PREZADOS alunos (as): todas as atividades devem ser registradas em caderno e VALERÁ como atividade avaliativa, portanto, VALERÁ como nota do 1º BIMESTRE.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
Fiquem em casa!
Equipe Gestora.
NOVAS ATIVIDADES
27 de abril a 29 de maio
Língua Portuguesa
Atividade de Língua Portuguesa para os sétimos anos
Tempo: 6 horas/aula
Habilidades: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de
norma-padrão e o de preconceito linguístico.
Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em
situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
Realize as atividades com atenção:
Vamos recordar: (linguagem formal e informal)
A linguagem usada no dia-a-dia é a linguagem informal,
coloquial. É essa a linguagem das conversas, do bate-papo, ou quando
teclamos na internet ou escrevemos um bilhete para alguém.
A linguagem usada para escrever um pedido para o prefeito ou uma reclamação para uma autoridade, por exemplo, é a linguagem formal, que segue as regras da norma culta da língua.
A linguagem usada para escrever um pedido para o prefeito ou uma reclamação para uma autoridade, por exemplo, é a linguagem formal, que segue as regras da norma culta da língua.
RESPONDA EM SEU CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a
seguir:
a) Que
variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
b) Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem
fale dessa forma?
c) Esse
jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d) Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?
2. 2) Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
A LEI
PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?
Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito
enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo
Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por
ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte
do país.
A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que
Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela
Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.
(Disponível em:
http://www.msn.com)
|
a)
Que gênero textual é esse acima?
b)
Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?
c)
Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?
Geografia
ATIVIDADE REMOTA DE GEOGRAFIA 02 – 7º ANO A e B - ENSINO FUNDAMENTAL – LINK: https://bit.ly/3b1HTlU
História
Assista a este vídeo e realize as atividades
https://www.youtube.com/watch?v=1ifx7dzki9I&feature=youtu.be
Tema: Humanismo e Renascimento
Conceito: Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI. Iniciado em Florença por Francesco Petrarca, inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio.
Objetivo: Proporcionar uma nova visão sobre o ser humano, o mundo e a religião.
Leitura e Análise dos textos e imagens postas no vídeo;
Exercícios de Fixação
Ciências
1.Que famoso cientista eternizou a frase:
"Dê-me uma alavanca que moverei o mundo"?
( )Arquimedes
( )Newton
( )Albert
Einstein
( )Johans
Kepler
( )Robert Hooke
2.O que são Máquinas Simples?
( )São máquinas que realizam várias funções de
uma vez
( )São máquinas fáceis de serem montadas
( )São máquinas que modificam e transmitem a
ação de uma força para realizar algum movimento
( )É uma barra rígida que pode girar sobre um
ponto de apoio
( )São máquinas que possuem dispositivos
eletrônicos em sua composição
3.Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em
nosso dia a dia.
A) Roda
B) Alavancas
C) Roldanas
( ) Um
pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
( ) Um
estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
( ) Um
senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
Arte
Inglês
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 7º ANOS A/B – ENSINO
FUNDAMENTAL
ESCOLA: E.E. BENITO MARTINELLI PROFª: Teacher Christina
Read: (Leia): Singer
Rihanna Fenty was born on February 20, 1988, in St. Michael Parish on the
Caribbean island of Barbados. She is the eldest of three children born to
Monica Fenty, an accountant, and Ronald Fenty, a warehouse supervisor.
1) Rihanna is a: (Rihanna é uma):
A-
Doutora
B-
Professora
C-
Cantora
D-
Jogadora de futebol
2) A fonte de onde foi extraído o texto é:
A- Site
B- Revista
C- TV
D- Livro
Read: ( Leia): Hi,
my name is Peter. I am twelve years old. I´m from Albany city. My father is
Paul. My mother´s name is Caterine. I
have one sister. Her name is Sandra. Her nickname is San. I have a brother,
too. His name is Daniel.
3) Peter is: (Peter tem):
A- 13 anos
B- 12 anos
C- 14 anos
D- 15 anos
4) In this family there are _______ people: ( Nesta família há ______ pessoas.)
A- five
B- four
C- seven
D- six
Educação Física
- Caderno do aluno volume 1 Ed fisica pg 11 e 12
LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA 1: 16/03 a 20/03
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:______
NOME:__________________________________________________________________
Leia o texto abaixo com
muita atenção:
Embaixo
da ponte, sem número
Katia
Calsavara
O endereço
das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao
lado da ponte da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo. Acredite se quiser: o
buraco fica na própria estrutura do viaduto, como uma toca de tatu.
Lá não entra
luz do sol, e o chão é de terra batida. Luz elétrica, só à noite, quando os
postes da rua são acesos. “Mas é melhor que morar na favela. Sonho com uma casa
de verdade”, diz Juliana S., 12.
Dentro do
buraco, duas famílias dividem o espaço. De um lado da ponte, fica a família de
Juliana, com sete pessoas. Do outro lado, a de Daniel R., 11, que vive com a
mãe, os dois irmãos e mais cinco primos, que sempre ficam “hospedados” na
“casa”.
“Eu falo para
os meus amigos que moro neste buraco. Vou esconder por quê? Mas eles dão risada
de mim”, conta Jaqueline S., 9.
Rua é quintal
Espaço para tanta gente não há. As crianças
se amontoam para dormir em colchões espalhados pelo chão. Além das péssimas
condições de higiene, elas correm risco ao brincarem numa área tão próxima à
rua, onde os carros passam a mais de cem quilômetros por hora. O “quintal”
delas é um gramado da marginal Tietê.
Os
meninos engraxam sapatos para ajudar nas despesas, ou então vendem panos de
prato. “Tiro uns 30 reais às sextas-feiras. Engraxo lá no Bom Retiro”, conta
Rafael. Para tomar banho, eles precisam esquentar água, que buscam em um posto
perto da “casa”. “Eu tomo banho quando dá”, diz o garoto.
Segundo
pesquisa realizada pela Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), neste ano,
cerca de 1480 famílias (ou 5600 pessoas) moram embaixo de viadutos em São Paulo.
(Fonte: Jornal “Folha de São Paulo”, 27 de
out. 2001.).
Questões:
1. Qual é o assunto
tratado na notícia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. As duas famílias,
citadas na notícia, enfrentam diferentes problemas pelo fato de morarem em um
buraco, localizado embaixo de um viaduto. Marque a alternativa que não apresenta um problema
enfrentado por elas:
a) péssimas condições de
higiene.
b) inundação provocada pela água
da chuva.
c) risco de morte por
atropelamento.
d) falta de luz solar.
SEMANA 2: 23/03 a 27/03
3. Releia este trecho retirado da notícia:
“Eu falo para
os meus amigos que moro neste buraco. Vou esconder por quê? Mas
eles dão risada de mim”,
conta Jaqueline S., 9.”
A parte, acima sublinhada, no
depoimento de Jaqueline, revela que os amigos dela são:
a) solidários
b) amáveis
c) preconceituosos
d) piedosos
4. Na frase “Além
das péssimas condições de higiene, elas correm risco ao
brincarem numa área tão próxima à rua (...)”, a palavra destacada refere-se a
quem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Ao colocar na
notícia depoimentos das crianças que moram no buraco, debaixo de um viaduto em São Paulo , a repórter
utiliza determinado sinal de pontuação. Qual sinal é esse? Para que ele foi
empregado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEMANA 3: 30/03 a 03/04
Crônica: O dia em que a caça consolou o
caçador do Pacaembu
Dois alvinegros, Santos e Botafogo, faziam os grandes jogos dos anos 60. Pelé x Garrincha, fora outros gigantes dos dois timaços.
Num desses jogos, em São Paulo, os cariocas fizeram uma exibição inesquecível(...)Por que, sempre que se fazem referências aos jogos entre Botafogo e Santos daqueles tempos, só são lembradas as vitórias santistas, as goleadas de Pelé & Cia. Pois o Pacaembu estava lotado para ver mais uma.(...) O lateral-esquerdo Dalmo, do Santos, viveu uma tarde de terror. Garrincha pegava a bola e, andando, levava Dalmo até dentro da grande área, onde o zagueiro não podia fazer falta.
O Pacaembu não acreditava no que via: um ponta andar desde a intermediária até a área sem que o lateral tentasse tirar a bola, temeroso do drible desmoralizante. Até que Dalmo percebeu que tinha virado motivo de chacota dos torcedores, muitos dos quais nem santistas eram, mas que iam ao campo na certeza do espetáculo. E Dalmo resolveu bater antes de chegar à grande área. Bateu uma vez, Garrincha caiu, o árbitro marcou a falta e repreendeu o paulista. Bateu outra vez, Garrincha voltou ao chão, o árbitro marcou a falta e ameaçou Dalmo de expulsão, porque naquele tempo o cartão amarelo não existia. (...)
Eis que, como um acrobata, Garrincha levanta-se, afasta seus companheiros, bota o braço esquerdo no ombro de Dalmo e o acompanha até a descida da escada para o vestiário, que, então, ficava daquele lado.
Saíram conversando, como se Garrincha justificasse a atitude, entendesse que, para pará-lo, não havia mesmo outro jeito. O Botafogo ganhou de 3 a 0 e saiu aplaudido do estádio(...).
Dois alvinegros, Santos e Botafogo, faziam os grandes jogos dos anos 60. Pelé x Garrincha, fora outros gigantes dos dois timaços.
Num desses jogos, em São Paulo, os cariocas fizeram uma exibição inesquecível(...)Por que, sempre que se fazem referências aos jogos entre Botafogo e Santos daqueles tempos, só são lembradas as vitórias santistas, as goleadas de Pelé & Cia. Pois o Pacaembu estava lotado para ver mais uma.(...) O lateral-esquerdo Dalmo, do Santos, viveu uma tarde de terror. Garrincha pegava a bola e, andando, levava Dalmo até dentro da grande área, onde o zagueiro não podia fazer falta.
O Pacaembu não acreditava no que via: um ponta andar desde a intermediária até a área sem que o lateral tentasse tirar a bola, temeroso do drible desmoralizante. Até que Dalmo percebeu que tinha virado motivo de chacota dos torcedores, muitos dos quais nem santistas eram, mas que iam ao campo na certeza do espetáculo. E Dalmo resolveu bater antes de chegar à grande área. Bateu uma vez, Garrincha caiu, o árbitro marcou a falta e repreendeu o paulista. Bateu outra vez, Garrincha voltou ao chão, o árbitro marcou a falta e ameaçou Dalmo de expulsão, porque naquele tempo o cartão amarelo não existia. (...)
Eis que, como um acrobata, Garrincha levanta-se, afasta seus companheiros, bota o braço esquerdo no ombro de Dalmo e o acompanha até a descida da escada para o vestiário, que, então, ficava daquele lado.
Saíram conversando, como se Garrincha justificasse a atitude, entendesse que, para pará-lo, não havia mesmo outro jeito. O Botafogo ganhou de 3 a 0 e saiu aplaudido do estádio(...).
Crônica do
jornalista Juca Kfouri
http://blogdojuca.uol.com.br/2005/12/o-dia-em-que-a-caca-consolou-o-cacador-no-pacaembu/
O
texto que você leu é uma crônica. As principais características de uma crônica
são:
Marque (V) para
as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( )Narrar um relato da vida cotidiana.
( )Tem poucos personagens.
( ) A linguagem deve ser na norma culta.
( )Não pode ser publicada em um jornal.
Assinale a alternativa
que apresenta as letras na sequência correta:
a.V- V- F- F
b.F- F- F- V
c.V- V- F- V
d.F- V- F- F
|
MATEMÁTICA
ESTA ATIVIDADE É VALIDA PARA AS SEMANAS 1,2 e 3.
- Leia o Caderno do Aluno e Resolva os Exercícios.
CIÊNCIAS
SEMANA 1: 16/03 a 20/03
Antes de fazer as atividades abaixo, clique neste LINK e faça as atividades referentes ao 7º ano:
https://drive.google.com/open?id=1X1SsCz-v7R0zyWlmj4bqCs0BWkRdycqH
Ecossistemas
– Ciências 7ºano
Quando o assunto é Ecologia, frequentemente utilizamos a
palavra ecossistema. Apesar de fazer parte do nosso vocabulário,
muitas pessoas não compreendem o real significado desse termo.
Podemos definir ecossistema como um conjunto
de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio,
formando um sistema estável. Cada ecossistema é formado por várias populações
de espécies diferentes, constituindo, assim, uma comunidade.
A Floresta Amazônica com todos as suas plantas, animais,
clima, tipos de solo e rios forma um ecossistema. Um pequeno jardim, um aquário
e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais,
há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem.
Podemos dividir o ecossistema em dois
componentes básicos: os bióticos e os abióticos.
Os componentes bióticos de
um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos.
Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos
autotróficos e os heterotróficos. Os primeiros produzem seu próprio alimento
através de processos de fotossíntese e quimiossíntese, já os heterotróficos são
os consumidores e os decompositores.
Os componentes abióticos,
por sua vez, são aqueles fatores não vivos, como a luz, a temperatura, os
nutrientes, o solo e a água. Apesar de não darmos muita importância aos fatores
abióticos quando pensamos em um ecossistema, eles são fundamentais para a sobrevivência
dos organismos. Dentre esses componentes, podemos destacar a radiação solar,
que permite o processo de fotossíntese pelos seres fotossintetizantes. Além
disso, a água e a temperatura também exercem um importante papel na
sobrevivência de organismos.
Para facilitar a compreensão e o ensino, frequentemente
os ecossistemas são divididos em dois grupos: os aquáticos e os
terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas,
desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas
aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.
Curiosidade: Você
sabia que uma pequena gota de água pode ser um ecossistema? Se pensarmos que
nessa gota pode haver uma comunidade de micro-organismos que interage com o
meio em que estão, podemos afirmar que se trata de um pequeno ecossistema.
Bioma
Diferente do ecossistema, que é o resultado de várias
comunidades, o bioma é a união de vários ecossistemas
parecidos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), bioma é o "conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo
agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala
regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de
mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria".
Tipos de ecossistemas
Existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os
terrestres. Entre eles destacam-se:
• Florestas – São divididas em quatro partes: tropicais, temperadas, taiga e savanas. É considerado o maior ecossistema devido a sua grande biodiversidade. Geralmente, são caracterizadas pela grande quantidade de árvores de médio e grande porte, e pela chuva em abundância.
• Pradarias – Também chamadas de estepes, possui uma vegetação herbácea e não possui árvores em locais de clima temperado. Costuma passar por longos períodos de seca, facilitando as ocorrências de queimadas.
• Desertos – São áreas sem vegetação e com pouca frequência de chuva. Lá, é possível encontrar cactos, uma planta com capacidade de armazenar água. Entre os desertos mais conhecidos está o Saara, considerado o maior deserto do planeta, localizado na África.
• Tundas – Possui uma planície pantanosa com pouca diversidade de espécies e conhecida por possuir plantas anãs.
SEMANA 2: 23/03 a 27/03
Ecossistemas do Brasil
Os principais ecossistemas encontrados no Brasil são:
• Amazônia: é
considerado o maior ecossistema brasileiro, mas também é reconhecida
como a maior floresta do planeta, está localizado na região Norte do Brasil.
• Caatinga: está localizada na região Nordeste do Brasil. Possui uma vegetação que adapta-se às secas.
• Cerrado: é considerado o segundo maior dos biomas brasileiros em extensão. Abrange os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.
• Mata Atlântica: é o ecossistema mais ameaçado do Brasil, que correspondendo a 15% do território brasileiro.
• Mata dos Cocais: é representada por uma vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga. Compreende parte da região Nordeste.
• Pantanal: é conhecido por ter a maior planície inundável do mundo. Está localizado na região Centro-Oeste do Brasil.
• Mata de Araucárias: é também conhecida como Mata dos Pinhais. É uma vegetação brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da região Sul do país e em partes mais altas.
• Mangue: é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
• Pampa: tem como característica a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. Está localizada no estado do Rio Grande do Sul.
• Caatinga: está localizada na região Nordeste do Brasil. Possui uma vegetação que adapta-se às secas.
• Cerrado: é considerado o segundo maior dos biomas brasileiros em extensão. Abrange os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.
• Mata Atlântica: é o ecossistema mais ameaçado do Brasil, que correspondendo a 15% do território brasileiro.
• Mata dos Cocais: é representada por uma vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga. Compreende parte da região Nordeste.
• Pantanal: é conhecido por ter a maior planície inundável do mundo. Está localizado na região Centro-Oeste do Brasil.
• Mata de Araucárias: é também conhecida como Mata dos Pinhais. É uma vegetação brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da região Sul do país e em partes mais altas.
• Mangue: é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
• Pampa: tem como característica a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. Está localizada no estado do Rio Grande do Sul.
Curiosidades
• O maior ecossistema existente é a própria biosfera,
que corresponde a todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são
as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.
• Como menor ecossistema podemos considerar um pequeno
aquário, autossuficiente, que contenha plantas, peixes e algas. Vale destacar
ainda que uma única planta de uma floresta pode ser considerada um ecossistema,
pois engloba vários organismos que interagem com os fatores abióticos.
A Floresta Amazônica também pode ser denominada
equatorial, tropical, pluvial e hileia. Ocupa as áreas de clima equatorial, que
apresentam temperaturas altas o ano todo e elevados índices pluviométricos.
É uma floresta formada por espécies vegetais adaptadas a
elevada umidade (ombrófila), que apresentam folhas largas (latifoliadas) e que
não caem totalmente durante o ano (perenes).
Trata-se de uma formação vegetal densa ou fechada, com
árvores de grande porte, cujas copas se entrelaçam continuamente. Apresenta
enorme diversidade de espécies vegetais e animais, rica em lianas (cipós) e
epífitas (plantas que sobrevivem sobre outras plantas como orquídeas e
bromélias).
Costuma-se dividir a Floresta Amazônica em mata de igapó,
mata de várzea e mata de terra firme.
- A mata
de igapó é permanentemente alagada e ocupa uma pequena parcela da
floresta; na superfície das águas, destacam-se as folhas da vitória-régia.
- A mata
de várzea é periodicamente alagada e estende-se por 55 mil km2 da
Amazônia; a seringueira (Hevea brasiliensis) é típica dessa
formação vegetal.
- A mata
de terra firme ou caaetê ocupa a maior parcela da Floresta Amazônica
e não é alagada. Apresenta árvores de grande porte, com destaque para a
castanheira, maçaranduba, acapu, cedro, caucho e sumaúma. É cortada por
pequenos cursos d’água denominados igarapés, que são fundamentais para o
deslocamento dos povos que vivem na floresta.
SEMANA 3: 30/03 a 03/04
A formação vegetal original estendia-se do Rio Grande do
Norte ao Rio Grande do Sul, recobrindo principalmente os Mares
de Morros. Em alguns trechos ocupava extensas áreas dos planaltos
e chapadas da bacia do Paraná (500 km do litoral).
Por estender-se para a zona temperada sul (clima subtropical),
é denominada azonal, isto é, não ocupa uma zona específica ou definida.
Suas principais características são semelhantes às da
Floresta Amazônica.
É a formação vegetal típica dos planaltos e serras onde
predomina o clima subtropical úmido, na Região
Sul do Brasil. Na Região Sudeste (SP, RJ, MG e ES), o
fator determinante para a sua presença é a altitude (acima de 1 200 m), em
decorrência da menor latitude.
Seu nome é derivado da Araucaria
angustifolia (pinheiro). A vegetação com folhas em forma de agulha faz
com que ela seja classificada como floresta aciculifoliada. Dessa formação
vegetal, era extraída a erva-mate, que atualmente é cultivada, abaste- cendo as
famílias que têm o hábito de tomar chimarrão.
Está localizada entre a Caatinga a leste, a Floresta
Amazônica a oeste e o Cerrado ao sul. Estende-se por vários estados
nordestinos, com destaque para o Maranhão e o Piauí. Nela, predominam
palmáceas, em especial o babaçu e a carnaúba.
O lenho do babaçu é utilizado na construção de casas e as
folhas servem de cobertura. O leite do babaçu e o óleo prestam-se à
alimentação. De sua casca extrai-se o carvão. O óleo é também utilizado na
culinária e na composição de alguns biocombustíveis. É necessário destacar a
coleta do coco do babaçu, que é uma importante atividade de inclusão social das
“catadoras do coco-babaçu”.
A carnaúba, cujo apelido é “árvore da vida”, fornece a
cera que é extraída das folhas, a qual, após ser purificada, é utilizada como
impermeabilizante e na produção de velas, papel-carbono e cápsulas de
medicamentos.
Os Cerrados pertencem ao bioma da Savana e
são encontrados principalmente no Brasil Central.
Apresentam árvores de pequeno porte, espaçadas, com
troncos e ramos tortuosos, casca grossa, raízes profundas e um estrato
arbustivo herbáceo.
Durante o período seco (inverno), são frequentes, nesse
bioma, as queimadas e incêndios. Os solos, bastante ácidos, são profundos e
predominantemente arenosos .
Nos campos, predomina a vegetação herbácea contínua,
formada por gramíneas e entremeada por matas galerias. Ocupam principalmente a
região de relevo com topos arredondados (coxilhas) na porção meridional do Rio
Grande do Sul (pampa,
campanha gaúcha, estância).
Na Região Norte, os campos são denominados campos de
hileia ou campos inundáveis e são encontrados nos estados de Roraima, Amapá e
Pará (Ilha de Marajó).
A principal atividade econômica desenvolvida nos campos é
a pecuária extensiva.
São típicas do Sertão
nordestino. Formadas basicamente por espécies vegetais adaptadas a
longos períodos de estiagem (seca), conhecidas como plantas xerófilas. Em
geral, as plantas da Caatinga perdem suas folhas durante a seca para evitar a
perda de água. Outras armazenam água. São encontradas plantas arbóreas, mas
predominam as arbustivas e herbáceas.
O Pantanal é considerado a maior planície alagável do
mundo. São as cheias e as vazantes dos rios da região, como o Paraguai, São
Lourenço, Taquari entre outros, que conduzem a vida da região. É formado por um
mosaico de formações vegetais: matas, cerrados, campos, palmáceas, vegetação
flutuante (vitó- ria-régia) e xerófilas, daí a denominação Complexo do
Pantanal.
Ecossistemas costeiros
Estendem-se de maneira descontínua do litoral do Amapá,
onde são expressivos, até Santa Catarina.
Nos bosques de mangues, existem árvores de médio porte e
troncos finos, halófilos, ou seja, que se adaptam à grande quantidade de sal, ,
que se adaptam a ambientes úmidos. Apresentam raízes aéreas, como os
pneumatóforos (raízes respiratórias). A riqueza em matéria orgânica favorece a
procriação de peixes e crustáceos.
Por todo litoral brasileiro surgem cordões arenosos
cobertos por sedimentos marinhos, denominados restingas. Quando estão junto a
linha da praia, são recobertas por uma vegetação rasteira com um amplo sistema
de raízes. Após essa faixa há uma tendência de adensamento da vegetação,
aumentando a proliferação de bromélias, chegando a se formar uma floresta um
pouco menos exuberante do que a Mata Atlântica.
Atividade
1.
O
que é ecossistema?
2.
Como
podemos dividir o ecossistema?
3.
Quais
são os principais ecossistemas do Brasil? Descreva as características de cada
ecossistema
4.
Faça
a correspondência:
(A)Pradarias
(B)Desertos
(C)Florestas
( ) Áreas sem vegetação e com pouca frequência
de chuva.
( ) Possui uma planície pantanosa com pouca
diversidade de espécies.
( ) Considerado o maior ecossistema devido a sua
grande biodiversidade.
( ) Também chamadas de
estepes, possui uma vegetação herbácea.
HISTÓRIA
SEMANA 1: 16/03 a 20/03
O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média.
O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos.
Características do Feudalismo
Sociedade Feudal
A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental porque era composta por camadas sociais estanques.
Não existia mobilidade social, ou seja, passar de um estamento social para outro era praticamente impossível.
lustração da pirâmide social do feudalismo onde se mostra os três estamentos sociais
A sociedade feudal baseava-se na existência de três estamentos sociais – nobreza, clero e servos.
Nobreza
No topo da hierarquia social estava o rei, que concentrava pouco poder político, que era dividido entre ele e os senhores feudais.
A nobreza era proprietária de terras e também chamada de senhores feudais. Este exercia poder absoluto em seus domínios, aplicava as leis, concedia privilégios, administrava a justiça, declarava a guerra e fazia a paz.
Clero
A Igreja se tornou a mais poderosa instituição feudal, pois era proprietária de vastas extensões de terra.
Segundo ela, cada membro da sociedade tinha uma função a cumprir em sua passagem pela terra. A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero rezar e do servo devia trabalhar.
Servos
O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão. Os trabalhadores estavam presos a terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços.
Além dos servos, haviam outros trabalhadores como:
- os vilões, homens livres que moravam na vila, prestavam serviços ao senhor feudal e podiam trocar de propriedade;
- os escravos, em geral eram empregados no serviço doméstico e praticamente não tinham direitos;
- os ministeriais, ocupavam a administração da propriedade feudal e podiam ascender socialmente, chegando à condição membros da pequena nobreza.
As condições de vida nos domínios feudais eram rudes. Mesmo as camadas dos senhores não viviam luxuosamente.
A vida dos servos era miserável em todos os sentidos. Os servos e os senhores não sabiam ler nem escrever. O clero era a única classe social que tinha acesso ao estudo.
SEMANA 2: 23/03 a 27/03
Leia o trecho abaixo sobre o trabalho de um camponês durante a Idade Média.
Os tributos anuais pagos por um camponês francês chamado Guichard – que viveu na Borgonha (atual França), não longe das propriedades do bispo Mâcon – eram típicos desses acordos. A cada páscoa, ele dava ao cônego Étienne, seu senhor, um cordeiro; na estação do feno, devia-lhe seis peças de dinheiro. Quando chegava a época da colheita, Guichard era obrigado a dar uma medida generosa de aveia, bem como se reunir com outros camponeses para oferecer um banquete ao cônego. Na colheita da uva, Guichard pagava nova quantia em dinheiro, além dos três pães e um pouco de vinho. Estava livre de obrigações durante os magros meses de inverno até o início da quaresma, quando o senhor aguardava um capão. Na metade deste período de penitência, devia mais seis peças de dinheiro, e logo depois chegava o momento de sacrificar o cordeiro da páscoa e recomeçar todo o ciclo (...)
Campanhas sagradas: 1100-1200. Rio de Janeiro: Time Life/Cidade Cultural, 1990. p. 31. (retirado de VICENTINO, C.; DORIGO, G. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2006. 2ª Edição. p. 100.)
Agora analise as afirmativas abaixo.
I – Além dos assuntos religiosos, o clero também se dedicava à exploração do trabalho dos servos, em terras pertencentes à igreja.
II – As atividades econômicas de produção e pagamento de tributos pelos servos eram marcados no tempo tanto em relação às estações climáticas quanto às datas religiosas.
III – Os tributos pagos pelo servo ao seu senhor constituíam-se apenas de pagamento em espécies, não havendo pagamento monetário.
IV – Além do pagamento de tributos e serviços individuais, os servos eram obrigados a oferecerem coletivamente ao senhor alguns serviços e produtos.
Em relação às afirmativas acima é possível dizer que:
- todas estão incorretas.
- apenas I e II estão incorretas.
- nenhuma está incorreta.
- apenas a III está incorreta.
- apenas I, III e IV estão incorretas.
SEMANA 3: 30/03 a 03/04
Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:
- existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.
- atribuição do poder executivo à igreja.
- relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.
- absoluta descentralização administrativa.
SEMANA 1: 16/03 a 20/03
Situação de aprendizagem modalidade individual o atletismo:
Questões:
a) Quais os tipos de saltos no atletismo? e quais são os saltos. Escreva um texto;
b)Como surgiu o basquetebol?
c) quais são os jogos eletrônicos que você conhece?
SEMANA 2: 23/03 a 27/03
EDUCAÇÃO
FÍSICA
JOGOS
ELETRÔNICOS E JOGOS DE TABULEIRO
ATIVIDADE
1
Leitura, análise e interpretação.
Texto:
Revolução da informação tecnológica A revolução tecnológica da qual
participamos modificou a vida em sociedade e a interação entre as pessoas.
Levando em consideração essas transformações, o desafio é conviver com gerações
nascidas em diferentes décadas em um mesmo ambiente, uma vez que os interesses
muitas vezes se diferem. Pessoas que
nasceram antes de 1980, em sua maioria, preferem o físico ao digital, pois
cresceram em meios analógicos, onde a velocidade de informação não era
instantânea como atualmente. Indivíduos que se enquadram nessas características
são denominados imigrantes digitais. Já os identificados como nativos digitais
nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia, possuem facilidade
no manuseio desses itens e facilidade de compreensão de sistemas. Essa geração
se caracteriza, principalmente, por não necessitar tanto do uso de papel e
caneta nas tarefas, mas do computador e dispositivos móveis.
Autor: CÁCERES; CASTRO, 2019.
Jogos eletrônicos
Roteiro
para a pesquisa
1-Tipos;
2-Principais
características;
3-Regras;
4-Estratégias
de jogo.
Jogos de tabuleiro
1-Tipos;
2-
Principais características;
3-Evolução
dos jogos.
ATIVIDADE
2
Escolha
um jogo eletrônico e/ou um jogo de tabuleiro, pratique em casa com seus
familiares e relate sua experiência.
SEMANA 3: 30/03 a 03/04
LUTAS
Atividade
1 – O que sabemos sobre as Lutas brasileiras?
O Brasil possui algumas Lutas de origem
própria. Tente se lembrar de alguma Luta
que você já vivenciou ou que conheceu nos anos anteriores. O objetivo é
relembrar se você já assistiu, viu ou praticou alguma Luta brasileira na escola
ou fora dela. Responda as questões a seguir:
1.
Você conhece alguma Luta de origem brasileira?
2. Já praticou alguma Luta brasileira? Em caso de resposta afirmativa, qual? E em
que local?
3.
Quais são as principais características desta Luta?
ATIVIDADE
2
Leia
o texto com atenção
Capoeira
Angola e Capoeira Regional
A
capoeira angola é considerada capoeira "mãe" e tem como um dos
maiores nomes Mestre Pastinha, que ajudou a organizá-la. Era vista como coisa
de vadios, da classe menos favorecida. Seu jogo é "mandingado", com
movimentos lentos e rasteiros, mas que também podem ficar mais velozes. É
caracterizado por jogo mais pelo chão; ginga baixa; jogo mais na defesa; jogo
mais lento; corpos não se tocam; ginga mais dançada; ênfase no lúdico; maior
teatralidade. Sua bateria é composta por 3 berimbaus (Gunga, Médio e Viola),
pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque. Seu canto se inicia com uma ladainha,
louvação, e o jogo se inicia no corrido.
Já a capoeira regional foi criada por Manoel dos Reis Machado, citado
anteriormente como Mestre Bimba, que misturou a capoeira Angola com o batuque
(o qual seu pai era mestre), adaptou uns movimentos e deixou a Capoeira mais em
pé, rápida, "agressiva", com o jogo mais pelo alto, ginga alta, jogo
mais no ataque, jogo mais rápido, com corpos que se tocam, ginga menos dançada
e ênfase na competição. Sua bateria é composta por um berimbau (médio) e dois
pandeiros. Mestre Bimba criou sete toques no berimbau e um esquema de oito
sequências de ensino, chamadas de sequências do Mestre Bimba. No toque da
Capoeira Regional temos as quadras e corridos (músicas). Mestre Pastinha usava
as cores preta e amarela, que eram as cores do Esporte Clube Ipiranga, time do
seu coração; Mestre Bimba uniformizou seus alunos de branco. Mas nas senzalas
os negros vestiam calças e camisas de saco. Na capoeira Angola não existe
graduações, e na Capoeira Regional Mestre Bimba usavam-se algumas cores de
lenços para identificar os alunos dos formados.
Após
a leitura do texto, responda à questão abaixo:
·
Por meio da
prática dessa luta é possível assegurar aos praticantes respeito, tolerância,
equidade e justiça? Como? Justifique.
ARTE
- ATIVIDADE EQUIVALENTE ÀS 3 SEMANAS.
- Pesquisa sobre a Artista plástica Regina Silveira. Faça um trabalho (mínimo de 6 páginas) minucioso com capa, imagens, pois será apresentado em forma de seminário.
INGLÊS
SEMANA 1: 16/03 a 20/03
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTOÉS DE 1 A 5
COME AND VISIT THE INTERACTIVE MUSEUM OF AFRIKAANS LANGUAGE
Created in 1998 in Cape Town, South Africa, as a monument to the Afrikaans language, the museum was officially inaugurated in 2002, as the only one of its kind in the country. There are six rooms in the museum, each one dedicated to an aspect of the language. The visitors can walk around the museum and see a lot of literature texts, poems and important folklore in this language. These texts show the influence of other languages on Afrikaans vocabulary: English, Portuguese, Dutch etc. TIME: MON to FRI, from 9 in the morning to 4 in the afternoon- SAT, from 9 in the morning to 1 in the afternoon.
1 - Qual é o assunto tratado no texto?
2 - Quando foi inaugurado o monumento citado no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Quantas salas estão disponíveis para visitação nesse local?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - No texto, as abreviações: MON, FRI e SAT, correspondem a quais dias da semana,
respectivamente, em português?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Qual o horário de atendimento aos visitantes no sábado?
SEMANA 2: 23/03 a 27/03
NAME:______________________________________________________________ GRADE:_________________
COMPLETE THE
SENTENCES WITH SIMPLE PRESENT AND CHANGE THEM TO PORTUGUESE
(Complete as sentenças com presente simples e traduza
para o português)
|
MATCH THE COLUMNS – ( combine as colunas)
01
|
To play
|
( )
|
trabalhar
|
02
|
To clean
|
( )
|
amar
|
03
|
To call
|
( )
|
Morar, viver
|
04
|
To work
|
( )
|
conversar
|
05
|
To like
|
( )
|
Chamar, telefonar
|
06
|
To study
|
( )
|
escovar
|
07
|
To live
|
( )
|
lavar
|
08
|
To kiss
|
( )
|
olhar
|
09
|
To cook
|
( )
|
gostar
|
10
|
To talk
|
( )
|
abrir
|
11
|
To love
|
( )
|
beijar
|
12
|
To close
|
( )
|
fechar
|
13
|
To learn
|
( )
|
jogar
|
14
|
To brush
|
( )
|
responder
|
15
|
To wash
|
( )
|
cozinhar
|
16
|
To watch
|
( )
|
perguntar
|
17
|
To ask
|
( )
|
estudar
|
18
|
To look
|
( )
|
aprender
|
19
|
To open
|
( )
|
Assistir, observar
|
20
|
To answer
|
( )
|
limpar
|
SEMANA 3: 30/03 a 03/04
NAME:______________________________________________________________ GRADE:_________________
COMPLETE THE SENTENCES
WITH SIMPLE PRESENT AND CHANGE THEM TO PORTUGUESE
(Complete as sentenças com presente simples e traduza para
o português)
|
MATCH THE COLUMNS – (
combine as colunas)
01
|
To go
|
( )
|
ler
|
02
|
To drink
|
( )
|
Saber ,conhecer
|
03
|
To wear
|
( )
|
beber
|
04
|
To make
|
( )
|
ensinar
|
05
|
To eat
|
( )
|
Fazer(construir)
|
06
|
To read
|
( )
|
dirigir
|
07
|
To know
|
( )
|
dormir
|
08
|
To come
|
( )
|
Fazer
|
09
|
To buy
|
( )
|
falar
|
10
|
To have
|
( )
|
ter
|
11
|
To do
|
( )
|
Dizer, contar
|
12
|
To teach
|
( )
|
ver
|
13
|
To tell
|
( )
|
Partir, deixar
|
14
|
To sleep
|
( )
|
ir
|
15
|
To take
|
( )
|
escrever
|
16
|
To speak
|
( )
|
comer
|
17
|
To write
|
( )
|
comprar
|
18
|
To leave
|
( )
|
Levar, tomar
|
19
|
To drive
|
( )
|
vir
|
20
|
To see
|
( )
|
Vestir,usar
|
Bom dia queria tá sabendo se na matéria de português e preciso copiar as textos
ResponderExcluir