tratados, diz Nany di Lima, professora do curso Teatro para Executivos da FAAP. “Isso é o que o ator sabe fazer”, diz. “Jogo de cintura” também é uma das qualidades que podem ser desenvolvidas com o teatro. As artes cênicas, na opinião dela, ajudam profissionais que se tornaram excessivamente práticos e racionais com o dia a dia corporativo. “Os alunos aprendem técnicas de improvisação e participam de jogos e dinâmicas que ativam todos os sentidos”, explica.
·         3. Desenho e pintura
  Não é preciso ter talento para o desenho para aproveitar os benefícios de um pincel e de uma tela em branco. “Desenhar, além de ativar a memória, estimula a criatividade”, diz o artista plástico e arte - educador Luis Castañón. Para ele, o “fazer artístico” não deve ser encarado como uma excentricidade e, sim, como uma necessidade básica e imprescindível.“Nos torna mais espontâneos e criativos em tudo o que fazemos”, diz Casteñón. “O contato com a arte liberta e nos obriga a pensar e, se isso não for suficiente para nos converter em cidadãos melhores, certamente fará de nós pessoas diferentes”, diz o especialista, que ministra cursos na Universidade Belas Artes. A própria observação de uma obra de arte já traz benefícios. “Ao apreciarmos um trabalho criativo, estamos também criando”.
·         4. Fotografia
“A prática fotográfica é um grande incentivo à criatividade”, diz o fotógrafo Nelson Paim, que ministra cursos e workshops nessa área. O desenvolvimento do olhar fotográfico permite uma observação mais criativa e crítica, diz ele. Os praticantes passam a ver o mundo com mais sensibilidade e atenção. Se o poder de planejamento é crucial para as empresas, a fotografia também pode ajudar neste aspecto. Isso porque, toda fotografia é planejada. “Em frações de segundo ou horas, o fotógrafo decide como mostrar uma situação”, diz. “Um bom fotógrafo observa a luz, faz o enquadramento obedecendo a uma composição esteticamente equilibrada e cria uma imagem que demonstra seu planejamento e sensibilidade. Um bom executivo, também”, diz Paim.

·         5. Música
  Quem pretende se aventurar no mundo da música vai desenvolver habilidades como lógica, concentração, disciplina e paciência, segundo Eric Luciano, fundador e diretor da escola de música Atelier de La Musique. Para ele, também se trata de uma boa ferramenta de combate da timidez ao estresse. “Muitos dos nossos alunos chegam até nós com o principal propósito de reduzir o estresse e a ansiedade causados pelo trabalho”, diz. No campo físico, a prática de um instrumento musical melhora a coordenação motora, precisão dos movimentos e postura corporal. Como as outras artes, a música também contribui para a criatividade, comunicação e percepção das emoções, explica Luciano. “Ouvir e estudar música pode abrir seus horizontes para novas sensações e novas culturas, e estimular o prazer nas tarefas do cotidiano”, diz.

Questão:
2)  Após ler os textos 2 e 3, responda:
a)   A criatividade é um dos requisitos específicos somente  aos profissionais ligados ao mundo da arte? Justifique.

b)  Um profissional ligado ao mundo artístico é menos profissional que os demais profissionais? Justifique.

Inglês
Educação Física


PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO

Toda atividade necessita de regras para sua organização e na atividade física não é diferente, ainda mais quando trabalhamos de forma direcionada e com metas pré-estabelecidas.

Para tanto, temos os princípios do treinamento, princípios esses que norteiam qualquer programa ou atividade física, desde uma simples caminhada ou corrida até um treino de futebol, por exemplo. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a atividade se torne proveitosa e saudável.

São cinco os princípios do treinamento, conforme veremos a seguir:

1º - Princípio da individualidade biológica:

É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.

2º - Princípio da sobrecarga crescente:

Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:

Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;

Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;

Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra.
Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.

3º - Princípio da especificidade:

É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.

4º - Princípio da continuidade:

Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial.

De forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o estabelecimento de um novo treinamento dependerá do nível em que você estava quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.

5º - Princípio da reversibilidade:

Este princípio complementa o anterior, possibilitando uma maior compreensão das consequências, da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas.
Atenção: Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.


ESCREVA QUAL PRINCÍPIO DO TREINAMENTO SE REFERE CADA ÍTEM

1.       DISTÂNCIA DE UMA CORRIDA ___________________________________________
2.       QUEDA DO RENDIMENTO EM EXERCÍCIOS DE FORÇA  POR  FALTA DE REGULARIDADE NOS TREINOS__________________________________________
3.       NÍVEL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO___________________________________
4.       SER DO SEXO FEMININO__________________________________________________




Sociologia

Acesse o link e responda as questões

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dominacao-para-max-weber.htm

Questões:
 Segundo MAX WEBER:
 1) O que é poder?
2) Qual a diferença entre poder e dominação?
3) EXPLIQUE os três tipos de dominação legítimas.

Filosofia

Caderno do Aluno - Filosofia - 3° Série do EM - Volume I

Situação de Aprendizagem II - Filosofia Como Atividade Reflexiva e Sua Importância Para o Exercício da Cidadania

Leitura e Análise do texto: Todos os homens são "filósofos" pg 24 e 25


Exercícios de Fixação de Conteúdos PG 23 e 25

Biologia


Atividades sobre Classificação biológica.
Disciplina: Biologia       Turma: 3ª séries do Ensino Médio      Prof. Rodrigo Batista

Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. Descreva cada grupo de classificação descrito abaixo.
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:

Espécie:

Química


Atividades sobre Qualidade do ar
Disciplina: Química        Turma: 3ª séries do Ensino Médio      Prof. Rodrigo Batista



A poluição atmosférica traz prejuízos não somente à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mas também acarretam maiores gastos do Estado, decorrentes do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares, além do uso de medicamentos, custos esses que poderiam ser evitados com a melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos. A poluição de ar pode também afetar ainda a qualidade dos materiais (corrosão), do solo e das águas (chuvas ácidas), além de afetar a visibilidade. (https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar. Acessado em 28/04/2020).
Após a leitura do trecho acima, produza um texto apontando as causas e consequências da poluição atmosférica tanto no meio ambiente como também para as pessoas e quais meios podem ser feitos para melhoria da qualidade do ar.




Física



E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física

NOME: __________________________________________   N°  ____   ANO/SÉRIE:  3º E.M.
PROFESSOR: ______________________________________    DATA: ____  / ____  / 2020.



-Fazer os exercícios das páginas 37,38,39,40,41 e 42 da apostila de Física.
-Interpretação de tabela ,para responder as questões.
-Calcular o consumo de energia elétrica em kWh,corrente elétrica,tensão,resistência e frequência da corrente alternada.

-Interpretar o funcionamento do circuito em série e paralelo.




Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.

LÍNGUA PORTUGUESA

Atividade para 3º Ano do Ensino Médio

·         Responda as questões abaixo (clique no Link para responder)
*Noticia retirada no dia 19/03/2020 às 9h00

1.       Qual é a origem do vírus?
2.       Onde surgiram os primeiros casos?
3.       O que é responsável pela transmissão?
4.       Onde estão as infecções?
5.       Onde ocorreu a primeira morte?
6.       Como ocorre a transmissão?
7.       Quais são os sintomas?
8.       É um vírus que vem pra ficar ou vai 'desaparecer'?
9.       Há vacina disponível?
10.   Qual é o status de transmissão entre países?



MATEMÁTICA






Professora Edilene Teixeira
3° Ano do Ensino Médio
Caderno do Aluno  - Tema 1
A Geometria e o Método das Coordenadas

I) Atividade 1 da pg. 7 e 8;
II) Atividade 3 da pg. 8 e 9;

Reforço e Exercícios:

III) Represente no plano cartesiano  os pontos:
a) A (-1, 4);
b) B ( 3, 3);
c) C (2, -5);
d) D (-2, 0);
e) E (-2, -2);
f) F ( 4, 1);
g)G (2, -3);
h)H (0, 1);
i) I (5, 0);

IV) Calcule a distância entre os dois pontos dados:
a) A (1,3) e B (9,9);
b) A (-3,1) e B (5,-14);

V) Determine o ponto médio:
a) A (1, 7) e B (11,3);
b) A (-2, 5) e B (-4, -1);

VI) Verifique se os ponto abaixo estão alinhados:
a) A (-2, 6), B (4, 8) e C (1, 7)

VII) Determine a equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1, -2) e B (5, 2).




BIOLOGIA



 Disciplina de Biologia – 3º Colegial A e B
Pesquisar.
Pesquisar sobre o tema: Critério de classificação, regras de nomenclatura e taxonomia.


QUÍMICA

Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 3º Colegial A e B / PROF. RODRIGO
Atividade 1 Caderno do aluno SP faz escola- página 32- Atividade 1.G e 1.H –

Atividade 1 Caderno do aluno SP faz escola – página 33 - Atividade 1I


FÍSICA




1-Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:
a) Receptores
b) Resistores
c) Fusíveis
d) Disjuntores
e) Geradores

2- Alguns dispositivos de segurança utilizados em circuitos elétricos possuem o intuito de interromper a passagem de grandes correntes elétricas que poderiam ser prejudiciais para o seu funcionamento. São dispositivos de segurança:
a) Pilhas
b) Resistor e varistor
c) Fusível e disjuntor
d) Interruptor
e) Amperímetro e voltímetro

3-Uma lâmpada incandescente de 60 W permanece ligada 8h por dia. O consumo de energia elétrica dessa lâmpada, ao final de um mês, é igual a:
a) 6,0 kWh
b) 14,4 kWh
c) 12,0 kWh
d) 480,0 kWh
e) 7,5 kWh.
4-Um chuveiro de 2400 W que funciona 4 h por dia durante 30 dias consome a energia elétrica, em quilowatt-hora, de:
a) 288 kWh
b) 320 kWh
c) 18 000 kWh
d) 288 000 kWh
e) 0,32 kWh



GEOGRAFIA



SOCIOLOGIA

Diante da pandemia do coronavírus, podemos dizer que todos somos cidadãos?
1)Podemos dizer que todas as categorias de cidadãos terão acesso ao mesmos atendimentos médicos ou, neste momento, o fato de poder pagar (ou não) um plano de saúde não influenciará no nosso tratamento?

2)Na atual conjuntura brasileira, podemos dizer que existem cidadãos de "primeira e segunda" classe?Pobreza e riqueza estão relacionados a diferentes acessos a serviços de saúde, educação, transporte, lazer, e condições de trabalho, por exemplo?


FILOSOFIA

Diante da pandemia do coronavírus, podemos dizer que todos somos cidadãos?
1)Podemos dizer que todas as categorias de cidadãos terão acesso ao mesmos atendimentos médicos ou, neste momento, o fato de poder pagar (ou não) um plano de saúde não influenciará no nosso tratamento?

2)Na atual conjuntura brasileira, podemos dizer que existem cidadãos de "primeira e segunda" classe?Pobreza e riqueza estão relacionados a diferentes acessos a serviços de saúde, educação, transporte, lazer, e condições de trabalho, por exemplo?

EDUCAÇÃO FÍSICA


ZONA ALVO DE TREINAMENTO

Para que a queima de gordura e o condicionamento cardiovascular sejam eficazes e os exercícios exerçam seus reais benefícios, é necessário controlar a freqüência cardíaca durante a atividade física. Através desse controle é possível estabelecer a Zona Alvo de Treinamento Individual (freqüência cardíaca mínima e máxima durante o treino).

Existe a possibilidade de medir os batimentos cardíacos manualmente: a medição da pulsação deve ser tomada com os dedos indicador e médio abaixo da orelha (qualquer lado) antes, durante e após os exercícios. Contando em 10 segundos e multiplicando-se em seguida por 6, obtem-se o resultado para 1 minuto.

A Zona Alvo de Treinamento Individual é delimitada pelos limites superior e inferior da freqüência cardíaca que você deverá manter durante o exercício. Essa faixa de intensidade é definida pela existência de um limite mínimo de intensidade, para o exercício ser eficaz, e de um limite máximo, para boa tolerância.  É fundamental, portanto, determinar a sua Zona Alvo de Treinamento.

Como Calcular a zona Alvo de Treinamento de forma simplificada


Calcular a Frequencia Cardíaca máxima que é igual a 220  menos a idade.

Em seguida calcular de 60% a 80% da Frequencia cardíaca Máxima

\
EXEMPLO:
A zona alvo de treinamento de uma pessoa  de 40 anos calcula-se assim:

(220-idade)X 0,80=máximo
(220-idade)X0,60= mínimo
Então:
180X0,80= 144bm máximo
180X0,60= 108bm mínimo
Agora faça a conta da sua zona alvo de treinamento.


·      Pesquisar os Princípios da Atividade Física. A introdução está na pg 113 do caderno do aluno.



















ARTE

Atividades para os alunos das 1ªs séries A, B, C, D
Olá alunos,
Seguindo as orientações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, organizei as atividades para serem realizadas, por vocês, em casa.
Como o Estado ofereceu a todos o CADERNO DO ALUNO – 1º Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o material mais democrático e pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por aulas, assim, facilitando a sua compreensão e aprendizagem. O próprio material traz endereços que poderão ser acessados via internet.

Material: Caderno do Aluno do 1º Bimestre.
2 aulas: p. 80 - 81- Atividades 1 e 2.
2 aulas: p: 82 - 83 - Atividades 3 e 4.
2 aulas: p: 84 - 85 - Atividades 5 e 6. 



Bons estudos e um grande abraço,
Professora Alaíde Emídio de Sousa Felgueiras


INGLÊS





LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5

                  COME AND VISIT THE INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in 1998 in Cape Town, South Africa, as a monument to the Afrikaans language, the museum was officially inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the country. There are six rooms in the museum, each one dedicated to an aspect  of the language. The visitors can walk around the museum and see a lot of literature texts, poems and important folklore in this language. These texts show the influence of other languages on Afrikaans vocabulary: English, Portuguese, Dutch etc.  TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4 in the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.

1 -  Qual é o assunto tratado no texto?

      __________________________________________________________________________

2 -  Quando foi inaugurado o monumento citado no texto?
        
      __________________________________________________________________________

3 -  Quantas salas estão disponíveis para visitação nesse local?

       __________________________________________________________________________

4 -  No texto, as abreviações:  MON,  FRI e SAT, correspondem a quais dias da semana,  
       respectivamente, em português?

      __________________________________________________________________________

5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?


HISTÓRIA

OBS: Fazer via Whatsapp como combinado com a Professora Eva Macedo.















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