PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 3ª SÉRIE A e B - ENSINO MÉDIO – LINK:
https://bit.ly/35u6oqC
História
via WhatsAPP
Arte
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Texto 3
Como a arte pode alavancar sua carreira
Inglês
Educação Física
Sociologia
Acesse o link e responda as questões
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dominacao-para-max-weber.htm
Questões:
Segundo MAX WEBER:
1) O que é poder?
2) Qual a diferença entre poder e dominação?
3) EXPLIQUE os três tipos de dominação legítimas.
Filosofia
Caderno do Aluno - Filosofia - 3° Série do EM - Volume I
Situação de Aprendizagem II - Filosofia Como Atividade Reflexiva e Sua Importância Para o Exercício da Cidadania
Leitura e Análise do texto: Todos os homens são "filósofos" pg 24 e 25
Exercícios de Fixação de Conteúdos PG 23 e 25
Biologia
Química
Física
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2)Na atual conjuntura brasileira, podemos dizer que existem cidadãos de "primeira e segunda" classe?Pobreza e riqueza estão relacionados a diferentes acessos a serviços de saúde, educação, transporte, lazer, e condições de trabalho, por exemplo?
Diante da pandemia do coronavírus, podemos dizer que todos somos cidadãos?
ARTE
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
ATIVIDADES
PARA 3 º ANOS (A e B)
1. Pesquisar
sobre Modernismo, identificar algumas das características da primeira geração
desse movimento na literatura brasileira.
2. Procurar
um resumo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, leia na integra (se possível).
3. Faça
uma biografia do autor.
4. Produza
um texto dissertativo sobre “O mundo Moderno e as Mudanças Constantes”.
Geografia
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História
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Arte
EE “ PROF.
Benito Martinelli”
Profª Alaíde
Emídio de Sousa Felgueiras
Arte – 3ª
série do Ensino Médio
Projeto: Mundo do Trabalho
TEXTO 1
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Atualizado
em: 12/12/2019
A hora de
escolher o que estudar envolve muitas tomadas de decisão, né? É preciso escolher a carreira, decidir a instituição em que vai estudar, se vamos fazer um curso
presencial ou a distância, se o
turno será o da manhã ou o da noite… e também, se é melhor optar por uma graduação, tecnólogo ou curso
técnico.
Uma das
decisões que precisamos tomar antes de começarmos a estudar é se o curso que
vamos fazer será de graduação, graduação
tecnológica ou
um curso técnico. Mas você sabe quais as diferenças entre eles? Nós
pesquisamos e vamos te contar agora! Preste atenção nos detalhes e faça a
escolha certa para alcançar os seus objetivos! ;)
Basicamente,
as principais diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico são com
relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração
média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento
teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de dois a
três anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de
trabalho. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos,
oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
Abaixo
você pode conferir detalhadamente o que cada tipo de curso oferece. Vamos lá?
Graduação
O curso
de graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado e
Licenciatura. Já falamos sobre as diferenças entre elas nesta matéria aqui
da Revista Quero: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?. Em ambas as modalidades, ao
terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou
de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos
de pós-graduação e MBA.
Os cursos
de graduação têm, em média, duração de quatro a cinco anos e
oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são
oferecidos em faculdades e universidades (veja aqui a diferença entre faculdade e
universidade) em todo
o Brasil.
São
milhares de opções de cursos, como Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo e muuuuitos outros, oferecidos nas
modalidades Presencial e EaD. (Veja aqui a
lista completa de cursos com bolsas de estudo na sua cidade.)
Para
entrar em um curso de graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então,
o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição
(vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) em
algumas instituições.
Formas de
ingresso na graduação
- Vestibular;
- Enem;
- Sisu (apenas instituições
públicas).
Onde
fazer graduação?
- Faculdades;
- Universidades;
- Centros
Universitários;
- Institutos
Tecnológicos;
Veja
abaixo uma lista com opções de faculdades que oferecem curso de graduação:
Tem
desconto?
Existem
formas de conseguir cursar a graduação com desconto, como estas:
- Quero Bolsa (bolsas de estudo sem
processo seletivo);
- Prouni (bolsas de estudo para os
melhores no Enem);
- Fies (financiamento para os
melhores no Enem)
Graduação
Tecnológica (Tecnólogo)
Assim
como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que
concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma
de faculdade, formando-se Tecnólogos.
Os cursos
de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do
mercado de trabalho e têm duração mais curta, de dois a três anos, e as opções
de cursos abrangem as seguintes áreas: apoio escolar; gestão e negócios;
hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design;
produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial;
infraestrutura; ambiente e saúde; recursos naturais; militar; e segurança.
Assim
como a graduação tradicional (bacharelado e licenciatura), a graduação
tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente,
pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível
superior restringem a participação a bacharéis e licenciados. Vale dar uma
olhada antes de se inscrever, ok?
Veja também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?
10 dicas de estudo para concurseiros
Servidor público: saiba quais são os pré-requisitos e benefícios da carreira
10 dicas de estudo para concurseiros
Servidor público: saiba quais são os pré-requisitos e benefícios da carreira
As
graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na
modalidade presencial quanto a distância (EaD).
Veja também: Quais são as diferenças entre cursos EaD e presenciais?
Qual a diferença entre diploma EaD e Presencial?
Qual a diferença entre diploma EaD e Presencial?
Para
entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o Ensino
Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da
instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.
Veja também: 7 tecnólogos com salários acima de R$5.000
6 cursos tecnólogos mais procurados
Veja os 13 cursos tecnólogos com nota máxima na última avaliação do MEC
6 cursos tecnólogos mais procurados
Veja os 13 cursos tecnólogos com nota máxima na última avaliação do MEC
Formas de
ingresso na graduação tecnológica
- Vestibular;
- Enem;
- Sisu (apenas instituições
públicas).
Onde
fazer graduação tecnológica?
- Faculdades;
- Universidades;
- Centros
Universitários;
- Centros
Tecnológicos;
- Institutos
Tecnológicos.
Curso
Técnico
Curso
técnico e
tecnólogo são coisas bem diferentes. Como mostramos acima, tecnólogo é o
profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de
faculdade (Ensino Superior). Já o curso técnico não é de Nível Superior
e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão
do curso técnico de Nível Médio.
Os cursos
técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino
Médio. Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e
geralmente são focados em aspectos práticos.
Por terem
curta duração - de alguns meses a até 3 anos - podem ser uma solução rápida
para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na
área.
Formas de
ingresso em cursos técnicos
- Análise
de histórico escolar;
- Sisutec (para
os melhores no Enem).
Onde
fazer cursos técnicos?
Instituições
como Senai e Senac são
bastante tradicionais quando falamos em cursos técnicos, mas existem muitas
outras escolas públicas e particulares que oferecem essa modalidade de ensino.
Questão:
1) Qual tipo de estudo ou
qualificação pretende realizar a curto ou a médio prazo: Superior, Tecnológica
ou Técnica, ou nenhuma das opções? Por que?
TEXTO
2
Conheça as 13 profissões da
área de Artes e Design
Por Guilherme Dearo
access_time24 fev 2017, 16h11 - Publicado em 26
set 2011, 18h13
O
profissional de Artes e Design precisa ser uma pessoa criativa, curiosa, com
facilidade de expressar sentimentos e emoções e de grande senso estético. Ele
deve estar pronto para lidar com diversas ferramentas e modos de expressão, de
pincéis e instrumentos musicais até programas de computador.
Talento e
técnica contam muito, mas é preciso também dominar conceitos teóricos e ter
conhecimento da realidade cultural na qual se trabalha, sempre com olhar
crítico.
Conheça a
seguir as carreiras de Artes e Design:
Arquitetura e Urbanismo
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.
Artes Cênicas
O profissional utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à criação de cenários, vestuário, iluminação e produção de peças.
O profissional utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à criação de cenários, vestuário, iluminação e produção de peças.
Artes Plásticas
É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.
É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.
Música
O bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
O bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
Dança
O profissional monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um grupo, e também pode lecionar em escolas, faculdades, universidades e cursos livres. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco
O profissional monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um grupo, e também pode lecionar em escolas, faculdades, universidades e cursos livres. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco
Fotografia
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível imagens de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais.
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível imagens de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais.
Moda
O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas.
O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas.
Desenho Industrial
O designer industrial pode atuar em duas áreas bem distintas: a de criação de objetos e a de design gráfico, ou programação visual. No primeiro caso, pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, máquinas ou equipamentos industriais. Em design gráfico, concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e sites para a internet.
O designer industrial pode atuar em duas áreas bem distintas: a de criação de objetos e a de design gráfico, ou programação visual. No primeiro caso, pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, máquinas ou equipamentos industriais. Em design gráfico, concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e sites para a internet.
Design de Interiores
O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.
O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.
O
designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos,
anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais,
comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a
leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma
página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta
embalagens.Outras carreiras da área são Comunicação
das Artes do Corpo, que trabalha com as técnicas usadas para entender o corpo como meio de
comunicação entre o homem e a sociedade; Conservação e Restauro, que trabalha para reconhecer o
valor histórico de uma construção ou objeto e garantir que ela se mantenha bem
cuidada e íntegra, conservando suas características originais durante décadas
ou séculos; e História da Arte, que trabalha com a análise e
reflexão de arte e cultura e pode atuar como crítico, gestor, consultor e
curador de exposições e eventos culturais e artísticos
Texto 3
Como a arte pode alavancar sua carreira
Como se tornar mais criativo, observador e espontâneo? É nesta hora que
a arte entra em cena
access_timePublicado em 7 ago 2012, 06h00
·
1.
Expanda seus horizontes
São Paulo
- Criatividade, capacidade de observação e de improviso são qualidades cada vez
mais valorizadas no mercado de trabalho. Profissionais com essas
habilidades têm mais chance de sucesso na carreira. Mas como se tornar mais
criativo e observador em um mundo em que a objetividade, a racionalidade e
praticidade são imperativas? É nessa hora que a arte entra em cena. “As atividades
artísticas são importantes para despertar lembranças, referências e trabalhar o
autoconhecimento”, diz Sueli Garcia, professora da Universidade Belas Artes. Na
opinião dela, as próprias empresas deveriam adotar essas atividades em seus
sistemas de trabalho. “Seria uma forma também de diminuir o stress e tornar a
atividade profissional mais prazerosa”, diz. Mas enquanto essa não é a
realidade da maioria das companhias, escolha qual atividade ligada à arte pode
contribuir mais com a sua vida e o seu momento profissional:
·
2.
Teatro
É uma
ótima opção para quem tem uma rotina de reuniões, apresentações de produtos e
projetos. Aprender a “encantar com a palavra” é um dos principais aspectos
tratados, diz Nany di Lima, professora do curso Teatro para Executivos da FAAP. “Isso é o que o ator sabe
fazer”, diz. “Jogo de cintura” também é uma das qualidades que podem ser
desenvolvidas com o teatro. As artes cênicas, na opinião dela, ajudam
profissionais que se tornaram excessivamente práticos e racionais com o dia a
dia corporativo. “Os alunos aprendem técnicas de improvisação e participam de
jogos e dinâmicas que ativam todos os sentidos”, explica.
·
3.
Desenho e pintura
Não é preciso ter talento para o desenho para aproveitar os benefícios de um
pincel e de uma tela em branco. “Desenhar, além de ativar a memória, estimula a
criatividade”, diz o artista plástico e arte - educador Luis Castañón. Para
ele, o “fazer artístico” não deve ser encarado como uma excentricidade e, sim,
como uma necessidade básica e imprescindível.“Nos torna mais espontâneos e
criativos em tudo o que fazemos”, diz Casteñón. “O contato com a arte liberta e
nos obriga a pensar e, se isso não for suficiente para nos converter em
cidadãos melhores, certamente fará de nós pessoas diferentes”, diz o
especialista, que ministra cursos na Universidade Belas
Artes. A própria observação de uma obra de arte já traz benefícios. “Ao
apreciarmos um trabalho criativo, estamos também criando”.
·
4.
Fotografia
“A
prática fotográfica é um grande incentivo à criatividade”, diz o fotógrafo
Nelson Paim, que ministra cursos e workshops nessa área. O
desenvolvimento do olhar fotográfico permite uma observação mais criativa e
crítica, diz ele. Os praticantes passam a ver o mundo com mais sensibilidade e
atenção. Se o poder de planejamento é crucial para as empresas, a fotografia
também pode ajudar neste aspecto. Isso porque, toda fotografia é planejada. “Em
frações de segundo ou horas, o fotógrafo decide como mostrar uma situação”,
diz. “Um bom fotógrafo observa a luz, faz o enquadramento obedecendo a uma
composição esteticamente equilibrada e cria uma imagem que demonstra seu
planejamento e sensibilidade. Um bom executivo, também”, diz Paim.
·
5.
Música
Quem pretende se aventurar no mundo da música vai desenvolver habilidades como lógica,
concentração, disciplina e paciência, segundo Eric Luciano, fundador e diretor
da escola de música Atelier
de La Musique. Para
ele, também se trata de uma boa ferramenta de combate da timidez ao estresse.
“Muitos dos nossos alunos chegam até nós com o principal propósito de reduzir o
estresse e a ansiedade causados pelo trabalho”, diz. No campo físico, a prática
de um instrumento musical melhora a coordenação motora, precisão dos movimentos
e postura corporal. Como as outras artes, a música também contribui para a
criatividade, comunicação e percepção das emoções, explica Luciano. “Ouvir e
estudar música pode abrir seus horizontes para novas sensações e novas
culturas, e estimular o prazer nas tarefas do cotidiano”, diz.
Questão:
2) Após ler os textos 2 e 3, responda:
a) A criatividade é um dos requisitos específicos
somente aos profissionais ligados ao
mundo da arte? Justifique.
b) Um profissional ligado ao mundo artístico é
menos profissional que os demais profissionais? Justifique.
Inglês
Educação Física
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO
Toda atividade necessita de regras
para sua organização e na atividade física não é diferente, ainda mais quando
trabalhamos de forma direcionada e com metas pré-estabelecidas.
Para tanto, temos os princípios do treinamento, princípios esses que norteiam qualquer programa ou atividade física, desde uma simples caminhada ou corrida até um treino de futebol, por exemplo. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a atividade se torne proveitosa e saudável.
São cinco os princípios do treinamento, conforme veremos a seguir:
1º - Princípio da individualidade biológica:
É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
2º - Princípio da sobrecarga crescente:
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:
Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;
Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;
Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra.
Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.
3º - Princípio da especificidade:
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
4º - Princípio da continuidade:
Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial.
De forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o estabelecimento de um novo treinamento dependerá do nível em que você estava quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.
5º - Princípio da reversibilidade:
Este princípio complementa o anterior, possibilitando uma maior compreensão das consequências, da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas.
Atenção: Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.
Para tanto, temos os princípios do treinamento, princípios esses que norteiam qualquer programa ou atividade física, desde uma simples caminhada ou corrida até um treino de futebol, por exemplo. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a atividade se torne proveitosa e saudável.
São cinco os princípios do treinamento, conforme veremos a seguir:
1º - Princípio da individualidade biológica:
É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
2º - Princípio da sobrecarga crescente:
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:
Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;
Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;
Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra.
Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.
3º - Princípio da especificidade:
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
4º - Princípio da continuidade:
Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial.
De forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o estabelecimento de um novo treinamento dependerá do nível em que você estava quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.
5º - Princípio da reversibilidade:
Este princípio complementa o anterior, possibilitando uma maior compreensão das consequências, da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas.
Atenção: Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.
ESCREVA QUAL PRINCÍPIO DO TREINAMENTO
SE REFERE CADA ÍTEM
1.
DISTÂNCIA DE
UMA CORRIDA ___________________________________________
2.
QUEDA DO
RENDIMENTO EM EXERCÍCIOS DE FORÇA POR FALTA DE REGULARIDADE NOS
TREINOS__________________________________________
3.
NÍVEL DE
CONDICIONAMENTO FÍSICO___________________________________
4.
SER DO SEXO
FEMININO__________________________________________________
Sociologia
Acesse o link e responda as questões
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dominacao-para-max-weber.htm
Questões:
Segundo MAX WEBER:
1) O que é poder?
2) Qual a diferença entre poder e dominação?
3) EXPLIQUE os três tipos de dominação legítimas.
Filosofia
Caderno do Aluno - Filosofia - 3° Série do EM - Volume I
Situação de Aprendizagem II - Filosofia Como Atividade Reflexiva e Sua Importância Para o Exercício da Cidadania
Leitura e Análise do texto: Todos os homens são "filósofos" pg 24 e 25
Exercícios de Fixação de Conteúdos PG 23 e 25
Biologia
Atividades sobre Classificação
biológica.
Disciplina: Biologia Turma:
3ª séries do Ensino Médio Prof. Rodrigo Batista
Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio.
A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um
dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um
sistema de categorias taxonômicas. Descreva cada grupo de classificação
descrito abaixo.
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécie:
Química
Atividades sobre Qualidade
do ar
Disciplina: Química Turma:
3ª séries do Ensino Médio Prof. Rodrigo Batista
A poluição atmosférica traz prejuízos não somente à saúde e à qualidade
de vida das pessoas, mas também acarretam maiores gastos do Estado, decorrentes
do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares, além do
uso de medicamentos, custos esses que poderiam ser evitados com a melhoria da
qualidade do ar dos centros urbanos. A poluição de ar pode também afetar ainda
a qualidade dos materiais (corrosão), do solo e das águas (chuvas ácidas), além
de afetar a visibilidade. (https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar. Acessado em 28/04/2020).
Após a leitura do trecho acima, produza um texto
apontando as causas e consequências da poluição atmosférica tanto no meio
ambiente como também para as pessoas e quais meios podem ser feitos para
melhoria da qualidade do ar.
Física
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
E.E. Profº Benito Martinelli
Exercícios de Física
NOME:
__________________________________________
N° ____ ANO/SÉRIE:
3º E.M.

PROFESSOR: ______________________________________ DATA: ____
/ ____ / 2020.
-Fazer os exercícios das páginas 37,38,39,40,41 e 42
da apostila de Física.
-Interpretação de tabela ,para responder as questões.
-Calcular o consumo de energia elétrica em
kWh,corrente elétrica,tensão,resistência e frequência da corrente alternada.
-Interpretar o funcionamento do circuito em série e
paralelo.
Atividades 1, 2 e 3: referentes ao período de 16/03 a 03/04.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade para 3º Ano do Ensino Médio
· Responda as questões abaixo (clique no Link para responder)
*Noticia
retirada no dia 19/03/2020 às 9h00
1. Qual
é a origem do vírus?
2. Onde
surgiram os primeiros casos?
3. O
que é responsável pela transmissão?
4. Onde
estão as infecções?
5. Onde
ocorreu a primeira morte?
6. Como
ocorre a transmissão?
7. Quais
são os sintomas?
8. É
um vírus que vem pra ficar ou vai 'desaparecer'?
9. Há
vacina disponível?
10. Qual
é o status de transmissão entre países?
MATEMÁTICA
Professora Edilene Teixeira
3° Ano do Ensino Médio
Caderno do Aluno - Tema 1
A Geometria e o Método das Coordenadas
I) Atividade 1 da pg. 7 e 8;
II) Atividade 3 da pg. 8 e 9;
Reforço e Exercícios:
III) Represente no plano cartesiano os pontos:
a) A (-1, 4);
b) B ( 3, 3);
c) C (2, -5);
d) D (-2, 0);
e) E (-2, -2);
f) F ( 4, 1);
g)G (2, -3);
h)H (0, 1);
i) I (5, 0);
IV) Calcule a distância entre os dois pontos dados:
a) A (1,3) e B (9,9);
b) A (-3,1) e B (5,-14);
V) Determine o ponto médio:
a) A (1, 7) e B (11,3);
b) A (-2, 5) e B (-4, -1);
VI) Verifique se os ponto abaixo estão alinhados:
a) A (-2, 6), B (4, 8) e C (1, 7)
VII) Determine a equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1, -2)
e B (5, 2).
BIOLOGIA
Disciplina
de Biologia – 3º Colegial A e B
Pesquisar.
Pesquisar
sobre o tema: Critério de
classificação, regras de nomenclatura e taxonomia.
QUÍMICA
Atividades para serem desenvolvidas em casa.
Disciplina de Química – 3º Colegial A e B /
PROF. RODRIGO
Atividade 1 Caderno do aluno
SP faz escola- página 32- Atividade 1.G e 1.H –
Atividade 1 Caderno do aluno SP faz
escola – página 33 - Atividade 1I
FÍSICA
1-Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios
condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser
classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos
podem ser considerados como:
a) Receptores
b) Resistores
c) Fusíveis
d) Disjuntores
e) Geradores
2- Alguns dispositivos de
segurança utilizados em circuitos elétricos possuem o intuito de interromper a
passagem de grandes correntes elétricas que poderiam ser prejudiciais para o
seu funcionamento. São dispositivos de segurança:
a) Pilhas
b) Resistor e varistor
c) Fusível e disjuntor
d) Interruptor
e) Amperímetro e voltímetro
3-Uma lâmpada incandescente de 60 W permanece ligada 8h
por dia. O consumo de energia elétrica dessa lâmpada, ao final de um mês, é
igual a:
a) 6,0 kWh
b) 14,4 kWh
c) 12,0 kWh
d) 480,0 kWh
e) 7,5 kWh.
4-Um chuveiro de 2400 W que funciona 4 h por dia durante
30 dias consome a energia elétrica, em quilowatt-hora, de:
a) 288 kWh
b) 320 kWh
c) 18 000 kWh
d) 288 000 kWh
e) 0,32 kWh
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
Diante da pandemia do
coronavírus, podemos dizer que todos somos cidadãos?
1)Podemos dizer que todas as
categorias de cidadãos terão acesso ao mesmos atendimentos médicos ou, neste
momento, o fato de poder pagar (ou não) um plano de saúde não influenciará no
nosso tratamento?
2)Na atual conjuntura brasileira, podemos dizer que existem cidadãos de "primeira e segunda" classe?Pobreza e riqueza estão relacionados a diferentes acessos a serviços de saúde, educação, transporte, lazer, e condições de trabalho, por exemplo?
FILOSOFIA
Diante da pandemia do coronavírus, podemos dizer que todos somos cidadãos?
1)Podemos dizer que todas as
categorias de cidadãos terão acesso ao mesmos atendimentos médicos ou, neste
momento, o fato de poder pagar (ou não) um plano de saúde não influenciará no
nosso tratamento?
2)Na atual conjuntura
brasileira, podemos dizer que existem cidadãos de "primeira e
segunda" classe?Pobreza e riqueza estão relacionados a diferentes acessos
a serviços de saúde, educação, transporte, lazer, e condições de trabalho, por
exemplo?
EDUCAÇÃO FÍSICA
ZONA ALVO DE TREINAMENTO
Para que a queima de gordura e o condicionamento cardiovascular sejam
eficazes e os exercícios exerçam seus reais benefícios, é necessário controlar
a freqüência cardíaca durante a atividade física. Através desse controle é
possível estabelecer a Zona Alvo de Treinamento Individual (freqüência cardíaca
mínima e máxima durante o treino).
Existe a possibilidade de medir os batimentos cardíacos manualmente: a
medição da pulsação deve ser tomada com os dedos indicador e médio abaixo da
orelha (qualquer lado) antes, durante e após os exercícios. Contando em 10
segundos e multiplicando-se em seguida por 6, obtem-se o resultado para 1
minuto.
A Zona Alvo de Treinamento Individual é delimitada pelos limites
superior e inferior da freqüência cardíaca que você deverá manter durante o
exercício. Essa faixa de intensidade é definida pela existência de um limite
mínimo de intensidade, para o exercício ser eficaz, e de um limite máximo, para
boa tolerância. É fundamental, portanto,
determinar a sua Zona Alvo de Treinamento.
Como
Calcular a zona Alvo de Treinamento de forma simplificada
Calcular a Frequencia Cardíaca máxima que é igual
a 220 menos a idade.
Em seguida calcular de 60% a 80% da Frequencia
cardíaca Máxima
\
EXEMPLO:
A zona alvo de treinamento de uma pessoa de 40 anos calcula-se assim:
(220-idade)X 0,80=máximo
(220-idade)X0,60= mínimo
Então:
180X0,80= 144bm máximo
180X0,60= 108bm mínimo
Agora faça a conta da sua zona alvo de treinamento.
· Pesquisar os Princípios da Atividade Física. A introdução está na pg 113 do caderno do aluno.
|
ARTE
Atividades para os alunos das 1ªs
séries A, B, C, D
Olá alunos,
Seguindo as orientações da
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, organizei as atividades para
serem realizadas, por vocês, em casa.
Como o Estado ofereceu a todos o
CADERNO DO ALUNO – 1º Bimestre, acredito que nesse primeiro momento é o
material mais democrático e pedagógico a ser utilizado por todos.
Eu apenas dividi os conteúdos por
aulas, assim, facilitando a sua compreensão e aprendizagem. O próprio material
traz endereços que poderão ser acessados via internet.
Material: Caderno do Aluno do 1º Bimestre.
2 aulas: p. 80 - 81- Atividades 1 e 2.
2 aulas: p: 82 - 83 - Atividades 3 e 4.
2 aulas: p: 84 - 85 - Atividades 5 e 6.
Bons estudos e um grande abraço,
Professora Alaíde Emídio de Sousa
Felgueiras
INGLÊS
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5
COME AND VISIT THE
INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in 1998 in Cape Town, South
Africa, as a monument to the Afrikaans language, the museum was officially
inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the country. There are six
rooms in the museum, each one dedicated to an aspect of the
language. The visitors can walk around the museum and see a lot of
literature texts, poems and important folklore in this language. These texts
show the influence of other languages on Afrikaans vocabulary: English,
Portuguese, Dutch etc. TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4 in
the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.
1 - Qual é o assunto tratado no texto?
__________________________________________________________________________
2 - Quando foi inaugurado o monumento citado no texto?
__________________________________________________________________________
3 - Quantas salas estão disponíveis para visitação nesse local?
__________________________________________________________________________
4 - No texto, as abreviações: MON, FRI e SAT,
correspondem a quais dias da semana,
respectivamente, em português?
__________________________________________________________________________
5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?
OBS: Fazer via Whatsapp como combinado
com a Professora Eva Macedo.
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